13/02/2011

Cupcake de Chocolate com cobertura de chocolate

Foto tirada do celular =(
Há alguns dias, comprei um livro sobre cupcakes,  pois sou apaixonada por eles! E nesta semana, o livro finalmente chegou! É simplesmente maravilhoso e dá muitas dicas aos principiantes (como eu, por exemplo) sobre a arte de criar esses 'bolinhos de xícara' ou fairy cakes, nome como eram chamados na Inglaterra. Nesse livro, existem muitas explicações, desde os utensílios e ferramentas necessários para fazer os cupcakes até dicas de decoração, tudo muito detalhado e exemplificado através de fotos lindíssimas! Aliás, os cupcakes são sobremesas muito fofas, não é mesmo?
Claro que, depois disso, precisei testar uma receita. E, como sou chocólatra, escolhi um Cupcake de Chocolate, com cobertura de chocolate! Muuuuiiito chocolate! (minha alergia que se cuide!...rs)
Depois de pronto, a receita da massa foi aprovada (pelo maridão e por mim), pois o cupcake ficou muito macio. A cobertura é irresistível, também pudera, com chocolate derretido não poderia ficar ruim, não é mesmo? E vamos à receita!

Cupcake de Chocolate com cobertura de creme de chocolate
 (receita do livro Cupcakes / Larousse)

90 g de chocolate em pó peneirado
480 ml de água fervente
330 g de farinha de trigo peneirada
200 g de manteiga (ou margarina) sem sal amolecida
450 g de açúcar
2 colh (chá) de bicarbonato de sódio
2 colh (chá) de essência de baunilha
1 colh (chá) de fermento em pó
4 ovos
1 pitada de sal

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em uma vasilha, misture o chocolate em pó peneirado com a água fervente mexendo bem até perceber que o chocolate dissolveu completamente. Deixe esfriar e reserve.
Peneire a farinha de trigo com o bicarbonato, o sal e o fermento. Reserve.
Coloque a manteiga, o açúcar, os ovos, a essência de baunilha em uma batedeira e bata em velocidade alta por 5 minutos. Abaixe a velocidade e acrescente aos poucos a mistura de farinha, alternadamente, com a mistura de chocolate em pó, começando e terminando com a farinha. Divida a massa nas forminhas de papel e leve ao forno por 30 minutos ou até que a massa esteja assada. (faça o teste do palito).

Importante: Lembre-se de preencher as forminhas com a massa, deixando um espaço de mais ou menos 1 cm da borda para que quando ela comece assar, não transborde! (Em alguns livros eles dizem para preencher apenas 3/4 da forminha...)

Cobertura: Creme de chocolate 
(uso: cobertura ou recheio)

200 g de chocolate meio-amargo derretido
125 g de gordura vegetal hidrogenada
200 g de leite condensado
30 g de chocolate em pó
confeitos para decorar

Preparo:
Bata a gordura vegetal hidrogenada com o leite condensado na batedeira, até formar um creme liso. Acrescente o chocolate derretido e o chocolate e o chocolate em pó, batendo sempre até que fique homogêneo, mas não bata demais. Leve à geladeira por 10 minutos antes de utilizar. Para decorar, use uma espátula para espalhar a cobertura, ou se preferir, use o bico de confeiteiro com o bico pitanga. Espalhe os confeitos por cima e seu cupcake está pronto! Bom apetite!!!

Dica: caso queira fazer um creme de chocolate branco, apenas substitua o chocolate meio-amargo por chocolate branco meio-amargo e leite me pó no lugar do chocolate em pó.

06/02/2011

Penne ao molho cremoso de Brócolis e Peito de Peru & Frango Crocante



Hoje vou compartilhar uma receita de macarrão com brócolis que ficou muito saboroso, e o mais importante: é super fácil de fazer! Junto com o macarrão, eu servi um frango crocante (uma maneira simples e diferente de preparar o frango de todo dia!). As fotos não ficaram boas, pois tive que tirar do celular porque a minha máquina ainda está no conserto =(
Independente disso, espero que gostem!



Penne ao molhe cremoso de brócolis


250g de macarrão penne ou qualquer outro de sua preferência
1 xíc e 1/2 de brócolis aferventado (eu usei o brócolis congelado por ser mais prático)
150g de peito de peru fatiado e cortado em tiras
1 lata de creme de leite
3 tomates grandes e maduros
1 colh (chá) de alho picado
1 colh (sopa) de manteiga ou azeite
Sal à gosto
1 pitada de noz moscada (opcional)


Modo de Preparo

Em uma panela, coloque a margarina e o alho e frite até dourar. Acrescente os tomates picados em cubos pequenos e deixe refogar até que forme um molho. Em seguida, acrescente o brócolis picado em pedaços pequenos e o peito de peru e deixe refogar por alguns minutos. Adicione sal à gosto. Desligue o fogo e coloque o creme de leite mexendo bem para que o molho fique com uma coloração rosada devido à mistura dos tomates com o creme de leite. Reserve.

Cozinhe o macarrão em água fervente até ficar 'al dente'. Escorra bem e coloque-o em um refratário juntamente com o molho. Leve ao formo médio alto (200 C) para aquecer por 10 minutos. Sirva a seguir.

Dica: se desejar, polvilhe a massa com queijo parmesão ralado antes de levar ao forno.





Frango Crocante


Tempero do frango:

1 kg de peito de frango ou filé de frango*
2 colh (sopa) de margarina
Suco de 2 limões
1 cubo de caldo de frango
1 colh (chá) de alho picado

*Dica importante: o filé deve ser cortado em fatias grossas, pois fatias finas farão com que a carne fique ressecada e não macia.


Tempero crocante:

3 colh (sopa)  de farinha de rosca
1 xíc de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture o suco de limão, a margarina, o alho e o caldo de frango (esse último deve ser bem amassado) até formar uma pasta. Espalhe essa pasta, cobrindo os pedaços de frango. Coloque-os em uma assadeira e coberta por papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido à 200 C e asse por 40 minutos. Se necessário, após 20 minutos, vire os pedaços de frango e deixe os vinte minutos restantes. Retire do forno a assadeira.

Misture a farinha de rosca e o queijo ralado espalhe sobre os pedaços de frango. Volte ao forno por 20 minutos ou até perceber que  o queijo derreteu e formou uma camada crocante. Sirva em seguida.








04/02/2011

Cupcake de Limão - teste



Olá pessoal! Hoje foi o dia do teste! Comprei umas forminhas há algum tempinho e estava super ansiosa para usá-las. Comecei a pesquisar receitas, pois queria uma de limão que ficasse muito saborosa... E acho que encontrei! Vou experimentar e se o resultado for bom, vou postar aqui para vocês! Pelo menos vocês vão poder ver se ficaram bonitinhos... Também vou aperfeiçoar a decoração, pois dessa vez só espalhei a cobertura e coloquei os confeitos... Ainda não usei o meu bico-de-confeiteiro! Para isso, vou testar com um ganache! Hummm... Os ingredientes já tenho! Só falta achar um tempinho para praticar...

01/02/2011

Rocambole Colorido


Que tal uma sugestão para o lanche da tarde?
Pois é... eu estava pensando em fazer o rocambole de presunto e queijo que a minha tia Inês fazia... Porém a receita dela é bem grande. E como somos só em dois aqui em casa, desisti da idéia. Foi aí que me lembrei do dia em que assisti a receita do Rocambole Colorido, feita pela Fabiana do Figos e Funghis. Achei super prática e pequena, ou seja, perfeita para dois!!! Eba! Vamos testar...
Então, mãos-à-obra!...
Resultado: todos os que comeram aprovaram! A massa é super fácil de fazer , principalmente porque a quantia de trigo está na medida exata, sem precisar ficar colocando trigo e mais trigo para dar o ponto. Além disso, por ser uma massa salgada neutra, podemos variar o recheio conforme a preferência. Eu acabei modificando um pouquinho, viu Fabiana?
Esse rocambole é bastante saboroso! Espero que testem e também aprovem!

Rocambole Colorido
2 copos de trigo
1/2 copo de leite morno
1/3 xíc (chá) de óleo vegetal
1 colh (sopa) de margarina bem cheia
1/2 colh (café) de açúcar
1/2 colh (café) sal
1 envelope de fermento seco instantâneo
1 ovo inteiro
1 gema

Recheio
200g de mussarela fatiada
200g de presunto cozido fatiado
2 tomates bem maduros picados e sem semente
1 cebola grande picada
1 colh (sopa) de requeijão cremoso para espalhar sobre a massa
Orégano e azeite à gosto (ou qualquer outro tempero de sua preferência)

Opcional:
100g de azeitonas pretas fatiadas (opcional)
Salsinha picada à gosto
Folhas de mangericão à gosto

Preparo da Massa
Misture primeiro todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Em seguida, acrescente os líquidos mexendo bem com o auxílio de um garfo. Trabalhe a massa até ela ficar lisa e homogênea. Deixe descansar para crescer por 30 minutos. Depois, abra a massa com um rolo. Espalhe o requeijão cremoso na superfície da massa aberta e espalhe o recheio sobre o requeijão.
Enrole a massa com o recheio para formar o rocambole. Dobre as pontas para que o recheio não escorra enquanto estiver assando. Pincele a gema de ovo na parte superior do rocambole e leve ao forno pré-aquecido em 220°C por 30 minutos ou até perceber que a massa está dourada.

Preparo do Recheio
Em uma outra tigela grande,  rasgue  em pedaços pequenos as fatias de mussarela e as de presunto. Em seguida, acrescente a cebola e os tomates picados em cubos bem pequenininhos. Por último, salpique o orégano e adicione o azeite.

Bom apetite!!!
Beijocas,
Cintya Maria