17/07/2014

Granola Caseira


Olá pessoal!
Hoje trago uma receita simples e fácil, porém cheia de saúde: a granola caseira. Nem preciso falar que o sabor é extremamente melhor do que as industrializadas, preciso? Além disso, o melhor de tudo é que podemos customizá-la, adicionando os ingredientes de nossa preferência, ou aqueles que estiverem ao nosso alcance.
Pois bem, optei por fazer a minha própria granola pelos motivos acima descritos e também porque quando separei a receita da sobremesa que eu faria, ela era um dos ingredientes necessários. Ah! Esqueci de falar que o marido adora comer granola com iogurte pela manhã, mais uma desculpa razão para eu ir para a cozinha. =)
Pesquisei na Internet várias receitas, olhei o que eu tinha no armário e escolhi uma que me serviu como base.
Resultado mais que aprovado!
Granola Caseira
Receita base DAQUI

1 xíc. (chá) de aveia em flocos
1/2 xíc. (chá) de nozes
1/2  xíc. (chá) de castanha do pará
1/3 xíc. (chá) de mel
1/8 xíc. (chá) de azeite
1/8 xíc. (chá) de semente de girassol
1/8 xíc. (chá) de semente de linhaça
1/4 xíc. (chá) de coco ralado (sem açúcar)
1 colh. (café) de sal
1 pitada de canela

Opcional: depois de pronta (assada), acrescente uva-passa ou qualquer outra fruta seca de sua preferência. ;-)

Preparo
1. Coloque as castanhas e as nozes no copo do liquidificador na função pulsar por alguns segundos, até perceber que estão picadas no tamanho desejado.
2. Em uma tigela funda, coloque aveia e a mistura de castanhas já trituradas.
3.Adicione o sal, o azeite e o mel. (o sal aqui vai ajudar a granola a não ficar tão doce)
4. Misture bem até tudo ficar homogêneo. A mistura precisa estar levemente úmida pelo mel e pelo azeite. Se achar que tem muita aveia sequinha nos cantos, pode colocar um pouco mais de azeite e misturar bem 
5. Preaqueça o forno (180°C).
6. Despeje a granola em uma forma grande e espalhe bem.
7. Leve ao forno por 15 minutos, retire e mexa (assim todos os grãos ficarão com a mesma coloração) e volte ao forno, deixando assar por mais 10 minutos. Repita esse processo até que a granola esteja dourada. Fique de olho porque é rápido, ok?

Beijos e até a próxima!
Cintya Maria

Um comentário :

  1. Oi, Cyntia,

    Eu já fui viciada em granola, consumi durante tanto tempo que de repente enjoei, rsrs. Mas nos últimos tempos estou voltando ao antigo hábito. Achei esta sua muito interessante principalmente por levar muita aveia (que eu amo) e azeite, que pra mim é uma boa novidade em granola, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!