15/09/2014

Ratatouille

Para começarmos a semana de uma maneira saudável, sugiro um prato fácil, rústico e que tem se popularizado bastante recentemente: o ratatouille. É um prato de origem francesa, feito com alguns tipos de legumes temperados com ervas.
Vamos conferir a receita:
Ratatouille
Rendimento: para 3 pessoas

1 berinjela média
1 abobrinha italiana média
1/2 pimentão vermelho picado em cubos pequenos (eu sempre escolho um vermelho esverdeado rs)
1 tomate maduro
1 cebola média
Ervas finas para temperar (usei 1 ramo de alecrim fresco, orégano, salsa, alho e cebola desidratados)
Queijo parmesão ralado (para decorar), sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Preparo
1. Forre um refratário com duas tiras largas de papel manteiga deixando sobras para poder fechar os legumes, formando uma trouxinha e assim cozinhá-los melhor. (pode-se utilizar papel alumínio também).
2. Fatie todos os legumes exceto o pimentão.
3. Distribua as fatias de legumes em fileiras, intercalando-as. (exemplo: 1 de berinjela, 1 de tomate, 1 de cebola e uma de abobrinha). Repita esse processo até preencher todo o refratário.
4. Regue os legumes com o azeite, salpique o sal, a pimenta e as ervas. Decore com o alecrim fresco e espalhe os cubinhos de pimentão sobre as fatias.
5. Feche os legumes com as sobre de papel manteiga, formando a trouxinha e leve ao forno preaquecido (180° C) por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, abra a trouxa com cuidado para não se queimar (há vapor dentro dela) e teste com um garfo a maciez dos legumes. Se ainda estiverem firmes deixe mais tempo na trouxinha (sempre monitore o tempo e verifique a consistência de 10 em 10 minutos, para não ficar muito mole). Caso os legumes já estejam macios, retire o refratário do forno, polvilhe o parmesão ralado e volte ao forno para derreter o queijo.

E esta pronto o seu almoço! Simples, prático e saboroso!

Bom apetite e um ótimo dia para vocês!
Beijos,
Cintya Maria

5 comentários :

  1. Há tempos estou com vontade de fazer a versão tradicional, e a sua está tão linda... Vou fazer! :) Beijos, queridonaaa!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, como vc sabe adoro berinjela e abobrinha e essa é uma receita que sempre tem aqui em casa. Faz tempinho que não faço e adorei a sua, por que vc coloca pimentão, preciso experimentar, o sabor e aroma devem ter invadido sua cozinha.Ficou lindo. Bela sugestão para começar a semana. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo e cheia de coisas boas....fiquei com vontade de fazer
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Cintya, que delícia de prato, adorei!
    Parece ficar bem suculento.

    Beijinhos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cintya querida,
    eu adoro essa receita, que apresentação mais linda, belo prato!

    Bjs, ótima semana ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!