20/06/2014

Seleção de Petiscos para a Copa II

Olá pessoal!
Como estão? Aproveitaram bem o feriado? Passaram muitas horas em frente à TV vendo os jogos ou aproveitaram o dia para ficar com a família? Ou uniram as duas coisas? Me contem, quero saber... (estou curiosa hoje, não? rsrs)
Bem, conforme prometi nesse post aqui, hoje trago mais sugestões de belisquetes para devorarmos durante os jogos da Copa, sejam eles do Brasil ou não, afinal, já que a Copa é em nossa casa, vamos aproveitar!
As receitas estão nos links abaixo, confiram:

1 - Espetinho de Carne Fácil: receita de família, super saborosa!

2 - Canapés de Rúcula, Muçarela de Búfala, Tomate e Azeitona: não tem segredo! É só comprar os ingredientes, montar os canapés e levar ao forno para aquecer.

3 - Canapés de Carpaccio: receita perfeita se você busca algo um pouco mais sofisticado

4 - Pão Recheado Express: essa não é uma receita, mas sim um modo de preparo.

Já escolheu o seu petisco? Para mim fica fácil, o meu preferido é o número 1. Impossível não lembrar da minha mãe ao comer esses espetinhos... Acho que vou ter que correr pra cozinha!

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma sugestão do que querem ver aqui nas próximas postagens, escrevam nos comentários.

Beijocas e até o próximo post! =)
Cintya Maria

18/06/2014

Seleção de Petiscos para a Copa I

E depois de tantas críticas, protestos, xingamentos e atrasos nas obras, parece que agora os Brasileiros estão entrando no ritmo da Copa. As torcidas estão se organizando e as churrasqueiras  já estão acesas. E para combinar com esse clima verde e amarelo, separei uma  Seleção de Petiscos para saborearmos nos próximos jogos. Ou se preferir, podemos chamar os amigos para um happy hour antecipado e prolongado, afinal amanhã teremos um feriado, certo?

Para acessar as receitas é só clicar nos links. Vamos conferir?

1 - Batata"frita" de forno crocante e sequinha - uma das receitas mais acessadas do blog

2 - Canapés de Carne Louca - uma receita mega prática, é só colocar todos os ingredientes na panela de pressão e a carne já sai desfiada. Uma maravilha!

3 - Cestinhas de Maionese - essas cestinhas são super versáteis e fáceis de fazer! E o recheio você escolhe!

4 - Bolinha de Queijo fácil, rápida e que não estoura - não acredita? Confira no link abaixo essa delícia!

Aguardem a próxima postagem com mais petiscos!

Beijocas e um excelente feriado para vocês!
Cintya Maria

11/06/2014

Brownie com Macadâmias e Doce de Leite

Na ânsia de comer algo de chocolate, novamente recorri ao maravilhoso livro Loucuras de Chocolate, da minha professora idolatrada salve-salve, Simone Izumi. Tinha certeza que lá encontraria algo delicioso e que não precisasse de chocolate ou cacau em pó, pois eu só tinha chocolate em barra que sobrou da Páscoa e eu queria usá-lo.
Pois bem, eis que me deparei com uma receita fácil e rápida (pra variar o meu tempo era curto): brownie!
Separei os ingredientes e imediatamente comecei a preparar a receita. E algum tempo depois, saboreei um bolo macio e quentinho, tudo o que eu queria depois de um dia de trabalho.
Puro deleite! Digo, doce de leite rsrs... (me perdoem pela piadinha! rsrs)
Como não comi a travessa toda, obviamente, ficou sendo esta a sobremesa do almoço de hoje, que fiz no maior capricho em comemoração antecipada ao Dia dos Namorados. Maridex se esbaldou e eu também!
Brownie com Macadâmias e Doce de Leite
Receita levemente alterada do livro Loucuras de Chocolate pág. 188

250g de chocolate meio amargo picado (usei Callebaut)
150g de manteiga sem sal
4 ovos (extra) batidos
50g de açúcar refinado
100g de açúcar mascavo
1/2 colh. (chá) de sal
150g de farinha de trigo
100g de chocolate ao leite picado
60g de macadâmias picadas (se não encontrar, substitua por qualquer tipo de castanha)
200g de doce de leite caseiro* em ponto cremoso
30g de creme de leite

Preparo do Doce de Leite
1. Coloque a lata de leite condensado fechada dentro da panela de pressão.
2. Cubra a lata com água e tampe a panela.
3. Leve ao fogo alto até chiar, depois disso abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos.
4. Após o término do cozimento, retire a pressão (conforme a instrução do fabricante de sua panela), abra a panela e com o auxílio de uma luva térmica transfira a lata para um outra panela com água gelada. Isso fará com que o doce pare de cozinhar e esfrie.
5. Deixe a lata nessa panela com água gelada enquanto prepara a massa do brownie.

Preparo do Brownie
1. Forre uma assadeira (tamanho 23 x 23 cm) com papel manteiga ou alumínio, deixando sobrar bordas nas laterais, para facilitar a retirada do brownie da assadeira.
2. Em um refratário, leve o chocolate meio amargo e a manteiga ao microondas na potência média por 2min.20seg. ou até que estejam completamente derretidos. Reserve.
3. Em outro recipiente fundo, bata os ovos e os dois tipos de açúcar até obter uma mistura cremosa.
4. Adicione o sal e a mistura de chocolate meio amargo e incorpore bem.
5. Acrescente aos poucos a farinha até ficar homogêneo.
6. Por último, coloque as macadâmias e os pedaços de chocolate ao leite. Reserve.
7. Em uma panela pequena, coloque o doce de leite e o creme de leite e com o auxílio de um fouet (batedor de arame) leve essa mistura ao fogo baixo para amornar e tornar essa mistura mais fluida. Reserve.
8. Preaqueça o forno (180°C)
9. Despeje a mistura do brownie na assadeira preparada e, por cima da massa coloque colheradas de doce de leite. Com o auxílio de uma faca (ou garfo), envolva e mescle o doce de leite com a massa do brownie.
10. Leve para assar por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até perceber que uma crosta fina se formou na superfície do brownie. Ao fazer o teste do palito, este deve sair úmido e com gruminhos da massa. Esse é o ponto ideal do brownie, o qual não deve ficar ressecado.
11. Depois de assado, deixe esfriar por completo e para desenformar com mais facilidade, leve-o ao freezer por cerca de 10 minutos, retirando-o imediatamente após esse tempo e cortando-o em quadrados.
12. Sirva em temperatura ambiente ou aqueça-o uns segundinhos no microondas se for servir com sorvete.
Olha só a casquinha que forma e essa coloração dourada do doce de leite... hummmmmm!

Bom apetite!!!

E um Feliz Dia dos Namorados à todos!

Beijocas,
Cintya Maria

09/06/2014

Pão Integral com Mistura de Sementes

 Depois da esbórnia do final de semana, começo a segunda-feira mais light. Seria o peso na consciência? Ou seria aquele velho pensamento "segunda-feira é dia de regime"? Para mim, nem um nem outro. O pão integral caseiro é uma escolha e opção de vida para mim. Um alimento que me satisfaz e é benéfico para minha saúde. Nada mais. Prova disso são os resultados que obtive no último check-up: passei com louvor! Para que esperar o problema chegar para só então começar a comer certo? Ou então ter que começar a tomar remédios? Tô fora! Se eu puder evitar ou postergar ao máximo o uso de remédios no meu dia-a-dia, prefiro. Acho muito mais inteligente prevenir e isso foi mais um benefício que o mundo dos blogs me trouxe. Aprendo tanto lendo os textos das cozinhas "dazamigas" (mesmo sem tempo para deixar recadinhos, eu leio as postagens, juro!) e assistindo à programas como o "Comer é o melhor remédio", por exemplo. Mudei alguns hábitos e pretendo mudar ainda outros, mas tudo com calma, sem desespero ou paranoia.

Falando da receita de hoje, escolhi esse pão integral, devido às propriedades das sementes que utilizei: linhaça e semente de girassol. A primeira é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Entretanto, o maior benefício da linhaça é o emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo. E ainda é uma alternativa de cereal sem glúten. Já a semente de girassol, é uma das maiores fontes de nutrientes para a saúde mental e emocional. Isso porque essa semente oleaginosa contém um alto teor de vitamina B, fundamentais para o bem estar psicológico e vitamina B1, que ajuda a manter o cérebro alerta sob estresse, o que para os dias de hoje é fundamental.
A receita de hoje, veio de um blog que admiro muito, especialmente pelos pães e sobremesas di-vi-nas: o Rapa Tachos. Se você ainda não conhece, vale a pena fazer uma visita! Você vai se deliciar com tantas maravilhas feitas pelas mãos habilidosas da São.
Pão Integral com Mistura de Sementes
Receita DAQUI

300 ml de agua
30g de manteiga amolecida
01 e 1/2 colh.(chá) de sal
02 colh. (sopa) de sementes variadas (usei 1 de linhaça e 1 de semente de girassol)
200g de farinha de trigo
275g de farinha integral
01 colh.(sopa) de açúcar
4,6g de fermento biológico seco

Preparo
1. Retire a cuba da MFP (Máquina de Fazer Pão)
2. Coloca os ingredientes na cuba, primeiro os líquidos e depois os sólidos.
3. Escolha o programa "Massas" (o da minha máquina tem a duração de 1h30).
4. Ao término do programa, transfira a massa para uma zona enfarinhada e modele-a como desejar.
5. Pincele água morna sobre a parte superior do pão, polvilhe farinha e faça cortes transversais.
6. Leve ao forno (preaquecido 180°C) por aproximadamente 25 minutos.
7. Depois de assado, retire o pão da forma e deixe-o esfriar sobre uma grade.

Beijocas e tenham uma ótima semana!
Cintya Maria

06/06/2014

Risoto de Legumes e Gorgonzola

Olá pessoal!!!
Olha eu aqui de novo! Ausente, admito, porém trago na mala bastante saudades, ops, digo, várias receitinhas novas!
Em breve, assim espero, postarei uma receitinha de pão integral. Uma outra, será a de um livro que ganhei num concurso (perdeu esse post? leia mais aqui). Tem ainda a do meu 1o. pernil... e muito mais! Não percam as cenas do próximo capítulo...rsrs
Antes que vocês me perguntem, já vou me justificando e explicando que, devido à minha rotina maluca, ainda não consegui incluir na minha agenda um tempo exclusivo para escrever postagens frequentes no blog. Olha, e não é por falta de vontade, viu? Mas sim, falta de organização mesmo. Às vezes me desconheço, pois sou virginiana e uma das características  desse signo é a organização, o que não tenho conseguido honrar ultimamente. Talvez seja pelo volume de coisas que tenho para fazer, pois antigamente, eu tinha que deixar em ordem apenas o meu quarto e hoje tenho a casa toda e mais todos os armários, pastas de documentos, a minha escola etc. Faço tudo sozinha porque gosto de sofrer e a minha mania de perfeição me leva à pensar que ninguém vai fazer melhor do que eu. =( Louca, não? (eu sei que isso não é verdade, calma!) Nem a terapia resolveu isso...rs.
Entretanto, hoje em dia, sou um pouco mais "relax" em alguns aspectos (nisso a terapia me ajudou e muito!). Se dá para manter em ordem ótimo e se não dá, paciência. Olho para a pia lotada de louças até o teto e saio com o marido assim mesmo, sem culpas, neuras ou remorso. Aprendi também com algumas situações vividas, que as pessoas são mais importantes do que as coisas. Por exemplo, quando minha avó materna estava doente, minha mãe e eu cuidávamos dela 24 horas e ela era nossa prioridade e não manter a casa impecável. Se dava para fazer ok, se não, nem ligávamos (mais ou menos, fingíamos!), pois queríamos estar ao lado dela até seu último suspiro. E ela se foi... e a casa voltou a ficar em ordem, porém estávamos com o coração cheio e em paz, e isso valeu mais do que tudo!!!!
Tudo isso para dizer que tenho feito o mesmo com blog, quando sei que tenho inúmeras fotos e receitas para postar e não consigo, não entro em pânico, pois digo à mim mesma: "você está certa Cintya, está priorizando a vida real e não a virtual. Não que vocês não mereçam a minha atenção, longe disso, mas não quero fazer do blog uma obrigação, postar por postar, colocar qualquer coisa aqui. Quero estar aqui de coração e inteira, pois sei que vocês merecem o melhor de mim e todo o meu respeito. Espero que me compreendam...
Bom, explicações feitas, vamos à receita de hoje!
Se tem um prato que adoro preparar é risoto. De complicado não tem nada, basta apenas ter paciência para não perder o ponto e voilà! C'est fini!
Já havia algum tempinho que não saía um risoto da minha cozinha, pois o meu arroz havia acabado e eu, quando ia ao mercado não me lembrava de pegar o arroz.
A combinação que usei desta vez foi: abobrinha, berinjela, champignon, tomate,azeitonas pretas e gorgonzola. Combinou muito bem! Aliás, ainda não vi uma combinação de ingredientes dar errado ou não casar bem em um risoto. Ô prato versátil!
O tempo friozinho pede uma comidinha assim e a gente sente prazer em comê-la, mesmo que esteja fumegando no prato! Aquece tudo! Humm... Já estou salivando novamente!

Risoto de Legumes e Gorgonzola
Rend.: para 2 pessoas

01 tablete de caldo de legumes
01 colh. (sopa) de manteiga sem sal
01 dente de alho picado
01 cebola média picadinha
3/4 xíc. (chá) arroz carnaroli
1/3 xíc. (chá) de vinho branco seco
1/2 xíc. (chá) de abobrinha picada em pedaços pequenos
1/2 xíc. (chá) de berinjela picada em pedaços pequenos
01 tomate maduro picadinho (usei o do tipo italiano)
1/3 xíc. (chá) de azeitona preta fatiada
1/2 xíc. (chá) de gorgonzola picado
Salsinha, orégano e pimenta-do reino a gosto (caso você não goste de algum tempero, substitua-o pelo de sua preferência)

Preparo
1. Aqueça 04 xícaras (chá) de água em uma panela grande e dissolva o tablete do caldo de legumes. Mantenha essa água aquecida durante todo o preparo do risoto, porém não deixe a água ferver, use fogo baixo.
2. Em uma panela de fundo grosso, junte a manteiga, a cebola e o alho. Refogue por alguns segundos (não deixe ficar dourado, ok? é só até amolecer) e em seguida adicione o arroz. Mexa bem e acrescente o vinho branco.
3. Assim que o vinho secar, acrescente o caldo de legumes quente, aos poucos, mexendo sempre. Eu faço assim: espero uns 90% do vinho secar e acrescento de início 2 conchas do caldo de legumes. Fico mexendo e quando percebo que o caldo está acabando, adiciono mais, pois o risoto nunca deve ficar seco na panela.
4. No meio do cozimento (quando você já tiver colocado metade do caldo), acrescente os legumes: a abobrinha, a berinjela, o tomate e as azeitonas.
5. Quando perceber que o arroz está macio (prove um pouquinho para sentir a textura) e com um pouco de líquido, acrescente o gorgonzola e misture até derreter por completo e o risoto ficar cremoso.
6. Polvilhe a salsinha e a pimenta-do-reino e sirva imediatamente.

Bom apetite e uma ótima sexta-feira para vocês!
E que o seu final de semana seja inesquecível!

Beijocas,
Cintya Maria