19/09/2014

Barquete de Abobrinha com Carne Moída

 Bom dia pessoal!
Trago para vocês uma receita fácil e saborosa. Acredito que muitos de vocês já a tenham feito, mas pensando naqueles que estão entrando agora no mundo da cozinha, resolvi compartilhar.
Desde que me casei - já contei isso para vocês - meu paladar mudou, ou melhor, tenho me esforçado para comer coisas que antes não faziam parte das minhas refeições. Não porque minha mãe não as fizesse, mas sim, por puro preconceito meu de achar que eram ruins e assim eu não as comia.
Desde que a abobrinha entrou definitivamente para o meu cardápio, ela se tornou um dos meus legumes favoritos. Coloco-a na sopa, no peixe, na salada, no ovo... em quase tudo! (ainda não fiz o bolo de chocolate com abobrinha, mas pretendo testar rs)
Desta vez, para variar um pouco a apresentação, resolvi fazer essas barquetes, as quais ficaram muito apetitosas.

Barquete de Abobrinha com Carne Moída
Rendimento: 2 pessoas

1 abobrinha italiana grande cortada ao meio (retire e reserve a polpa -> dicas no modo de preparo logo baixo)

Recheio
300g de carne moída (uso patinho)
1 cebola média picada em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
1 lata de tomate pelados
polpa da abobrinha
1/2 colh. (sopa) de azeite
Sal, pimenta-do-reino, orégano e cheiro-verde a gosto
Queijo muçarela ralado para decorar

Preparo da Abobrinha
1. Lave e higienize bem a abobrinha.
2. Corte-a ao meio, retire uma parte da polpa, deixando um pouco no fundo e nas laterais de cada metade. (observe o tanto que deixei nas fotos do post, ok?)
3. Coloque as metades em uma panela e cubra-as com água.
3. Leve a panela ao fogo forte e quando começar ferver, abaixe o fogo e conte 5 minutos. Após esse tempo, espete um garfo para verificar se as metades estão macias. Se estiverem macias (não podem estar muito moles, ok?), retire-as do fogo e coloque sobre uma assadeira. Reserve.

OBS: Caso as metades ainda estejam firmes, conte mais 5 minutos no fogo e teste novamente com o garfo. Vá monitorando e testando até estarem macias (porém não muito, ok?), pois o tempo de cozimento irá depender do tamanho de sua abobrinha e também do seu fogão. Portanto, atenção!

Preparo da Carne Moída
1. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo baixo.
2. Acrescente a cebola e o alho e refogue-os. (até a cebola ficar transparente)
3. Adicione a polpa da abobrinha e refogue por 3 minutos ou até que esteja macia. 
4. Em seguida coloque a carne moída e cozinhe-a até dourar.
5. Junte os tomates pelados e deixe cozinhar por alguns minutos.
6. Tempere com o sal, a pimenta e o orégano e cozinhe até que a carne esteja úmida, porém com pouco molho (sim, a carne solta líquido e tem o molho de tomate!) 
7. Retire o recheio do fogo e preencha as metades das abobrinhas com a carne. Cubra a assadeira com as abobrinhas com papel alumínio e asse por 15 minutos em forno preaquecido (180°C).
8. Após esse tempo, retire as barquetes do forno, bem como o papel alumínio delas. Salpique o queijo sobre a carne e volte ao forno para gratinar por aproximadamente 15 minutos. Sirva a seguir.
Beijos e uma ótima sexta-feira pra vc! =)
Cintya Maria

PS: neste sábado acontecerá o 3° Encontro Gourmet e é claro que eu estarei lá. Trarei as novidades para vcs nos próximos posts, ok? =D

2 comentários :

  1. Hmmmm...eu adoro!!! Pena que o meu marido não é fã de abobrinha!! E acabo desistindo de fazer só pra mim!! Beijos e ótimo final de semana pra você! =)

    ResponderExcluir
  2. Hummm... mas que delícia de receitinha. Prática e parece ser saborosíssima. Adorei!

    Beijinhos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!