27/02/2012

Amizade virtual, que virou real

Olha só o mimo que recebi da Tania, em nosso encontro: geleia de Frutas Cítricas


E eis que finalmente o nosso encontro aconteceu! 

No dia 16/02, fui ao encontro de duas amigas blogueiras e super queridas: a Tania, do requintado Avental e Aventuras e a Mirella do delicioso Fica, vai ter sobremesa.
Já havia algum tempo que tentávamos marcar uma data para o nosso encontro, mas estava difícil conciliar as agendas. Porém,  fomos persistentes e o grande dia chegou!
Achamos mais fácil nos reunir em Campinas, pois somos de cidades diferentes: Salto, Campinas e Amparo.

Nos encontramos na Confeitaria Romana, pelo simples fato de ser um local muito agradável, o qual oferece uma boa variedade de guloseimas. E assim fizemos em nosso primeiro Chá da Tarde.

Conversamos bastante, sobre trabalho, sobre como surgiu a ideia dos blogs e claro, sobre comida!
Confesso que, mesmo nessas duas horas que ficamos juntas, aprendi bastante com as meninas (falando de nossos erros e acertos) que são muito mais experientes do que eu, sem sombra de dúvida nenhuma. Foi muito interessante conhecer a visão delas sobre o mundo da Gastronomia, também.

E claro, não poderíamos finalizar nosso encontro, sem tirar uma foto, não é mesmo? Confiram:


Eu, Tania e Mirella

24/02/2012

Massa fácil com atum e rúcula



Todos os anos, na Quarta-feira de Cinzas, como é de costume aqui em casa, não comemos carne.
E desta vez, escolhi fazer uma massa, pela praticidade e rapidez do seu preparo. E não é que fiz a escolha certa? Ficou tão bom que não sobrou nada pra contar história...

Massa Fácil com Atum e Rúcula

02 xíc. de macarrão (escolha o de sua preferência)
01 lata de atum
1/2 maço de rúcula
02 dentes de alho
01 fio de azeite
Parmesão, pimenta calabresa e orégano a gosto

Preparo

Enquanto a massa cozinha, de acordo com as instruções do pacote, em uma panela no fogo baixo, coloque o azeite para aquecer e acrescente os dentes de alho. Frite-os até começarem a ficar dourados, retire-os e descarte-os. Apague o fogo e adicione o atum e metade da rúcula picada. Acrescente 1/4 da água do macarrão (que está fervendo) e deixe cozinhar por +/- 3 minutos. Desligue o fogo.
Misture delicadamente o macarrão com a rúcula + atum. Acrescente a pimenta, o orégano e agregue o restante da rúcula. Por último polvilhe o parmesão e, se quiser, acrescente cubinhos de mussarela.


Bom apetite!!!





23/02/2012

Petisco Fácil: Espetinho de Carne


E depois do carnaval, "senta, que lá vem a história..."

Numa tarde de domingo, conversando com a minha mãe há um tempo atrás, ficamos relembrando algumas receitas de nossa família. Várias foram as lembranças e, de repente, tínhamos uma lista de nossas preferidas. Foi aí então, que surgiu em mim o desejo de compartilhar essa delícias com vocês e também deixá-las registradas nesse meu caderno de receitas virtual.

A receita escolhida, foi ideia da minha avó materna, a D. Vitória.
Um belo dia, para aproveitar a massa de pastel que ela havia feito e uns restinhos de carne, ela uniu o útil ao agradável, ou seja, cortou  a carne em tirinhas, enrolou na massa de pastel, colocou um palito para prender e fritou! Eis que surgiu um petisco delicioso! Aqui em casa, todo mundo adora! E sai até briga para ver quem come o último...rsrs. Na verdade, acho que está mais para dica do que receita, mas vale a pena anotar.

Espetinho de Carne

Coxão mole (temperado somente com sal)
Massa de pastel
Palito de dente
Óleo para fritar

Montagem

Tempere o coxão mole e corte-o em tirinhas.  Em seguida, faça o mesmo com a massa de pastel. Separe as tirinhas de carne e enrole-as nas tirinhas de pastel. Espete um palito e reserve. Vai ficar assim:






 Em uma panela, coloque o óleo para esquentar e frite os espetinhos.

Coloque-os sobre uma vasilha com papel-toalha para que o excesso do óleo da fritura escorra.
Sirva os espetinhos em seguida, acompanhado de uma bebida bem gelada.

Bom apetite!