Pão-de-ló básico










Essa receita é super versátil, pois com ela  podemos criar rocamboles, enformados, taças etc. Podemos criar tudo aquilo a nossa criatividade permitir. Ou podemos, simplesmente, comer o pão-de-ló acompanhado de um café passado na hora. Delícia, não? E é por isso que eu quis dividir essa receita  com vocês, pois acredito que devemos ter em nossos caderninhos, uma BOA receita de pão-de-ló!













Pão-de-ló Básico





06 ovos (claras separadas das gemas)


1/2 xíc (chá) de açúcar peneirado


1/2 xíc (chá) de farinha de trigo peneirada


01 pitada de sal





Preparo





Bata as claras em neve.





Para as recém-casadas como eu, pergunto: como saber se está em ponto de neve? Teste com uma colher, pegando uma porção das claras batidas. Se a porção cair da colher, ainda não é o ponto certo. Bata mais um pouco e repita o teste. Se dessa vez a porção não cair da colher, é porque está no ponto certo. Mas, atenção: cuidado para não bater demais e passar do ponto, pois você não terá como corrigir. É preferível ir testando aos poucos do que ter que jogar as claras fora, certo?





Continuando, quando as claras estiverem no ponto certo, acrescente o açúcar aos pouco, batendo sempre. Junte as gemas e bata por mais 10 minutos (siga essa recomendação à risca, ok?). Desligue a batedeira e acrescente a farinha e o sal peneirados, misturando delicadamente com uma espátula.





Coloque a mistura em uma assadeira retangular (26,5 x 40 cm), untada com manteiga. Leve para assar em forno quente (200°C), pré-aquecido, por 25 minutos ou até dourar e soltar dos lados da assadeira.





Deixe esfriar e desenforme sobre uma superfície polvilhada com açúcar.





Dá uma olhada como ele fica todo aerado...




















Comentários

  1. É a base para muitos recheios e coberturas maravilhosas, porém, eu sempre gostei de comer puro com café, desse jeitinho

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Farinha de trigo com ou sem fermento?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Any Freire!
    A farinha de trigo é SEM fermento, pois os ovos é que dão volume à receita, ok?
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas