Atum à Moda Siciliana




Alguns dias atrás fui ao médico para solicitar os exames do check up anual.


Conversei com a médica, que me examinou e me pesou. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque estou com o mesmo peso do ano passado, mesmo após ter comido todas as guloseimas que posto aqui e sem fazer nenhum exercício físico (o que pretendo mudar em breve rsrs). E, por essa razão, concluo que possuo um bom metabolismo. Por outro lado, fiquei triste porque o peso do ano passado está 3 kilos acima do peso que sempre tive. Seria a idade chegando e a dificuldade para emagrecer? Talvez.


Entretanto, tenho plena consciência do que comi e tenho comido, e sei que não fiz nenhuma restrição ao meu paladar "carboidrático-doceiro"...rs... Sei que minha alimentação somente às vezes é saudável (para os meus padrões de exigência). E o que me entristece é ver que já estamos no segundo semestre e eu ainda não consegui mudar a minha alimentação como eu gostaria! Tenho os meus vícios por determinados tipos de alimentos e resisto à abrir mão deles. Às vezes até consigo, mas por pouco tempo. Gostaria de ter mais determinação e perseverança... Mas, eu vou continuar tentando! Recomeçar sempre! Esse é o meu lema! rsrs...


Pois bem, comentei na semana passada, na Fan Page do blog, que eu faria um peixinho, com o propósito de comer algo mais leve e nutritivo, e cá estou para lhes passar a receita.


Fui à feira decidida a trazer salmão, mas chegando na banca, me deparei com o atum, peixe pelo qual eu morro de amores... e não teve jeito! O salmão perdeu a vez! rsrs... (pra ser beeeeemmm sincera, o salmão tem um sabor muito acentuado para o meu paladar. Eu iria comprá-lo apenas porque sei que possui omega 3...rs)


Em casa, dei uma espiada nos meu livros e não achei nada que me fizesse salivar. Fui então perguntar ao sr. Google, que me indicou a receita de hoje...


Espero que gostem, pois o preparo é muito simples. Fiz algumas alterações, pois alguns ingredientes eu não encontro com tanta facilidade por aqui, mas no link da receita, você pode seguir à risca.




Atum à Moda Siciliana


Para 2 pessoas, quase nada adaptado DAQUI





4 medalhões de atum


1 cebola média picadinha


1 tomate bem maduro picado em cubinhos


1 pão duro


Folhas de manjericão, alcaparras, sal, pimenta-do-reino e azeite extra-virgem a gosto





Preparo


1. Pique o pão duro em pedaços pequenos e com um martelo de carne, bata o pão até formar uma farinha. (não use farinha de rosca pronta, pois o sabor e a textura não serão os mesmos). Passe essa farinha para um prato fundo e reserve.


2. Em um outro recipiente, coloque os medalhões e tempere-os com o sal e a pimenta.


3. Regue-os com azeite e espalhe bem com os dedos, inclusive nas laterais, para que todo o medalhão fique "untado".


4. Passe os medalhões na farinha feita com o pão duro, pressionando-os levemente para formar uma crosta.


5. Aqueça uma frigideira, regue com um fio de azeite e quando estiver bem quente,  coloque os medalhões e deixe-os selar. (Você não irá fritá-los, somente tostar a superfície até a crosta ficar levemente dourada como mostra a foto acima. O atum é um peixe que, ao prepará-lo, devemos deixar o seu interior com uma coloração rosada, caso contrário o sabor será alterado). Após alguns segundos eles já estarão selados. Reserve-os.


6. Em outra frigideira, coloque um fio generoso de azeite e acrescente a cebola, o tomate, algumas folhas de manjericão (separa algumas para decorar) e as alcaparras.


7. Salteie esses legumes por no máximo 2 minutos e retire do fogo.


8. Sirva essa guarnição juntamente com o atum.





Bom apetite!!!





Beijocas e um ótimo dia saudável para você! ;-)


Cintya Maria




Comentários

  1. Há anos que não como atum fresco,esse ficou uma verdadeira delicia.
    Gostei muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Nunca preparei atum fresco, mas adorei a receita. Vou procurar na peixaria daqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummm, amiga! Saudável mesmo. Este atum está tão apetitoso. É... frear a vontade (principalmente de doce) não é fácil, todos precisamos pensar principalmente na nossa saúde futura, só que hoje. Viu, Fabiola, vê se aprende!hihihi
    Beijo grande, Ci
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Cintya querida, infelizmente conforme vamos envelhecendo, embora vc ainda seja jovem, o nosso metabolismo se torna mais lento, uma vez a médica me disse que exercícios são a única maneira de queimar calorias mais rápido, pois infelizmente não existe remédio que acelere o metabolismo,então amiga, você até pode continuar se alimentando como antes, desde que com pequenas restrições né. Diminuir doces, massas, etc mas sempre aliado a exercícios. É cruel né Cintya. Heheh. Adorei seu atum, gosto muito de atum fresco. Ficou um delicioso prato. Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas