Rosquinhas de Coco




Preciso contar para vocês que, não foi a primeira e muito provavelmente nem a última vez que, ao combinar de ir almoçar na casa dos meus pais, eles me pedem para levar a máquina de pão para o café-da-tarde...rs

Foi o que aconteceu no último domingo. Fiz mais um pãozinho do meu livrinho-xodó.

Desta vez, não segui a receita à risca, resolvi mudar algumas coisas, por minha conta e risco. A receita original da massa levava passas, mas como eu não gosto delas, decidi eliminá-las logo de cara. E tirei também as amêndoas da decoração final, por pura preguiça de ir buscá-las. O resultado foi um pãozinho de sabor bem neutro, que não me contentou muito. Mas agradou à todos!

Chegando em casa, fiz um raciocínio rápido: a massa era neutra, mas as passas dariam o toque final, obviamente. E eu as tirei! Tratei logo de pensar em uma substituição, que adicionasse sabor à massa: o velho e bom coco ralado, que eu amo de paixão!

E, como não desisto de uma receita, e também precisaria preparar o meu pão da semana, coloquei a minha MFP para trabalhar novamente, agora com o coco! Resultado: aprovadíssimo!!! Extremamente macio, uma ótima opção para o seu café-da-manhã ou chá-da-tarde. O único problema é que ele é tão gostoso que vicia, viu? Cuidado!...rs

Portanto, dividirei com vocês a receita com as alterações que fiz. E quem sabe um dia eu faça a versão original? Nunca diga nunca! ;-)



Rosquinhas de Coco

Receita DESTE LIVRO (pág. 134)

Rendimento: 10 unidades



01 ovo grande batido

150ml de leite integral

75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1/4 colh. (chá) de sal

325g de farinha de trigo

50g de açúcar demerara (usei açúcar cristal)

50g de coco ralado

1 e 1/4 colh. (chá) de fermento biológico seco (tipo fermix, aqueles de envelope)

Leite para pincelar sobre os pães antes de irem ao forno



Acabamento final (depois de assar)

Leite para pincelar e coco ralado para polvilhar



Preparo

1. Retire a forma da máquina, encaixe a pá de sovar e coloque os ingredientes da massa na ordem acima, exceto o coco ralado.

2. Encaixe a forma no aparelho, feche a tampa e selecione o programa "Massas".

3. Quando perceber que a massa já está uniforme, abra a tampa e adicione aos poucos o coco ralado.

4. Espere o ciclo terminar. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e divida-a em 10 partes iguais (ou ao menos parecidas).

5. Faça bolinhas com cada pedaço. Passe farinha no dedo polegar e fure o centro das bolinhas, fazendo um buraco e alargue-o girando o dedo.

6. Coloque as rosquinhas em assadeiras untadas, deixando um espaço de 4cm entre elas.

7. Cubra as assadeiras com filme de PVC e deixe crescer em local quente, até as massas quase dobrarem de tamanho.

8. Pincele o leite sobre as rosquinhas e leve-as ao forno pré-aquecido (220°C) por aproximadamente 10-15 minutos ou até perceber que elas estão levemente douradas.

9. Retire da assadeira e coloque-as sobre uma grade para resfriarem.

10. Pincele leite novamente e polvilhe o coco ralado para decorar.



Dica: ao modelar as rosquinhas, fiquei com receio que os buraquinhos se fechassem ao deixar a massa crescendo  Então, peguei os meus bicos de confeitar e coloquei-os no centro de cada rosquinha, assim eles teriam a função de um aro e não deixariam os buraquinhos se fecharem. Deu certo! E se eu não tivesse feito isso, os buraquinhos se fechariam muito, pois a massa na etapa 7 da receita, cresceram bastante! #ficaadica



Olha só a textura dessa rosquinha! Dá pra resistir?



Espero que tenham gostado!

Beijocas e um ótimo dia pra vcs!

Cintya Maria






Comentários

  1. Além de terem ficado lindas tem um aspecto delicioso.
    Eu já comia...umas quantas.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintya,
    Hum! Deu água na boca essa rosquinha. O problema é que não tenho a máquina, mas vou experimentar fazer manualmente mesmo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Cintya essa sua cozinha está a todo vapor heim amiga, vc me mata com tantas delicias. Essas rosquinhas são tentadoras, ficaram tão lindas, mais uma razão para eu comprar uma MFP estou louca por uma. Adorei sua receita, e tendo coco, ja fiquei fã. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. oi Cyntia,guardando a receita minha maquina está dodoi,aguardando ela chegar do conserto bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  5. Cintya, senti cheiro de rosquinha de coco e vim atrás! Menina, tô tão necessitada de umas receitas de pão dessas, práticas, preciso tirar a poeira da minha mpf. Gosto de fazer pão na mão, mas a bichinha economiza nosso tempo, que podemos usar para fazer outras coisas :) Faz favor de nunca seguir as receitas, ok? Coco é melhor do que passas! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas