Torta de Batata com Ervas, Cebola & Queijo - simples, versátil e perfeita!









Já estamos em Março!


O ano mal começou e já sinto que está passando muito rápido.


Lulu Santos estava certo quando cantava: "hoje o tempo voa amor... escorre pelas mãos... mesmo sem se sentir... Mas eu sinto, sinto que vivo exatamente isso!


E é por essa razão que acho que devemos usar o tempo da melhor maneira possível, não esquecendo que cada momento é único e nunca mais voltará atrás ou se repetirá. Nossa! Pensando assim dá até um frio na barriga, não dá? É a vida: esse é o PRESENTE!





E para não perdermos tanto o nosso tempo, que é precioso, hoje trago a reprodução de uma receita  simples, versátil e perfeita, publicada ontem, pela minha amiga Sandra Reis, em seu blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar. Isso mesmo, vi a receita ontem e imediatamente resolvi fazer! E num instantinho ela ficou pronta! Que beleza!!!





O que atraiu para fazê-la? Primeiro a combinação dos ingredientes, que eu adoro, segundo pela rapidez e terceiro porque fiquei curiosa em relação à textura.


E olha, posso garantir pra vocês que é magnífica! Em cada mordida, eu sentia um sabor, ora o alecrim, ora o queijo, ora a salsinha... E isso me levou a pensar nos ingredientes que posso acrescentar, como por exemplo, outros tipos de legumes (brócolis, abobrinha, ervilha, cogumelos etc) e também carnes, como bacon, peito de peru, calabresa etc. Isso sem falar nos diferentes tipos de queijo que podemos utilizar! Por isso que eu achei versátil.


Já pensou, ao invés de servirmos o tradicional purê para acompanhar uma carne, surpreendemos com essa torta? Ninguém irá resistir! E ela é tão fácil quanto um purê!


Quer ver só? Então é só continuar a leitura!


Ah! Uma última coisinha, como ontem eu almocei sozinha, precisei reduzir as quantias, portanto a "minha" receita rende uma porção generosa para 01 pessoa (eu almocei "só" isso e para mim foi suficiente!). Se você for mais guloso(a), sugiro acessar o link da receita original, ok?













Torta de Batata com Ervas, Cebola & Queijo


Receita levemente adaptada DAQUI


Rendimento: 01 porção generosa




2 batatas médias
1 cebola pequena picada em pedaços
2 colheres (sopa) de manteiga + para untar a fôrma/refratário
1 ovo
1 punhado de ervas picadas: salsa, cebolinha, manjericão (como eu não tinha manjericão, substituí por alecrim)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (usei o meia cura porque eu não tinha parmesão suficiente! rs... Se quiser, pode colocar mais queijo! Eu coloquei...rs)
1/2 colher (café) de noz moscada

Sal a gosto




Preparo





1. Cozinhe as batatas até ficarem macias.


2. Escorra e esprema usando um amassador ou espremedor.


3. Adicione uma das colheres de manteiga, as ervas, a noz moscada, o queijo e os ovos levemente batido. 4. Misture bem e reserve.


5. Enquanto isso, em uma frigideira derreta a outra colher de manteiga, acrescente as cebolas e deixe até dar uma leve amolecida.


6. Junte as cebolas à mistura das batatas.


7. Pré aqueça o forno a 220°C.


8. Unte generosamente a fôrma ou o refratário com manteiga.


9. Coloque no fundo algumas ervas para decorar.


10. Preencha o recipiente com a massa das batatas.


11. Leve para assar até ficar com uma coloração dourada.


12. Aguarde uns 5 minutos e desenforme.








Aqui a torta chegando ao fim...



Bom apetite e uma ótima sexta-feira pra você!



Beijocas,

Cintya Maria

Comentários

  1. Blog LINDO, Intercambio de cozinha maravilhoso, tudo perfeito por cá. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Essa torta ficou linda e pelos ingredientes tem que ficar uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Cintya, amo estas receitas que são super práticas e fáceis de fazer. Poucos ingredientes e a comidinha acontece! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cintya que delicia de blog e que torta de batata deliciosa... adorei!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  5. hummmmmm! Maravilhosa! Hoje fiz esta torta para o meu marido no almoço. Foi só elogios! Obrigada! Seu blog ta lindo. Beijos. Lisa Brito.

    ResponderExcluir
  6. Cintya amei sua torta, ficou lindissima e fico aqui imaginando o sabor a julgar pelos ingredientes. Gostei muito, quem sabe faço qualquer hora, acompanhada com uma carne como vc disse, deve ficar um espetáculo. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderExcluir
  7. Ai Cintya vou ter que fazer hoje! Que maravilha.
    bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas