09/05/2014

Biscoitinhos Amanteigados (Divinos) com Goiabada e um concurso

Próximo à Páscoa, a minha querida amiga e também blogueira Adriana, do Casa, Coisas e Sabores, lançou um concurso em comemoração aos 4 anos de seu blog.
Nele tínhamos que reproduzir a receita por ela indicada, a dos Biscoitinhos Amanteigados, contar um "causo", falar sobre a preparação, tirar e enviar as fotos. Ufa!
E eu, toda enrolada com as entregas das encomendas de Páscoa, achei que não conseguiria participar, mesmo querendo e cobiçando o prêmio: um livro do "simplesmente demais" Jamie Oliver!
Para minha sorte, o prazo final foi prorrogado e a retardatária aqui conseguiu participar. Detalhe: a data limite era dia 26/04 e eu consegui terminar tudo e enviar lá pelas 19h desse dia... Mais um pouco e eu enviaria às 23h59... Afff abafa o caso.
Pois bem, como terminei tudo tarde, tirei a foto  à noite, o que é péssimo, pois a qualidade da foto não é das melhores... Restou-me caprichar no texto, então, optei por contar algo que fosse verdadeiro, nada de ideias mirabolantes, afinal, arriscar à essa altura do campeonato seria perigoso. E assim o fiz! Lembrei-me da minha infância e de uma pessoa muito importante e querida em minha vida, de quem também já falei sobre nesse post AQUI (com foto de nós 2 juntas!).
Tenho que admitir que fiquei muito ansiosa para saber o resultado e, sinceramente, vendo a foto dazamigaz participantes, desanimei...
Porém, para minha surpresa, eis que sai o resultado e a contemplada é essa pessoa que vos escreve! Imaginem só a minha alegria!!! (para ler o texto que enviei ao concurso clique AQUI)
Fiquei contando os dias para receber o Jamie, ops, digo, o livro do Jamie Oliver aqui em casa. E quando chegou tive a certeza que o livro é mesmo sensacional! Traz fotos incríveis, de babar mesmo! E sobretudo, nos deixa louca para começar a testar as receitas. Já separei algumas que irei testar e, claro, compartilharei com vocês! Super obrigada Adri e parabéns para todas meninas que concorreram!
Bem, voltando aos biscoitinhos,  devo admitir para vocês que duvidei que uma receita tão fácil e rápida de se preparar pudesse ficar tão deliciosa! Ainda bem que eu estava totalmente equivocada, pois os danadinhos são maravilhosos! Tanto que já repeti a receita e os fiz em outro formato (para o concurso fiz corações c/ goiabada e desta vez usei um mini-cortador de florzinha). Vale muito a pena reproduzir a receita vocês irão se surpreender com o sabor, e o melhor de tudo, é que ela é bastante versátil. Veja neste post AQUI da Adri as sugestões de variações que ela dá.
Agora, chega de conversa e vamos à receita!
Biscotinhos amanteigados
Receita DAQUI

1/2 caixa de Arrozina ou de creme de arroz (100g)
1 xícara rasa de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
4 colheres de sopa bem cheias de manteiga (pode usar margarina também) em temperatura ambiente

Preparo
1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes da lista acima, amassando com as mãos até formar uma farofa grossa.

2. Se achar necessário, acrescente mais manteiga (ou margarina). Faça assim: adicione 1 colher (de sopa) de manteiga, amasse e veja se dá para formar uma bola lisinha com a massa. Se ainda não, repita esse passo até atingir a consistência desejada. (Eu fiz isso na 2a. vez que reproduzi a receita e achei que ficou mais fácil para abrir a massa com o rolo.)

3. Modele os biscoitinhos no formato de sua preferência. Para o concurso, levei a massa para gelar por 30 minutos. Depois disso, polvilhei farinha sobre a pia seca, abri a massa com o rolo e usei os cortadores para formar as bolachinhas. Também testei fazer as bolachinhas sem cortador. Peguei uma porção da massa, e enrolei até formar uma bolinha e depois achatei-a com o fundo de um copinho pequeno. Deu certo! Portanto não se desespere se você não tiver cortador para biscoito. Use a criatividade! ;-)

3.1. Para o concurso, usei um mini-cortador no formato de coração para cortar a goiabada. Coloquei sobre o biscoito. Ficou assim antes de ir para o forno:
4. Em seguida, coloque os biscoitos em assadeira untada e enfarinhada (ou se preferir pode apenas forrar a assadeira com papel manteiga, o que eu acho mais prático). Deixe um espaço mínimo entre os biscoitos, pois quase não crescem.

5. Leve ao forno preaquecido (180°) por 10 a 20 min, vai depender do tamanho dos biscoitos. Os meus ficaram prontos em 20 minutos.

6. Depois de assados, deixe-os esfriando um pouco na forma e depois transfira-os para uma grade para terminarem de esfriar.

Abaixo, deixo para vocês uma das fotos que enviei para o concurso e a foto do meu prêmio.
Pena que tirei a foto à noite e a goiabada nem parece goiabada d etão escura que saiu =(

E aqui o meu presentão! Um livro do Jamie Oliver e o cartão fofo que a Adri me enviou
Espero que tenham gostado!
Aproveito a postagem para desejar para vocês um excelente final de semana e um beijo carinhoso à todas as mamães pelo seu dia!!!

Beijocas e até a próxima!
Cintya Maria


07/05/2014

Batata Hasselback

Quarta-feira é o meu dia de ir à feira, que alegria! =)
Para alguns que não cozinham, isso pode parecer bizarro, mas para mim é estimulante, pois quando passeio pela feira, não vejo simples legumes e frutas, mas ingredientes frescos que trarão qualidade de vida, além do sabor às minhas receitas, claro.
Devo confessar que tenho um ritual antes de ir à feira. rsrs
Primeiro, tomo o meu café reforçado para não ficar com vontade do pastel, depois me troco, faço uma lista, separando frutas de legumes e saladas, pego as sacolas de pano e em uma delas levo os meus pertences, pois a bolsa atrapalha. Costumo parar o carro em um lugar não muito próximo da feira, assim sou obrigada a andar à pé um pouco mais. E assim, sigo feliz e ansiosa para ver quais produtos estarão bonitos e com bom preço.
Tento fazer rápido as minhas compras, mas às vezes encontro um (ou mais) conhecidos, parentes ou amigos e a gente "enrosca" de tanto conversar. Coisas do interior! rsrs Adoro isso quando estou com tempo!
De volta em casa, já vou engatilhando o almoço, pois o marido chega cedo e faminto e, ao mesmo tempo, tento guardar as compras, lavar a louça e espiar o Facebook...rsrs... Tudo junto e misturado! Só não guardo as coisas quando vejo que a gaveta da geladeira precisa ser limpa, aí deixo isso para depois do almoço porque tenho mais tempo.
E desta vez, eu trouxe da feira batatas lindas! E com elas resolvi testar essa receita que há tempos eu já tinha visto nos blogs dazamigaz e também no Pinterest. Me inspirei na receita da Sandra, que é dona do Caldeirão mais temperado e saboroso que conheço. Só coloquei os temperos da minha preferência, mas segui as instruções dela. Bingo! Ficaram divinas as minhas batatas!
Para aqueles que nunca tinham ouvido falar, a batata hasselback (ou batata laminada) é um acompanhamento sensacional, além de prático. Vai bem com carnes (bovinas, suínas, aves, peixes) e até sozinhas acompanhando apenas o nosso bom e velho arroz feijão.
Uma ótima opção para variar a sua batata de todo dia.

Batata Hasselback
2 batatas médias (ou grandes) com casca
Sal, noz moscada, pimenta-do-reino, orégano e azeite a gosto (ou qualquer outro tempero de sua preferência)

Preparo
1. Comece higienizando  as batatas, lavando-as  com muito cuidado em água corrente e seque-as.
2. Com uma faça afiada, corte fatias  no sentido da largura, porém não vá com a faca até o final. Se o fizer, irá separar as fatias e não é isso que queremos, ok? (observe bem a foto!)
3. Unte um refratário (ou uma forma) com azeite e coloque as batatas dentro dele.
4. Pincele azeite em cada uma das fatias e tempere com as ervas de sua preferência. (No meu caso salpiquei a noz moscada, o sal, o orégano e a pimenta-do-reino).
5. Asse em forno preaquecido (220°C) até que as fatias estejam macias (faça o teste com um garfo). Sirva a seguir.

Espero que tenham gostado!

Beijocas,
Cintya Maria

05/05/2014

Pão de Leite Fofinho


Olá pessoal!!!
Há quanto tempo não venho aqui, não?
Sim, andei sumida mesmo! E a Páscoa foi a "culpada". Trabalhei duro para dar conta das encomendas de Páscoa e por isso acabei ficando sem tempo de testar novas receitas e tirar fotos para vocês. Afinal, vocês merecem receitas novas, bacanas e fotos decentes. E tudo isso leva tempo e o meu estava escasso.
Agora aos poucos, vou voltando à ativa.
E nada melhor do que  trazer um pãozinho para o seu café-da-manhã, não?
E esse é particularmente macio. Adorei a textura e a neutralidade do sabor, pois é levemente adocicado e salgado ao mesmo tempo, o que faz combiná-lo muito bem com recheios doces ou salgados.
Ressuscitei a minha MFP (coitadinha... passou o mês todo esquecida sobre a bancada) e coloquei-a para trabalhar. o serviço mais pesado e sujo ficou com ela. Eu apenas modelei e assei. E depois de aproximadamente duas horas, lá estava eu comendo um pãozinho caseiro, fresquinho e, o melhor de tudo, sem conservantes!
Manhã feliz! =)
Pão de Leite Fofinho
3/4 copo* de leite com 1 ovo (primeiro coloque o ovo no recipiente e depois complete com o leite)
1 colh. (sopa) de creme de leite sem soro
1 colh (chá) de sal
1 colh. (sopa) de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colh (chá) de fermento biológico seco instantâneo

*o copo que vem junto com a MFP

Preparo
1. Retire a cuba da máquina de fazer pão.
2. Coloque os ingredientes seguindo a ordem acima (primeiro os líquidos e depois os secos)
3. Retorne a cuba à maquina e selecione o programa Massas.
4. Preaqueça o forno (200°C)
5. Quando terminar todo o processo (na minha leva 1h30), retire a cuba da máquina e coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com trigo e modele os seus pães. No meu caso, eu resolvi bolear.
6. Após modelar os pães, coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada.
7. Pincele leite na parte superior de cada pãozinho.
8. Leve para assar e retire os pães quando eles obtiverem com uma coloração dourada.

Obs: caso queira fazer todo o processo na máquina (preparar, sovar e assar), utilize o ciclo normal ou o sanduíche, na opção I (para pães de 450g ou 600g), ok?

Desejo à todos vocês uma excelente semana!

Beijocas,
Cintya Maria