2° Encontro Gourmet: um evento fenomenal !




Banner by: Carina Monteiro


E aconteceu no sábado, 02 de Novembro, o segundo Encontro Gourmet, evento que reúne blogueiros de gastronomia de norte à sul do país.


Desde que soube da data do encontro, fiquei na contagem regressiva... e como demorou para chegar o tão esperado dia!


Essa edição do evento foi para mim, particularmente, mais especial por algumas razões: primeiro porque eu iria rever todas as amigas e amigos com quem falo com frequência via blog ou Facebook; segundo porque eu iria conhecer alguns que não puderam participar da outra edição e terceiro porque eu iria ministrar um dos workshops. Sim! Eu recebi um convite, e quase recusei, mas acabei aceitando...




No início do encontro, desta vez, fomos recebidos uma hora mais cedo  para um delicioso e mega caprichado café-da-manhã, preparado pelos patrocinadores Fleischmann e Mococa, com o apoio do buffet Design do Sabor. Estava tudo simplesmente divino!














Além dessas mesas cheias de delícias, para manter a tradição do ano passado, havia também a mesa de quitutes feitos pelos blogueiros:







Após esse banquete inicial, tivemos a abertura oficial do encontro, feita pelos organizadores: Cecilia Padilha, do blog Yes we cook, Dani Abolin do Cinebistrot e Sandra Reis, do Caldeirão da Bruxa Solar.




Da esquerda para direita: Sandra, Cecilia, Dani e Wlad, os organizadores (e guerreiros!)


Vou contar para vocês, sobre os workshops que tivemos nesta edição.

O primeiro foi o da La Pastina, ministrado pela chef e também blogueira Bruna Leite, a qual nos apresentou uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Todos preparados com produtos La Pastina. Abaixo as foto dos pratos degustados:








No sentido horário: a chef Bruna, a entrada: arancini no catchup balsâmico (maravilhoso!); e de sobremesa panna cotta com calda de geleia de frutas vermelhas e grand manier






Em seguida, tivemos o tão esperado (pelo menos pra mim) workshop da Camil, ministrado por nada mais nada menos do que o chef, mega simpático e carismático, Edu Guedes.






Confesso que eu estava bastante ansiosa por  esse momento, pois  queria muito conhecê-lo e  ter o privilégio de degustar um de seus pratos. E olha...(pausa para os suspiros! rsrs) ele superou t-o-d-a-s as minhas expectativas, pois além de cozinhar super bem, ele é extremamente cativante e atencioso! Fiquei mais fã ainda!

Bem, confesso que de tão abobalhada que eu estava, eu mal conseguia prestar atenção na receita, mas como a equipe dele é 10, antes que ele começasse a preparar o prato, todos os participantes receberam um folder com a receita impressa. E o chef nos preparou um delicioso Risoto de Feijoada, o qual estava pra lá de apetitoso! Eu comeria fácil, fácil um big prato, mas pena que era apenas uma porção para degustação...





E esse foi o meu prato:





Na sequência, teve o workshop da LG, ministrado pelo chef Rodrigo Saraiva. Nele foram apresentadas dicas e receitas feitas no microondas, porém eu não pude participar, porque nesse momento eu já estava nos bastidores preparando a receita que eu apresentaria a seguir, por isso é que não tenho fotos para mostrar à vocês.

E então, chegou a vez do workshop da Rap 10, cuja receita salgada foi apresentada e preparada pela amiga e blogueira Carla Colombo, do blog Brisando na Cozinha.




Carla, minha parceira em ação - (foto: Rachel Azevedo)

A Carla mandou muito bem e apresentou um Ratatouille de potinho, que ficou show! (para quem quiser a receita, clique AQUI)




Ratatouille com Rap 10 (foto: Patrícia Guimarães)

E a versão doce do Rap 10, como eu já havia comentado no início do post, foi apresentada por essa pessoa que vos escreve...rsrs




Eu, no meu momento "Ana Maria Braga com sotaque do interiorrrrrrrr" (foto: Sandra Reis)

No início eu estava nervosa, mas aos poucos, conforme eu ia apresentando a receita eu ficava mais à vontade. E "azamigaz" blogueiras que estavam me assistindo, me ajudaram muuuuuito com o apoio moral e presencial, os quais fizeram toda diferença para mim! Fiquei extremamente feliz com a oportunidade de poder contribuir de uma maneira simples, para um evento o qual considero de grande porte. Por essa razão, eu só tenho a agradecer todazazamigaz por tudo!!!!!!

Bom, acho que vocês querem saber sobre a minha receita, certo?

Pois bem, escolhi uma receita Italiana, chamada Cannoli, e fiz uma versão Rap 10 desse doce. Esse quitute Italiano, possui também uma versão Americana.

E olha só o resultado:







Antes que vocês me perguntem, já adianto que vou fazer um post com a receita do Cannoli, uma vez que no Encontro não tivemos a degustação, apenas a demonstração da receita. Por isso, aguardem!!!

Ufa! Passado o nervosismo de principiante, pude relaxar e curtir mais um pouco do fenomenal encontro...

Participei do workshop da Borges, onde fizemos uma degustação de azeites, bastante interessante e explicativa.





Tivemos também, pelo segundo ano seguinte, o workshop da AdeS, apresentado pela amiga-blogueira Monalisa Cavallaro, do blog Diário de Receitas sem Lactose.




Monalisa e suas "ajudantes" (e também blogueiras) Adriana (blog Casa, Coisas e Sabores e Fernanda (blog Na cozinha lá de casa)

Sucos deliciosos, preparados com ingredientes inusitados e fechando com chave-de-ouro, ela ainda apresentou um docinho ma-ra-vi-lho-so feito com castanhas! As meninas arrasaram e esbanjaram simpatia.



No cair da tarde, veio o workshop mais esperado pelas meninas: o do chef Rodrigo Oliveira, proprietário do famosíssimo restaurante Mocotó. Segundo elas, o chef mais gato do encontro, porém, me desculpem, mas não faz o meu tipo...rs

Ele apresentou o workshop da Satis, o molho Shoyu da Ajinomoto, desenvolvido especialmente para o paladar e as receitas da culinária brasileira, mas eu não participei desse...




O chef, Rodrigo Oliveira (foto: Carla Colombo)

O penúltimo workshop BOS BBQ & Wessel, foi quase uma aula sobre barbecue. Nele aprendemos que barbecue é muito mais que churrasco, é um estilo único de se preparar o tradicional churrasco americano. Nesse workshop, contamos com as explicações de Gustavo Bottino, Blake Watkins e André de Luca.



E encerrando os workshops de 2013, o último foi do Café 3 corações, apresentado por Larissa Januário, do blog Sem Medida. Nele, a blogueira e jornalista trouxez dicas simples e práticas de como tirar o cafezinho da xícara e o aplicá-lo em iguarias salgadas. Simplesmente um arraso!




Linguiças caramelizadas no café e melado, cuscuz nordestino e vinagrete de maça verde (Foto: Larissa Januário)

Após o término de todos os workshops, as organizadoras prepararam uma série de sorteios de kits e brindes, enviados pelos patrocinadores. E nós blogueiros, nos divertimos muito na expectativa de ganhar um presente... Foi mais um momento muito bacana de confraternização, muita algazarra e risadas!...

Presentes entregues, hora da foto oficial dos blogueiros que participaram da edição 2013:




Os Blogueiros (Foto: Rachel Azevedo)






Mais de perto (Foto: Cíntia Sevaux)






E agora um close! (Foto Alessandra Passini Sander

E assim se deu por encerrado o 2° Encontro Gourmet, que já deixa saudades...

Além do meu profundo e sincero agradecimento às três idealizadoras Cecilia, Dani e Sandra por toda dedicação e empenho na organização deste evento, que mais uma vez estava impecável, agradeço também à todos os colaboradores e aos patrocinadores que apoiaram a realização desse evento:




Os patrocinadores 2013 (Foto: Rachel Azevedo)

Voltei para casa com o coração abastecido de afeto e tanto carinho que recebi dos amigos e amigas que (re)encontrei.  E àqueles com os quais não tive tempo de conversar ou conhecer melhor, peço desculpas e me comprometo a reparar este erro na próxima edição.

O porta-malas também voltou lotado com os kits que cada blogueiro ganhou na saída do evento!

Despensa e coração cheios, mais perfeito impossível! =)




Os kits que ganhamos ainda nas sacolas




E aqui, todos na mesa! =)

Termino esta longa e cansativa postagem fazendo a contagem regressiva para o Encontro Gourmet 3!!!

Ainda estou em êxtase...



Beijocas e até mais!

Cintya Maria

Comentários

  1. Muito bom relembrar um pouco de tudo o que rolou no EG2, bate uma saudade danada, que venha o 3º... contando os dias!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Cintya Maria, quando que eu imaginaria ter uma amiga de Sarrrrto? E esses encontros virtuais ficam infinitamente mais gostosos quando se concretizam! Lembro que quando te conheci no primeiro EG a gente nem interagia muito e te achei uma pessoa mega simpática, empatia na hora. Que bom que pudemos cultivar esse encontro, e o resultado disso foi uma palhaçada gigante, hahaha. Esse EG foi bem especial para mim também, me diverti horrores, reencontrei pessoas queridas como você...enfim, EG3 estamos aí :D
    Gostei demais do seu post, a gente sente toda a emoção que está no seu texto e vai vivendo tudo de novo...bom demais.
    Um beijo bem grande da amiga Adri :*

    ResponderExcluir
  3. Ci, adorei o post, ficou tudo bem explicadinho e como vc disse... como é bom lembrar de tudo. Esse EG foi absolutamente cheio de surpresas! Tá certo, vamos tirar a nossa foto juntas com certeza!
    Eu já havia te parabenizado pessoalmente pela oportunidade que vc teve, mas repito... você e a Carla merecem muito, fazem quitutes deliciosos e são donas de uma simpatia contagiante!
    Ah, o pastel lá na casa dos meus pais também figurou várias vezes como mistura... obrigada pelo seu carinho!
    Beijos e beijo mil pra você. Tô aguardando a receita maravilhosa que vc fez, ficou linda!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Cintya...enquanto eu lia, parecia que ia te escutando falar, com este sotaque carregado delícia! Muito bom, engraçado e detalhado o teu post! Sabe que eu não lembrei do docinho de castanhas das gurias? Esqueci de colocar no blog! Até foi bom, porque assim eu vou procurar a receita para fazer! Um beijo e um queijo, amiga!

    ResponderExcluir
  5. Cintya,
    Não me incomodo com posts longos, absolutamente! Tendo participado do EG, ver tudo isso é reviver bons momentos.
    Quero ver a receita do cannoli, porque a foto ficou linda!
    Bom final semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas