Torta de Palha Italiana






Sabe quando bate aquela vontade de comer chocolate? (em mim isso é constante, para não dizer diário...rsrs) Foi aí que pensei nessa torta! Eu tinha comprado a bolacha para uma outra receita, mas acabei usando nessa e não me arrependi.


A primeira vez que comi Palha Italiana, foi quando eu morava em Santos. Uma amiga minha, a Evelaine preparou uma receita para a gente em uma das nossas reuniões de trabalhos escolares, só que ela chamava de "bis". Isso foi nos anos 90 e alguma coisa... que saudades!


Bom, continuando, toda vez que faço essa receita eu me lembro dela, não tem como! Agora que faço parte da blogsfera, percebi que as pessoas chamam esse doce de palha italiana. Palha Italiana, Bis, Brigadeiro com Biscoito, não importa. O que importa é que fica bom e é super fácil de preparar. Essa receita é ótima para dias chuvosos, dias de solidão, ajuda a combater a TPM...rsrs... Ah! E para as recém-casadas serve como sobremesa-carta-na-manga, pois ela fica super bonita, é fácil e rápida de preparar...


Então, já lhe dei algumas desculpas para prepará-la, ok? Vamos lá então...








Torta de Palha Italiana



02 latas de leite condensado

08 colh (sopa) de chocolate em pó

02 colh (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

01 pacote de bolacha maisena picado em pedaços não muito pequenos (o ideal é que os pedaços fiquem bem aparentes, assim a torta ficará bem irregular)



Preparo

Em uma panela média, coloque o leite condensado e o chocolate em pó e misture bem. Adicione a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a desgrudar da panela, é o momento de desligar o fogo. Despeje as bolachas picadas nessa mistura e faça com que o chocolate envolva bem as bolachas, misturando-os bem. Coloque todo o conteúdo da panela em uma forma de fundo removível (a que usei era tamanho 22 e a torta ficou baixa), untada com manteiga e espere esfriar. Leve à geladeira por algumas horas e desenforme. Sirva a torta gelada, que é muito mais gostoso!





Um ótimo começo de feriado à todos!!!





(Aqui será feriado duplo: hoje e amanhã (padroeira)...que chato..rsrsrs)



Beijocas,

Cintya Maria

Comentários

  1. Ai... que maravilha! Brigadeiro e bolacha, perfeito! :)

    ResponderExcluir
  2. HUMMMMMMMMMMM!SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL,HUMMMMMMMMMMM!
    ADOREI!

    BEIJINHOS.......

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que dilícia!! Chame como chamar, é tudo de bom. Ficou lindo em formato de torta, gostei da sugestão. Chocolate pra mim é o botão do pânico...mas atualmente anda emperrado, estou tentando não ligá-lo muito....rsrsr
    Beijocas e bom feriado duplo (roendo o cotovelo de inveja...rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Está tentadora essa torta, eu já comi palha italiana, mas assim versão torta, nunca, achei uma ótima sugestão. Gostei da receita, deliciosa deve ter ficado, como chocólatra assumida que sou, confesso me deu água na boca rsrs... Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Apetece comer agora mesmo, parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá vi o link da receita no blog meu canto na cozinha e não resisti vim te conhecer e a sua cozinha. Palha italiana é tudo de bom.
    Bjo.
    Fê Dayrell

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Vi seu blog no da Sandra e vim aqui conhecer.
    Gostei muito e já estou lhe seguindo.
    Gostei da ideia da torta de palha italiana.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Olá Cintya, adorei passear por aqui e já estou te seguindo e fazendo o link para não perder as novidades.
    Vou aproveitar que minha internet melhorou e estou podendo visitar às amigas.

    Como disse a Josy, eu conheci palha italiana mas não em formato de torta, adoooorei e fiquei cheia de vontade de experimentar....hummmm....deve ser bom demais.

    Quando puder venha tomar um cafezinho com a Vovó, tá?

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. OI Cintya, obrigado pelo carinho e pela lembrança do nosso tempo de reuniões e bagunça. Que saudades da nossa infância... essa molecada hoje não sabe o que era isso, reuniões de trabalho em casa com direito a lanche.

    Beijos

    Te adoro sempre.

    Evelaine Grace

    ResponderExcluir
  10. Tomei conhecimento desta torta de palha hoje! E eu amo palha italiana e nem sabia da existência de uma torta assim. Fui num almoço familiar anteontem e tive que ir embora mais cedo com uma tia, porém minha mãe ficou e disse que uma prima dela havia feito de sobremesa esta torta! SFiquei chateado por não experimentar a receita... Saí tão correndo que não deu tempo de experimentar essa delícia! Engraçado que eu também tomei conhecimento da palha italiana na minnha época de escola, lá nos anos de 94 ou 95... Havia um trabalho sobre a alimentação de nossos antepassados, e a história sobre a invenção da palha era muito curiosa, da qual nem me lembro mais. Me parece que foi uma criação feita por escravos, ou algo parecido... Havia comido na escola apenas um pequeno pedaço da palha que a menina que havia apresentando o trabalho me deu e havia adorado, porém insisti muito para que ela me dasse mais um pedaço daquele doce gostoso e a antipática não quis me dar. Anos depois, isso lá pelos anos de 2004 voltei a experimentar novamente o doce, através de uma doceira que fazia aqui perto da minha casa e novamente pude me deliciar com esse doce divino! Essa doceira fazia ela comum e glaçada. Sempre comprava somente da glaçada, era maravilhosa, de comer rezando uns 20 terços! Essa torta parece ser gostosa, minha mãe fará para eu experimentar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas