Pão Integral com semente de girassol e chia






Olá pessoal! Tudo bem com vocês?


Que eu sou louca por pão caseiro vocês já sabem. Só que infelizmente, por ser fissurada por carboidrato, preciso me conter e a solução que eu acho para não precisar cortar o pão da minha dieta, é comendo pão integral. Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que experimentei pão integral: foi o amarelinho da Wickbold. E como achei ruim... Depois acostumei com o sabor e aprendi a comer e porque não dizer, gostar.


Depois de casada, a culinária entrou definitivamente na minha vida e uma das coisas que sempre gostei de fazer foi pão caseiro. No início eu só fazia pães doces ou adocicados (eu e o açúcar...), pois eram os meus preferidos. Até o dia em que fiz meu primeiro pão integral caseiro. Devo dizer-lhes que me apaixonei, pois sabor é incomparável e inigualável. Desde então, só como pão industrializado se eu não tiver tido tempo para fazer o meu pão. Faço pão quase toda semana. O cheirinho do pão assando me deixa inebriada... Como já comentei aqui, possuo uma MFP (leia mais sobre aqui) e não tenho preconceito e nem vergonha de dizer, afinal as máquinas existem para otimizar o nosso tempo e não para dizer que não sabemos fazer pão à moda tradicional. Sim, algumas pessoas te olham torto quando você diz que faz pão na MFP. E te indagam: você faz pão? Mas não é a máquina que faz? Que seja. A máquina faz a parte "suja" e eu a parte lúdica: modelo os pães. A panificadora é uma ajudante e tanto na cozinha, por isso a recomendo!


O pão escolhido desta vez foi um pão integral, o qual incrementei com sementes de girassol e chia, ingredientes que eu possui aqui. Desta vez, como eu estava na correria, fiz o processo toda na máquina.. a única coisa que fiz, foi colocar os ingredientes como mandava a receita e retirar o pão da panificadora de pois de pronto. hahaha... Ô preguiça! Me julguem!...


Bom, chega de "papo-mole" e vamos à receita. Essa é especial para a Vivian, do delicioso blog Temperaria. Espero que você goste e que você acerte.





Pão Integral com Semente de Girassol & Chia


Receita tirada do livrinho de receitas da minha MFP pág.62





Ingredientes


1 copo de leite com 1 ovo inteiro dentro (colocar o ovo dentro do copo e completar com leite


1 e 1/2 colh. (chá) de sal


2 colh. (sopa) de açúcar mascavo


1 e 1/2 colh. (sopa) de creme de leite sem soro (usei o de caixinha)


02 copos de farinha de trigo


01 copo de farinha de trigo integrtal


02 colh. (chá) fermento biológico seco instantâneo (tipo fermix)


03 colh. (sopa) de sementes de girassol (opcional)


04 colh. (sopa) de chia (opcional)





Obs: as sementes acrescentei, por minha conta e risco, o que tinha aqui em casa. Portanto, sinta-se à vontade para substituí-las por outras de sua preferência ou simplesmente omití-las, ok?





Dica importante sobre o ponto da massa: No manual da MFP fala-se para observar o ponto do pão, especialmente nos primeiros minutos, pois caso a massa não esteja no formato de uma bola, devemos colocar 01 colher de sopa de água (se a massa estiver seca à olho nu) ou 01 colher de farinha de trigo (se a massa estiver muito mole). Se uma das duas ações se fizer necessário, acrescente as colheres uma a uma, até atingir o ponto ideal. Nunca coloque várias colheres extra de uma só vez. Isso dificultará a percepção do ponto correto da massa.





Preparo


1. Retire a cuba de dentro da panificadora.


2. Acrescente os ingredientes na ordem acima, exceto as sementes de girassol e chia.


3. Recoloque a forma na panificadora e feche a tampa.


4. Selecione o programa Ciclo Integral, o tamanho (pães de 600g) e a cor desejada do pão (eu sempre escolho a cor clara).


5. Feche a tampa da MFP e pressione o botão iniciar.

6. Após o sinal sonoro (bip), abra a tampa e adicione as sementes. Feche a tampa e espere completar o ciclo.
7. Assim que o pão estiver pronto, retire-o da forma e coloque-o sobre uma grade para resfriar por completo.




Agora é só saborear! Com uma manteiga ou geleia não há coisa melhor!





Beijos e tenham todos um ótimo dia!


Cintya Maria

Comentários

  1. Eu adoro pão integral e se levar sementes melhor ainda
    Este é bem ao meu gosto
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro um pão integral São. Que bom que gostou!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Cintya,
    Cada vez que leio uma receita de pão tenho mais vontade de ter uma máquina.Objeto de desejo.
    Seu pão ficou lindo e, certamente, delicioso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia!
      Eu tinha muito medo de comprar a MFP porque ela é um "trambolhão" e eu não queria que ela ficasse ocupando lugar na cozinha, sem ter tanta utilidade. Pensei muito antes de comprar, pesquisei, conversei "cazmigas" (a Fabiola do Brie com Goiabada, foi a minha maior incentivadora) e optei por comprar. Não me arrependi nem um segundo! Por isso recomendo mesmo!
      Bjs

      Excluir
  3. Adoro pão integral, é mais saudável sem deixar de ser saboroso. Ainda feito em casa é melhor ainda! bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza são mais saborosos, Carina! Obrigada pela visita!
      Bjs

      Excluir
  4. Saudades de teu cantinho, saudades de você, já cheguei achando bom o cheirinho de pão. Tenho a MFP e adorooo! Por sinal tenho duas , na casa da fazenda e na outra na cidade, ajudante e tanto. Seu blog está lindo! Nunca mais tinha passeado por aqui, desde que mudei meu blog para o wordpress, acabei que perdi as atualizações dos blogs, tou achando tão ruim, e sem tempo de pesquisar para arrumar isso no Teretetê, mas tenho que arrumar, sinto falta de passear nas cozinhas das "zamigas" Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas