Torta de Banana






O corpo humano é realmente algo fascinante e complexo. E na minha modesta opinião ele não pode ter surgido de uma simples explosão, chamada por alguns de Big Bang. São tantas funções, características, detalhes minuciosos, tudo tão perfeito! E isso me levar crer que não foram apenas reações químicas... Mas, como não estou aqui para discutir sobre ciências ou crenças, só quero ressaltar tamanha perfeição! Por exemplo, é só a temperatura mudar e o nosso paladar sofre as consequências e pede por algo mais consistente, mais quente e reconfortante. Pelo menos é o que acontece comigo. Com vocês é assim também?


Nessa época, fujo de qualquer tipo de comida gelada: como menos salada (tá bom, sei que não deveria, mas não consigo!) e certos tipos de frutas. Pudins e mousses evito ao máximo! Não gosto daquela sensação de algo gelado correndo dentro do meu corpo. Sou uma pessoa que sente bastante frio e já devo ter contado por aqui que essa é a época do ano em que mais sofro (ô dó! rsrs), daí a minha predileção pelo verão!


Entretanto, prefiro olhar para o lado gostoso se é que ele existe do outono-inverno. Dormimos melhor e agarradinhos, ficar em casa no sábado à noite é uma delícia... enfim, tudo tem o seu lado bom, não é?


Mas, voltando ao assunto "paladar", percebi que como mais bolo nessa época do ano! E é por isso que hoje trago uma receita de família, chamada pela minha avó materna de torta, porém alguns a chamarão de bolo. Seja qual for o nome, sugiro que testem, pois quando quero comer um bolo com casquinha crocante, é esse que escolho! O interessante dessa torta é que ela leva queijo ralado na massa e acredito que seja por isso que se forme a tal da casquinha crocante.





Torta de Banana


*Forma redonda de laterais altas de 26cm*





03 colh. (sopa) de manteiga (temperatura ambiente)


03 xíc. (chá) de açúcar


04 ovos


03 xíc. (chá) de farinha de trigo (peneirado)


01 xíc. (chá) de maisena


01 colh. (sopa) de fermento para bolo


01 xíc. (chá) de leite (usei integral)


01 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado (opcional, se não gostar, não precisa colocar, mas ele é que dá o "tchan" no bolo e o sabor não fica forte)


Fatias de banana nanica (usei 2 bananas, mas se gostar e quiser pode colocar mais, ok?)





Preparo


1. Unte e enfarinhe a forma e pré-aqueça o forno. (180°C).


2. Em uma tigela grande, peneire o trigo, a maisena e o fermento. Reserve.


3. Em um outro recipiente grande, bata em velocidade alta a manteiga, o açúcar e os ovos até obter um creme bem leve e claro.


4. Adicione aos poucos à essa mistura os ingredientes secos, intercalando com o leite.


5. Acrescente o queijo ralado e misture muito bem.

6. Espalhe as fatias de banana do fundo da forma (vide foto)



7. Cubra as fatias de banana com a massa da torta e coloque mais fatias de banana para decorar.



8. Leve ao forno para assar  por aproximadamente 45 minutos ou até que o topo do bolo esteja dourado. (vide foto). Olha a casquinha aí, gente!




E aqui está o caderninho que dei para minha mamis, em 1982 quando eu estava no pré. (direto do túnel do tempo! rsrs) E mais tarde, não sei dizer o ano, passei todas as nossas receitas para esse caderninho, inclusive a dessa torta. Detalhe da página toda suja de respingo de massa de bolo...rs









Espero que tenham gostado!


Bom apetite! E e um ótimo dia pra vcs!

Cintya Maria

Comentários

  1. Deve ficar uma deliciaaaaaa...vou fazer para os meninos hoje!!! Aproveitando o espaço Cintya estou trabalhando em casa com a net, uma renda extra para ajudar, pois salário de professor você sabe, não é!? Baixoooo!!!Rsrs...Então quem tiver interesse em ter uma renda extra acesse: www.frpromotora.com/viviane44858648 ou e-mail: professoravivinota10@gmail.com ou ainda visite meu blog www.professoravivica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cintya querida os doces maravilhosos que comi ontem e vc não (ai que maldade) estavam tão, mas tão, mas tão bons amiga, que vc precisa vir conhecer o lugar, o dia que quiser vamos combinar ta? Vele muito, mas muito a pena.
    Amiga já faz um tempinho que ando procurando um bolo de banana desse tipo que nossas mães faziam e que eu não conseguia fazer mais, é assim que gosto, bolo fofo com a massa fofa e não os massudos de banana que tenho feito. Vou levar a receita. Adorei. Beijinhos miga

    ResponderExcluir
  3. Adoro bananas, e então em bolos muito mais, este bolinho parece delicioso, gostei muito desta sugestão, está bem bonita.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nunca comi bolo com banana mas provava esse de boa vontade pois esta uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas