Sonhos de Páscoa










E tudo começou com uma frase... "sonho que se sonha só..."


E dela, veio a inspiração para uma receita que eu havia assistido e anotado há alguns dias, mas que ainda não tinha testado. Olhei para o relógio, vi quando tempo eu tinha antes das minhas aulas começarem e coloquei literalmente a mão na massa. Nada de MFP desta vez! Ao separar os ingredientes, percebi que não teria leite suficiente e então, corri pro mercadinho que fica aqui do lado de casa. Ufa! Que alívio! Entre ir à pé, comprar o leite e voltar, gastei 8 minutos. Sim, eu cronometrei, porque um atraso e eu teria que largar a receita no meio e ir dar aulas. Tudo deu certo! Fiz a massa (e a deixei descansando) e o recheio. E faltando 20 minutos pra minha aula, bem rapidinho, abri com o rolo um pedacinho da massa, fritei, coloquei o recheio e... provei! Hummm...! Perfeito! Nunca comi um sonho igual à esse! Sério, gente! Eu adoro sonho e me julgo "especialista"...rs. Mas, esse é diferente, pois a receita é de mãos muito experientes, da vózinha mais querida do Brasil, da Palmirinha! E de quem mais poderia ser, para levar esse "selo de garantia"? Só podia ser dela! De fato, é di-vi-no!!! E eu, fui para a minha aula feliz e com a barriga cheia de sonho. Eu não ia aguentar ter que esperar 3 horas para comer uma coisa dessas, né?


E, para minha grata surpresa, quando as aulas acabaram (lembram que dou aulas em casa?), voltei para a cozinha e a massa estava enorme! Cresceu muuuuito...rs


E lá fui eu fritar todo o resto... até à meia-noite, pois era uma fritada aqui, uma olhada no Facebook, e assim foi. Até que lá pela 1h da manhã eu estava tomando banho. Claro, né, dormir cheirando fritura nem pensar. O marido não merece!...rsrs





Ah! E para fazer uma graça, usei um cortador de coelho, afinal a Páscoa está chegando. Então, se você não tem habilidade para trabalhar com chocolate ou simplesmente não gosta, é só escolher o seu quitute preferido e deixá-lo com cara de Páscoa! Já pensou ganhar um coelho fofinho e ainda recheado com um creminho super suave e aveludado? Eu iria amar!










Sonhos


Receita DAQUI




Para a massa
01 sachê de fermento biológico seco (ou 3 tabletes de fermento biológico fresco)
01 colh. (café) de sal
250 ml de leite morno
03 colh. (sopa) de açúcar
02 colh. (sopa) de mateiga em temperatura ambiente
03 ovos em temperatura ambiente
750g de farinha de trigo

Para o recheio
01 lata de leite condensado
01 lata (a mesma medida do leite condensado) de leite
03 gemas
02 colh. (sopa) de amido de milho

01 colh. (sopa) de essência de baunilha (ou se preferir substitua por raspas de limão)
Açúcar para polvilhar








Massa





1. Atenção: preparação do Fermento


Se você usar o fermento biológico fresco, dissolva-o com o sal, até derreter bem. Caso prefira usar o fermento biológico seco (o de sachê) não precisar fazer esse passo. Inicie sua receita do passo número 2, ok?





2. Em uma tigela grande, coloque o fermento biológico seco (dúvidas? leia o tópico anterior!), o sal, o leite morno, o açúcar e os ovos.





3. Em seguida, mexa bem para que os ingredientes se misturem. 





4. Adicione a manteiga em temperatura ambiente e vá acrescentando a farinha, aos poucos.





5. Depois, mexa até dar o ponto na massa, que é quando ela começa a desgrudar das mãos. (No meu caso, a massa atingiu o ponto certo com apenas 650g de farinha).





6. Sove a massa e, sobre uma superfície enfarinhada, deixe-a descansar por cerca de 10 a 15 minutos. 





7. Depois dessa pausa, abra a massa com o auxílio de um rolo, numa espessura de +/- 0,5 cm. Se você deixar a massa muito grossa ela pode ficar crua por dentro depois de frita.





8. Modele os sonhos com cortador redondo (ou no formato que você preferir e tiver) e acomode cada um deles em uma assadeira retangular, polvilhada apenas com farinha. Deixe descansar por cerca de 20 minutos, para que dobrem de volume.





9. Frite os sonhos em óleo quente e deixe-os escorrer sobre um papel-toalha, assim eles ficarão bem sequinhos e sem excesso de óleo. Reserve.





Recheio 





1. Em uma panela média, coloque o leite condensado, metade do leite integral e as gemas. reserve.


2. Em uma tigela pequena, dissolva o amido de milho na outra metade do leite. 


3. Coloque na panela, junto com os outros ingredientes a mistura de leite e amido dissolvido.


4. Cozinhe tudo em fogo baixo, até engrossar (cerca de 6 minutos).


5. Desligue o fogo e adicione as raspas de limão ou a essência de baunilha. 





Montagem





1. Corte os sonhos ao meio e recheie-os.


2. Polvilhe açúcar





Prontinho! Parece trabalhoso, mas não é. Tanto a massa quanto o recheio ficam prontos rapidinho e o resultado compensa!





Beijos,


Cintya Maria

Comentários

  1. Menina que vontade de comer um! Ficou com uma cara de fofinho hum.....

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nada, nada substitui minha predileção por pães sonho. Excelente postagem. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. Ai Cyntia amo sonhos,mas sou chata pra apreciá-los, não são todos que gosto, tem uns de padaria deliciosos, mas tem uns que são uma bomba. Assim caseirinhos, e sendo da Palmirinha devem ser bem deliciosos. Voce sabe dizer quantos renderam e que tamanho são? São do tamanho dos de padaria? Por que se renderem muito vou fazer só meia receita, o problema é dividir os 3 vos kkkk
    Adorei, ficaram lindos e sequinhos. Bjocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas