Brioche Fácil de Mandioquinha









Olá pessoal!


Como o final-de-ano é corrido, não?


Há um desespero coletivo pairando no ar. As pessoas correm tanto e eu acho que nem sabem o porquê disso tudo. Vão no "embalo da valsa", como se diz por aqui... Sinceramente não entendo!


E ainda bem que não sou só eu que penso assim. Dias desses, que eu estava sem postar, numa das minhas conversas virtuais com outras blogueiras, comentamos sobre isso e desde então tenho pensado no assunto...


...


Onde queremos chegar com tanta pressa? Será que queremos nos livrar dos acontecimentos que talvez não tenham dado certo em  2011? Pura bobagem! Os erros são essenciais para a aprendizagem, crescimento e aperfeiçoamento.


Mas, a ansiedade das pessoas é tanta que elas se esquecem de viver o hoje com qualidade. Esquecem que as atitudes e as ações de hoje refletem no amanhã e que, se o hoje não for bem vivido, o amanhã será o resultado dele. E depois só nos restará lamentar. Lamentar sobre o que nós mesmos fizemos ou deixamos de fazer pensando no Futuro. Um futuro que não sabemos se chegará! Não, não estou pessimista. Só sinto muita pena daqueles que deixam de aproveitar o hoje pensando no amanhã.


E o que eu quero para esse fim de ano é tentar viver bem cada dia, e se eu não conseguir, ao menos estarei feliz por ter tentado. Não quero me livrar de nada! Esse ano tem sido tão bom quanto os outros, pois estou aqui, entre aqueles que eu amo, dividindo momentos de alegria e tristeza, crescendo e aprendendo.





E o que eu desejo para todos, nesse feriado prolongado e nesse final de ano é que vivamos intensamente cada instante. E que consigamos descobrir o valor de cada gesto, de cada palavra, de cada segundo bem vivido, saboreando assim a beleza da vida.





Deixo-lhes aqui, uma receita para ser saboreada e apreciada HOJE, pois amanhã a vontade mudará...












Brioche de Mandioquinha





01 xíc. (chá) de óleo


04 ovos


300g de mandioquinha cozida


03 tabletes de fermento para pão


800g de farinha de trigo


01 xíc. (chá) de açúcar


01 gema para pincelar





Preparo





No liquidificador, bata o óleo, os ovos e a mandioquinha cozida. Acrescente o fermento esfarelado e bata novamente para agregar bem os ingredientes. Reserve.


Enquanto isso, em uma tigela coloque uma parte da farinha e reserve o restante. Adicione o açúcar e a mistura do liquidificador, Mexa bem com o auxílio de um garfo. Se necessário, acrescente o restante da farinha reservada. Sove sobre uma superfície enfarinhada.


Modele os brioches fazendo bolinhas na palma da mão.





Com o indicador "fure" essa bolinha no centro.


















Modele uma bolinha menor e coloque-a sobre o furo feito com o dedo. Coloque os brioches em forminhas untadas e polvilhadas.













 Pincele-os com a gema de ovo. Leve os brioches ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados.

Se você não tiver forminhas pequenas (eu usei as de empada grande), você pode fazer bolinhas de +/- 50 gramas cada e colocar numa forma de bolo inglês. Vai ficar lindo também! Olha só:









Comentários

  1. QUE COISA MAIS LINDA E DELICIOSA A MASSA É MARAVILHOSA!

    BEIJÃO........

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiiiii que coisa gostosa... hoje vou ás compras e ja vou trazer mandioca para cozer, esse pao de brioche eu vou ter de experimentar!!! Nota 1000

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Muito bonitas e perfeitinhas, sem esquecer que devem ser bem deliciosas!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga,

    Você está coberta de razão!

    Eu tbm não sei pra que tanta correria, aonde a gente pensa que vai chegar assim? em algum lugar onde as coisas serão diferentes? que bobagem! Lá tbm é tudo igual...rsss

    Vamos mesmo, aproveitar o HOJE, o AGORA, sou da mesma opinião!

    Falando nisso, seus brioches estão mesmo uma perfeição! Delicados, fofinhos, bem apresentados, te dou meus parabéns!

    Abraço pra voce

    ResponderExcluir
  5. Cintya,

    Concordo com você: para que tanta pressa?! Para que essa euforia toda de final de ano?
    Te confesso que não curto, não. Para ser bem sincera, acho um saco tudo isso.

    Por outro lado, a vida nos dá brioches..hahahahha. Ficaram lindos, lindos os seus. Parabéns!

    Um beijinho carinhoso,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  6. Cintya, primeiro suas palavras: concordo 100%. Hoje assisti a um filme, muito lindo e me fez refletir muito. Realmente o ser humano tem um stress contagiante e se vc não se der conta entra na mesma loucura, no mesmo giro.
    Esse brioche ficou incrível, vou levar a receita, minha querida.
    Vamos ver se nosso meeting sai mesmo, né?
    beijocas

    ResponderExcluir
  7. Cynthia, confesso que tb não gosto dessa correria de final de ano, o q demanda uma super programação para enfrentar o caos que todos correm as lojas, aos mercados,enfim... vamos viver o hoje !:) mas confesso que às vezes tenho que me " domar" pela ansiedade..rs mas voltando aos brioches, ficaram lindos! Parecem super fofinhos e saborosos! Nunca fiz de mandioquinha , mas fiquei curiosa! ;) beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  8. Oi Ci
    Embora eu estivesse correndo, parei para ler o seu post. É verdade, a gente corre nem sei porque. Principalmente no fim do ano. Parece que a pressa reflete a vontade de viver em um mês tudo o que a gente não viveu durante os outros. Vai entender. Amei a receita, fiz uma dessas também há um tempinho. Deu uma turbinada colocando na massa lascas fininhas de queijo provolone. Agora o brioche maior... parece de confeitaria. Parabéns!
    Beijocas e boa semana na tranquilidade...
    Fabiola

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu blog, estou fazendo pães caseiro para vender e tirei muitas idéias daqui. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Oi Valdemir!!!

    Que honra poder ter colaborado, mesmo que indiretamente, com as minhas receitas! Fico muito contente em saber e agradeço demais o seu retorno! Boa sorte e muito sucesso pra vc! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas