Queijadinha: um clássico brasileiro







Domingo passado foi dia dos pais e eu não podia deixar de preparar uma receitinha para eles. Eles, no plural mesmo, porque o sogro também é pai e aqui em casa não fazemos diferença. Pelo menos tentamos!





Hoje, acho engraçado levar doces para o meu pai, pois antigamente ele nem ligava para doces. Mas, depois que ele parou de fumar, adquiriu um novo vício e uma nova silhueta também...rs. Tanto meu pai quanto meu sogro, preferem doces mais tradicionais, como, por exemplo, um bom pudim de leite condensado. Esse, para eles e principalmente para o meu marido, é campeão de audiência. Doces que levam muitas coberturas, recheios e camadas não são os favoritos. E os de chocolate também não, o que difere totalmente de mim. Se a receita leva chocolate, já me conquistou!...rs. Mas, levando açúcar já está bom, pois sou mais para os doces do que para os salgados. Vocês devem, creio eu, ter percebido a diferença do número de receitas doces em relação às salgadas, né?





Tudo isso foi dito para explicar a escolha da receita: um doce tradicional de nossa culinária.


Essa receita é mais uma que vai para a lista das "descomplicadas", pois é feita no liquidificador e tendo todos os ingredientes, leva só alguns minutinhos pra ficar pronta. Porém, são necessários vários dias para as pessoas que experimentaram, pararem de comentar sobre o sabor e a textura!





Testada pela primeira vez em 92 (eu marquei no caderninho de receitas...rs), quando eu comecei a me interessar pelo mundo das panelas, eu de fato, não me lembrava da textura... macia e úmida por dentro, com uma casquinha crocante e dourada por fora! Por que só agora me lembrei dessa receita?


Bom, pelo menos me lembrei! =)








Queijadinha





03 copos (americanos) de açúcar


1/2 litro de leite (usei o integral)


04 ovos


100g de queijo ralado


100g de coco ralado


02 colh. (sopa) de trigo bem cheias


01 colh. (sopa) margarina





Preparo





Pré-aqueça o forno (200°C).


Bata os ingredientes no liquidificador, começando pelos mais líquidos. Aos poucos vá acrescentando os mais sólidos, intercalando com o leite sempre batendo bem.


Despeje a mistura em assadeira untada e leve ao forno até que esteja dourado. (+/- 30 minutos)













Rendimento 





Na receita original, o rendimento é de 20 porções. Mas, eu usei uma forma para cupcakes e a receita rendeu 16 queijadinhas.





E essa é a minha dica de sobremesa para o fim-de-semana! Quitutes deliciosos que irão arrancar suspiros sem fazer muito esforço na cozinha!








Beijos e um ótimo final-de-semana pra vocês!





Cintya Maria




Comentários

  1. Amo queijadinhas Cyntia, e essa sua ficou tão cremosinha e úmida. Adorei a receita vou levar. Ficaram lindas e com certeza agradou aos papais. Bjos e um excelente final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy!

      Eu também adoro queijadinha! De fato essa receita é um misto de crocância e cremosidade. Fica muito boa mesmo e os papais agradeceram, só reclamaram quando acabou...rs

      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Cintya, costumo fazer com leite condensado.Sua receita será uma ótima opção para quando não quiser fazer com leite condensado.A imagem ficou maravilhosa.Deu até vontade de comer uma agorinha mesmo.Adorei.Beijos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia!

      Fiquei curiosa para testar a sua versão com leite condensado... hummmmm!
      Agora, quando o leite condensado acabar, você não fica sem queijadinha!

      Beijos e um ótimo domingo pra vc também!

      Excluir
  3. Ui, que perigo!!!rsss

    Queijadinha é um trem bom demais pra gente comer uma só, né?

    Delícia!

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber qual foi o queijo que usou obrigada bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas