27/10/2011

Muffins de Chocolate & Amêndoas



Olá pessoal!
Hoje estou no pique... comecei o dia elétrica! rsrs... O despertador tocou às 6h como de costume, mas eu já estava acordada, e o melhor, sem preguiça! A-d-o-r-o! É sinal que o dia vai render!!!

Ultimamente ando com a cabeça cheia de ideais para o blog, para a minha casa, para o Natal... Que bom despertar de novo! Falo isso porque há tempos eu não me sentia assim: criativa! Sou avessa aos copycats da vida. Quero tudo com a minha cara, quero tudo diferente dos outros. Por que será? Talvez Freud explique...rs. 
Tá! Já falei demais, não é mesmo? Então é chegada a hora de falar da receita! (finalmente, você deve estar pensando...rs)
Relembrando um post de Agosto, eu participei de um sorteio no blog da Dri e fui a comtemplada!!!
O presente era um kit com seis forminhas de silicone no formato de coração. Super fofas!!! Daí que eu achei que eu não podia estrear as bonitinhas com qualquer receita. Desde então, sempre que abro o armário vejo as pequenas lá, esperando para ir ao forno. Coitadinhas! Dois meses esperando, até que achei uma receita de muffins.
Não podia ser melhor: fiz a minha primeira receita de muffins nas minhas forminhas novinhas-em-folha! Pronto! Agora já estão "batizadas"...
Se eu gostei da receita? Falo de boca cheia literalmente! Os muffins ficaram maravilhosos!!! A amêndoa conferiu ao bolinho um sabor sensacional! E o bolinho fica fofíssimo! Na receita original pedia gergelim mas, como eu não tinha, escolhi a amêndoa e fui feliz na minha escolha!

Muffins de Chocolate & Amêndoas
Levemente adaptado do livro Chocolate

Rendimento: 12 unidades

03 ovos inteiros em temperatura ambiente
150g de açúcar refinado
120g de farinha de trigo
30g de chocolate em pó
01 colh (chá) de fermento em pó
100g de manteiga derretida
03 colh (sopa) de amêndoas em lascas (se preferir coloque gergelim, como na receita original, ou qualquer fruta seca)

Preparo

Pré-aqueça o forno (180°C).
Primeiro peneire todos os ingredientes secos (farinha de trigo, chocolate em pó e o fermento) e reserve. Em um outro recipiente, bata os ovos com o açúcar até que a mistura dobre de volume (entre 10 - 15 minutos, dependendo da batedeira). Agregue aos poucos e delicadamente os ingredientes secos  à mistura dos ovos. Acrescente a manteiga derretida e fria até obter uma mistura homogênea. Por último, integre sem bater, 02 colheres de amêndoas. Distribua a massa em forminhas de papel ou de silicone. Preencha apenas 2/3 das forminhas, pois a massa ainda vai crescer. Use a terceira colher de amêndoas para espalhar na superfície dos muffins.


Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos aproximadamente (faça o teste do palito).

Essas forminhas não são fofinhas? Imagina receber um bolinho assim... quanto amor não?


Vocês perceberam que só fotografei quatro corações? Os corações verdinhos eu comi antes de fazer o post! Não resisti! O cheiro estava tentador... Não sou de ferro, né gente?...rs

E aqui o resultado dos muffins nas forminhas de papel. 



Espero que tenham gostado!

Beijos e um ótimo dia pra vocês!
Cintya Maria


25/10/2011

Inspirações para a Decoração de Natal

Foto: Gaetan Lee

Nossa! Não sei se é impressão minha, mas esse ano está passando muito rápido, vocês não acham?
E com isso, as festas de fim de ano se aproximam...

Confesso que essa é a época que eu mais gosto! Creio eu que vocês também, né? E por que é tudo tão especial para mim? Vou citar algumas das muitas razões:

Simplesmente pelo fato de ter a casa cheia, família reunida, pessoas queridas, momentos especiais e muito afeto!
Além disso, adoro as refeições, claro! Mas, em especial a decoração!
No ano passado, como eu havia acabado de me casar, não pude comprar a minha árvore, pois a "verba" estava destinada para pagar outras coisas muito mais importantes, como parte da mobília, por exemplo. E nem tive tempo de fazer a minha própria árvore... (para quem não sabe, eu AMO artesanato e já fiz alguns cursos)

Esse ano espero que seja diferente! Vou tentar fazê-lo diferente... e pretendo dividir as minhas ideias com vocês...

Começando pela tradicional Árvore de Natal, deixo aqui algumas ideias pra vocês...

Para as apaixonadas por papel...

Foto: Crate Paper Blog
Por tecidinhos...

Foto: Blog da Mercatto
Foto: Tutor Zone
Para as minimalistas...

Foto: Curbly

Foto: Entre mim e você - nós



Para as que amam a natureza...
Foto: CountryLiving
E essas seriam para... nós, que amamos cozinhar!!!
Vou escolher a minha, executar e depois de pronta mostro pra vocês, ok?

Beijocas e um ótimo dia pra vocês!
Cintya Maria

24/10/2011

Purê de Batata Recheado



Parece um escondidinho, mas não é!... Esse é  o purê de batata vestido para matar...hahaha... Matar a fome, claro! ;-)
Fiz para o almoço e,  modéstia à parte, ficou divino!
Vou aproveitar a postagem para me desculpar. Esse mês estou fazendo poucos posts porque fiz uma cirurgia na boca e há quinze dias estou quase que praticamente só na sopa... Por isso a produção na cozinha está bem devagar. Mas, logo o forno vai estar ligado, as panelas estarão batendo e o aroma do bolo invadirá a casa toda! Sorry, pessoal!


Purê de Batata Recheado

Massa
05 batatas grandes cozidas
02 colh. (sopa) de manteiga
1/2 copo de requeijão cremoso
Leite até dar o ponto
Sal a gosto

Recheio
02 colh (sopa) de azeite
02 dentes de alho amassados
01 cebola pequena picadinha
350g de carne bovina moída
01 tomate bem vermelho picadinho
Sal e pimenta calabresa a gosto
1/2 xíc. (chá) de salsinha e cebolinha picadas

Cobertura
03 claras em neve
1/2 copo de requeijão cremoso
Queijo ralado para polvilhar


Dica:  comece pelo recheio, o qual demora mais para preparar. Depois faça o purê e por último a cobertura.

Preparo do Recheio: em  uma panela, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Acrescente a carne e cozinhe por alguns minutos. Adicione o sal, a pimenta e o tomate e deixe cozinhar mais um pouco. Depois de tudo bem cozido desligue e salpique a salsinha e a cebolinha. Reserve.

Preparo do Purê de Batatas: em uma panela derreta a manteiga, adicione o leite e as batatas cozidas e espremidas. Se preferir que o  seu purê fique bem cremoso, adicione as batatas picadas e amasse-as na própria panela com o mixer, que foi o que eu fiz. Leve ao fogo e cozinhe por alguns minutos. Agregue o requeijão e acerte o sal. Cozinhe até levantar fervura. Desligue e reserve.

Preparo da Cobertura: bata as claras em neve. Desligue. Incorpore o requeijão às claras em neve, mexendo delicadamente.

Montagem: unte com margarina  potes individuais e polvilhe queijo ralado. Você pode usar um refratário médio caso não tenha os potinhos. Distribua em camadas parte do purê, depois a carne moída, o purê novamente e por último a cobertura. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 15 minutos ou até que a cobertura esteja dourada, dá uma espiadinha na cor..



Bom apetite!

Beijos à todos (as) e tenham uma ótima semana!
Cintya Maria




18/10/2011

Bolinhos Vienenses: sabor de infância!



Essa receita me faz voltar no tempo...
Sempre que íamos à uma doceria tradicional de minha cidade, chamada A Senzala, eu pedia esses bolinhos! Se não eram eles, eram os brigadeiros!...rs
O tempo passou, a doceria mudou e os doces caseiros foram sendo substituídos por chocolates industrializados e bolos confeitados. Os quindins, os canudos recheados com cocada caseira, os bombocados, os papos de anjo e muitos outros foram sendo esquecidos...
Ficaram somente na lembrança!...

E foi assim que cheguei até esta receita, com o peito invadido de saudades e nostalgia! Não encontrei muitas receitas, mas a que posto aqui, ficou muito ótima! E com esse tempinho de chuva que tem feito por aqui, não precisamos de mais nada: é só puxar a coberta, assistir um filminho com o seu amor, comendo um bolinho! Ai, ai... até suspirei agora!...rs

Voltando ao assunto principal desse post, esses bolinhos ficam macios por dentro, e por fora, trazem uma casquinha crocante. O suave recheio de baunilha dá o toque final. Tudo muito simples, porém muito saboroso! Imperdível!!!



Bolinhos Vienenses
Receita elaborada por Denise Guerschman

Massa
01 xíc. (chá) farinha de trigo peneirada
01 xíc. (chá) e mais 01 colh (sopa) de açucar
03 ovos inteiros
1/2 colh (chá) de fermento em pó

Preparo
Pré-aqueça o forno. (200°C)
Bata as claras em neve. Depois disso, acrescente as gemas, uma de cada vez. Bata mais um pouco. Adicione o açúcar e continue batendo até que fique tudo muito bem misturado. Polvilhe aos poucos a farinha de trigo. Quando a mistura estiver bem homogênea,  pare de bater e agregue o fermento em pó. Misture-o delicadamente, sem bater!
Despeje a mistura em forminhas de empadas (ou cupcakes) untadas e enfarinhadas e leve ao forno por 20 minutos ou até que as bordas dos bolinhos estejam levemente douradas.



Creme de Baunilha
01 e 1/2 copo de leite integral
1/2 colh (chá) de manteiga
01 gota de essência de baunilha (eu coloquei 03 gotas)
02 gemas passadas pela peneira
02 colh (sopa) de açúcar
01 colh (sopa) de amido de milho

Preparo
Ferva o leite e tire-o do fogo. Acrescente a manteiga, o açúcar, o amido, as gemas e a baunilha e volte ao fogo baixo mexendo sempre para não empelotar. Mexa até obter a consistência de um mingau. Em seguida, cubra o creme com um plástico para que não se forme aquela película dura sobre o creme e deixe-o esfriar. Reserve.

Montagem

Corte os bolinhos ao meio e recheie-os com o creme de baunilha.



Coloque a outra metade do bolinho sobre o recheio e polvilhe açúcar. Você vai resistir???



06/10/2011

Biscoitinhos de Limão Siciliano para o seu 5 o'clock tea





Eu sabia que queria comer biscoitinhos de limão com chocolate.
Por isso, escolhi e preparei carinhosamente essa receita. Esses biscoitinhos ficam levemente crocantes por fora e com um sabor suave de limão. Perfeitos para acompanhar um chá da tarde (o 5 o'clock tea) ou um café fresquinho.
Com certeza, essa receita vai para a minha lista das favoritas!




Biscoitinhos de Limão Siciliano & Chocolate
Levemente adaptada da Revista Claudia Cozinha - Maio 89

03 colh (chá) de suco de limão siciliano (pode ser outro tipo de limão também)
1/2 xíc. (chá) de leite
1 e 3/4 de xíc. (chá) de farinha de trigo
01 colh (chá) de fermento em pó
01 pitada de bicarbonato de sódio
01 pitada de sal
1/2 xíc. (chá) de manteiga
3/4 xíc (chá) de açúcar
01 ovo inteiro
01 colh (chá) de casca de limão ralada
Chocolate meio-amargo derretido para decorar

Preparo

Coloque o suco de limão no leite e reserve.
Misture a farinha, o fermento,o bicarbonato e o sal. Reserve.
Bata a manteiga por uns 30 segundos. Adicione o açúcar e bata até a mistura ficar fofa e cremosa. Junte o ovo e a casca de limão e bata bem.
Continue batendo e adicionando alternadamente os ingredientes secos e o leite azedado, batendo bem a cada adição.
Forre uma assadeira com papel manteiga. Coloque porções do tamanho de 01 colher de chá da massa sobre o papel, deixando um espaço de +/- 05 cm entre elas, pois ao assar a massa se esparrama.
Pre´-aqueça  forno. (180°C).
Leve ao forno por uns 15 minutos ou até que as bordas estejam douradas.
Depois de assadas, com o auxílio de uma espátula, retire os biscoitinhos ainda quentes e coloque-os sobre uma grade para esfriarem e ficarem firmes. (os biscoitos saem moles, mas endurecem à medida que esfriam).

Decoração

Derreta e tempere o chocolate. Distribua os biscoitinhos sobre o papel manteiga. Coloque o chocolate derretido em uma manga de confeitar descartável, cortando a pontinha da manga. (faça um furo bem pequenininho para os traços saírem fininhos.
Faça traços em zigue-zague ou o que a sua imaginação mandar e leve os biscoitinhos para gelar e endurecer o chocolate por +/- 01 hora. Depois é só saborear...



05/10/2011

Eureka! Pão de Milho, finalmente!


Estou na fase dos pães e biscoitos e eu já disse aqui que sou doida por pães caseiros. O cheiro do pão assando me fascina! Além de perfumar a casa toda, eu fico com um sorriso no rosto e uma grande satisfação de comer um pãozinho feito por mim! =)
Esse pão de hoje era pra ter saído na semana passada, mas não tive tempo de fazê-lo como mandava a receita. Aliás, há tempos eu queria uma receita de pão de milho e não encontrava... Aproveitando, vou contar uma historinha pra vocês...

Quando eu morava em Santos, esses pães eram vendidos como "broas" de milho. E as receitas que eu achava, eram de broas mesmo, aquelas que ficam crocantes, mas que não me apetecem nem um pouco. Eu gosto de pães fofinhos, cheios de miolo, só que até então, eu nunca havia achado uma receita decente. Quando voltei para minha terra natal, Salto, só achei as broas crocantes... =(

Eis que na semana passada, estava eu assistindo TV, quando passei pela Gazeta, no antigo programa da Palmirinha. Eu, sempre que posso, assisto à esse programa, o qual acho bastante interessante, pela praticidade das receitas e as ótimas dicas que são dadas.  (ainda não tenho "cable TV"...)
Bom, voltando ao programa,  a receita do dia era o tal do pão de milho. Parei tudo o que eu estava fazendo para assistir e, descobri que era exatamente o pão que eu queria!
Finalmente eu pude testar se prestei atenção na minha última aula do "telecurso cooking"...rsrs

Depois de provar, ou melhor, saborear o pãozinho, vou descrever o que achei:    a receita rende bastante, se seguirmos o passo-a-passo direitinho (falo isso porque algumas pessoas falam que fizeram "igualzinho" mas não deu certo) o pão cresce muuuiiiito, especialmente com as dicas dadas pelo prof. William. A textura é inigualável: extremamente macia! O pão fica muito leve e o toque da erva-doce vem enobrecer ainda mais o sabor desse pão. Imperdível!!!








Delicioso Pão de Milho
Receita do Prof. Esp. William A. Pereira

1kg de farinha de trigo
2 e 1/2 xíc. de água
1/2 xíc. (chá) de açúcar
2 colh. (sopa) de margarina (eu usei manteiga)
3 tabletes de fermento biológico
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 colh (sopa) de sal
3 ovos inteiros
1 xíc. (chá) de fubá
1 colh. (café) de erva doce (como eu gosto bastante de erva-doce, eu coloquei uma colher de sopa)

Preparo

Na própria bancada, misture todos os ingredientes secos com exceção do sal e da erva-doce.
Depois de misturados, abra um buraco no meio dos ingredientes secos* onde serão colocados os ingredientes líquidos.
Em um recipiente, dissolva o fermento com um pouco de açúcar e água.
Junte aos ingredientes secos o fermento dissolvido e mexa com as mãos sempre trazendo a a mistura da farinha de fora do buraco para dentro, assim os líquidos não escorrerão. Vá acrescentando a água aos poucos.
Agregue a margarina e ovos e trabalhe a massa. Continue acrescentando a água, intercalando com a farinha até atingir o ponto.
Por último, coloque o sal e a erva-doce.
Deixar descansar por 10 minutos.
Divida a massa em pedaços de 60g. Dê o formato desejado à massa e deixe-a descansar por mais 1 hora e meia.
Leve para assar em forno pré-aquecido  (180°C).
Retire do forno quando os pães estiverem dourados e deixe-os esfriar sobre uma grade.

* E para aquelas que ficaram com alguma dúvida, não sabem ou não entenderam o que é o tal  do buraco  no meio dos ingredientes secos, assistam ao vídeo com a receita na íntegra. O prof. William dá uma aula de panificação! Não perca!




Agora que você já assistiu ao vídeo, não tem como errar, hein? E por hoje é só... deixo uma última foto para vocês se animarem a fazer o pão...






Um ótima semaninha à todos!




Beijocas,
Cintya Maria