Batata Hasselback





Quarta-feira é o meu dia de ir à feira, que alegria! =)


Para alguns que não cozinham, isso pode parecer bizarro, mas para mim é estimulante, pois quando passeio pela feira, não vejo simples legumes e frutas, mas ingredientes frescos que trarão qualidade de vida, além do sabor às minhas receitas, claro.


Devo confessar que tenho um ritual antes de ir à feira. rsrs


Primeiro, tomo o meu café reforçado para não ficar com vontade do pastel, depois me troco, faço uma lista, separando frutas de legumes e saladas, pego as sacolas de pano e em uma delas levo os meus pertences, pois a bolsa atrapalha. Costumo parar o carro em um lugar não muito próximo da feira, assim sou obrigada a andar à pé um pouco mais. E assim, sigo feliz e ansiosa para ver quais produtos estarão bonitos e com bom preço.


Tento fazer rápido as minhas compras, mas às vezes encontro um (ou mais) conhecidos, parentes ou amigos e a gente "enrosca" de tanto conversar. Coisas do interior! rsrs Adoro isso quando estou com tempo!


De volta em casa, já vou engatilhando o almoço, pois o marido chega cedo e faminto e, ao mesmo tempo, tento guardar as compras, lavar a louça e espiar o Facebook...rsrs... Tudo junto e misturado! Só não guardo as coisas quando vejo que a gaveta da geladeira precisa ser limpa, aí deixo isso para depois do almoço porque tenho mais tempo.


E desta vez, eu trouxe da feira batatas lindas! E com elas resolvi testar essa receita que há tempos eu já tinha visto nos blogs dazamigaz e também no Pinterest. Me inspirei na receita da Sandra, que é dona do Caldeirão mais temperado e saboroso que conheço. Só coloquei os temperos da minha preferência, mas segui as instruções dela. Bingo! Ficaram divinas as minhas batatas!


Para aqueles que nunca tinham ouvido falar, a batata hasselback (ou batata laminada) é um acompanhamento sensacional, além de prático. Vai bem com carnes (bovinas, suínas, aves, peixes) e até sozinhas acompanhando apenas o nosso bom e velho arroz feijão.


Uma ótima opção para variar a sua batata de todo dia.





Batata Hasselback


2 batatas médias (ou grandes) com casca


Sal, noz moscada, pimenta-do-reino, orégano e azeite a gosto (ou qualquer outro tempero de sua preferência)








Preparo


1. Comece higienizando  as batatas, lavando-as  com muito cuidado em água corrente e seque-as.


2. Com uma faça afiada, corte fatias  no sentido da largura, porém não vá com a faca até o final. Se o fizer, irá separar as fatias e não é isso que queremos, ok? (observe bem a foto!)


3. Unte um refratário (ou uma forma) com azeite e coloque as batatas dentro dele.


4. Pincele azeite em cada uma das fatias e tempere com as ervas de sua preferência. (No meu caso salpiquei a noz moscada, o sal, o orégano e a pimenta-do-reino).


5. Asse em forno preaquecido (220°C) até que as fatias estejam macias (faça o teste com um garfo). Sirva a seguir.





Espero que tenham gostado!





Beijocas,


Cintya Maria

Comentários

  1. Gosto tanto e essa ficou uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal, quarta-feira é o meu dia de ir à feira também aqui na Itália :-)
    Adoro essa batata e faço também com batata-doce e fica show!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas