Brigadeiro Noir




No meu aniversário no ano passado, meu irmão Fábio & minha cunhada Elke, me presentearam com o livro Brigadeiro Gourmet, da Editora Lafonte. Fiquei radiante, porque brigadeiro é o meu docinho predileto!


O difícil foi escolher a receita! Uma mais gostosa do que a outra!!! Para uma chocólatra como eu, apaixonada por esse docinho, foi uma árdua tarefa.


Optei pelo Brigadeiro Noir (lê-se "noar"), o qual é feito com o chocolate amargo, o mais escuro de todos, daí a origem do nome (noir = preto). Ele faz parte dos clássicos. No livro há receitas classificadas como: castanhas, etílicos, exóticos, frutas e especiais. Como vocês podem observar, são várias as categorias. Pretendo compartilhar com vocês todas as que eu testar, portanto aguardem!


Sei que para fazer um brigadeiro não tem segredo, mas o bacana das receitas são as combinações! Vocês verão!


Chega de conversa agora! Vamos à receita! ;-)









Brigadeiro Noir





1 lata de leite condensado (395 g)


100g de chocolate 70% cacau (usei o da Callebaut)


1 colh. (sopa) de manteiga sem sal


Granulado amargo para decorar (usei o split amargo da Callebaut)





Preparo





1. Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso. Leve a panela ao fogo baixo,  mexendo sempre, até a massa começar a se desprender do fundo. Retire do fogo.





2. Transfira a massa para um tigela (untada com manteiga sem sal) e leve à geladeira para esfriar.





3. Depois de fria a massa, umedeça suas mãos com água, pegue cerca de meia colher de sobremesa de massa e enrole, modelando uma bolinha.





4. Passe a bolinha pelo granulado, coloque-a sobre uma forminha de papel, forrada com tapete celofane transparente.





5. Repita esse processo até o término da massa.








Viu como é simples? A diferença está na escolha dos ingredientes! Espero que tenham gostado!





Beijocas e até o próximo post!


Cintya Maria

Comentários

  1. O livro deve ser uma tentação!!! Estes brigadeiros feitos e enfeitados com tanto primor, ficaram de cair o queixo. Passa uns pra cá "faisfavor"!!! Beijocas
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Cintya, brigadeiro é bom sempre! Quanto mais pretinho, mais eu gosto. Fiquei curiosa para conhecer os etílicos e os exóticos também!
    Estão lindos seus brigadeiros. Um bom dia! bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmmmmmmm brigadeiro é tudo de bom, esse com nome chique ficou muito lindo e sua apresentação impecável fez a gente aqui do outro lado salivar!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. OH que lindos e tão perfeitos, uma delicia de certeza.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Cintya, jura que vc enrolou a massa bonitinha assim? As fotos sÃo dos SEUS brigadeiros? Nao comeu na panela? Vc é minha heroína! Adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Jura que esses brigadeiros vc quem fez? Nao comeu direto da panela? Ficaram lindos!!! Vc é minha "idala". Adoro seu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Que aspeto delicioso.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  8. olá Cyntia,que deliciosa receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  9. que delícia! brigadeiro é dos meus docinhos preferidos tbm!!! ficaram mto lindos, Cin!
    Bjokass

    ResponderExcluir
  10. Cintya querida,
    acho difícil alguém recusar um brigadeiro, essa
    sua receita é de pedir bis...hummmmmmmm!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Ainda mais agora que estou reeducando meu paladar em relação a chocolate. =)

    ResponderExcluir
  12. Cintia, esses 70% cacau vende em barra ou tipo split da callebaut?
    Eu não consigo achar barra da callebaut, só o SICAO que é feito no Brasil da callebaut, mas não diz na embalagem a porcentagem de cacau. Me ajuda?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas