16/10/2015

Pãezinhos com Cobertura de Coco & Leite Condensado ~ #WBD2015

Depois de minhas férias em Agosto (sei que estou devendo um post sobre as minhas férias, me desculpem!), fui "forçada" à tirar férias do blog.
Por mais incrível que pareça, e apesar de todos estarem falando em crise, para mim aconteceu ao contrário. Recebi um convite para um novo trabalho e resolvi aceitar o desafio, daí a razão para o meu sumiço. Muito trabalho por aqui e pouco tempo para cozinhar, infelizmente. Porém, acredito que em breve estarei mais habituada à essa correria e conseguirei encaixar em minha rotina algumas aventuras culinárias. Assim espero! =)

No final da semana passada, recebi o convite (e lembrete) da Zorra para participar, pelo terceiro ano consecutivo, do World Bread Day 2015 (Dia Mundial do Pão). (para rever a minha participação nos anos anteriores, clique aqui e aqui)
Pensei, pensei e repensei... e pesquisei também. E, ao invés de escolher uma receita mirabolante e cheia de etapas, optei por algo simples e que me satisfizesse plenamente no meu café-da-manhã. Afinal, pra que complicar quando nos falta tempo?
Neste ano, a minha participação seguirá o lema: o que vale é participar rs... Não modelei o pão de forma complicada, até mesmo porque não domino as técnicas de panificação e reconheço que neste quesito, ainda há um caminho muito longo à percorrer. Quem sabe nos próximos anos não consigo apresentar um pão lindo e modelado decentemente??? Quem sabe? Para isso prometo me esforçar, praticar e devorar muitos pães...
Vamos à receita?
Pãezinhos com Cobertura de Coco & Leite Condensado

Ingredientes para a massa
02 ovos batidos
175 ml de leite (usei semi-integral)
45g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 colh. (chá) de sal
500g de farinha de trigo
50g de açúcar refinado
1 e 1/2 colh. (chá) de fermento biológico instantâneo (tipo Fermix)

Ingredientes para a cobertura
1/2 xíc. (chá) de coco ralado (sem açúcar) (separe algumas colheres para decorar os pães)
1/3 do vidro de leite de coco
1/3 da lata de leite condensado

Preparo da Massa na MFP (Máquina de Fazer Pão)
1. Retire a cuba da máquina e encaixe a pá de sovar
2.Coloque os ingredientes da massa seguindo a ordem acima.
3. Encaixe a cuba na máquina, feche a tampa e selecione o programa Massas.
4. Após o tempo de preparo (na minha MFP, 1h30), retire a massa e coloque-a em uma bancada polvilhada com farinha de trigo.
5. Divida a massa em partes iguais (se preferir pese as porções).
6. Boleie cada parte da massa.
7. Disponha as bolinhas sobre uma forma untada e enfarinhada.
8. Cubra com filme de PVC e deixe crescer em local quente por 30 minutos, ou até a massa dobrar de tamanho.
9. Após o passo acima, leve os pães ao forno preaquecido (180°C) por aproximadamente 20 minutos ou até que a superfície esteja dourada.
10. Enquanto os pães assam, prepare a cobertura: em uma tigela, coloque primeiramente o coco ralado e o leite de coco. Misture bem até perceber que o coco está úmido e absorveu bem o leite de coco. Por último, despeje o leite condensando e mexa até fica homogêneo. Reserve.
11. Depois que os pães assarem, retire-os da forma e deixe-os descansando sobre uma grade para esfriarem por completo.
12. Para decorar e cobrir os pãezinhos, vire-os de cabeça para baixo e molhe (banhe) o topo deles na cobertura.
13. Finalize a decoração polvilhando mais um pouco de coco ralado por cima da cobertura.
Agora é só devorar! Bom apetite! =)


Ah! Caso você também queira participar do Dia Mundial do Pão, ainda dá tempo. O prazo final para publicar sua receita é até hoje, às 23h59. Corra que você consegue! Siga as instruções do link: http://www.kochtopf.me/world-bread-day-2015-invitation-einladung . Boa sorte!


Tenham todos um ótimo dia!
Beijos,
Cintya Maria

20 comentários :

  1. Que gulosos que são! Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  2. que lindo post querida, seu pão ficou um encanto, eu também sempre opto por pães bem simples para este evento. parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angela! Vindo de você, uma padeira de mão cheia, é um grande elogio!
      Bjs

      Excluir
  3. Ficaram lindos e tem um aspecto super guloso
    Gostei muito
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Boa escolha, os pães simples são os que comemos no dia a dia, não é verdade? Estes pãezinhos ficaram tentadores!

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Cintya querida
    Sinto que já passou da hora de ir te fazer uma visitinha para um café...rsrs
    Mas não se preocupe, eu aviso antes para você me receber com uma fofura dessas. Amei a receita, me levou à infância. Linda participação, delicada como você.

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois venha, Sandra! Será um enorme prazer! Vou esperar sua visita. Prometo que não terá farofa de sequilhos! hehehe...
      Fico feliz que tenha gostado!
      Bjs

      Excluir
  6. Querida Cintya,
    Fico feliz pelo seu novo momento profissional. É como já li uma vez: em momentos de crise tem quem chora e quem vende lenços...É isso aí. Parabéns!
    Lindo pão, deu até vontade de ir aí para tomar um cafezinho aí com você.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lylia! Fiquei muito feliz também!
      Agradeço os elogios! E se puder, venha sim tomar um café comigo! Será um prazer!
      Big beijo! :*

      Excluir
  7. Amiga Cintya... a escolha desses pãezinhos foi certeira, me encheram a boca de água só de imaginar o sabor.
    Parabéns querida!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Ficou maravilhoso!!!
    Obrigado pelo seu carinho!!!
    Bjs...Ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  9. Congrats for your new job and thank you that you found the time to bake these yummy buns for World Bread Day.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Zorra!
      Thanks for the reply!
      And congratulations for the idea of the invitation!
      It was a pleasure to be part of it for the 3rd time!
      I'm looking foward to the next WBD!!!
      xxoo

      Excluir
  10. Cintya,
    Pães doces sempre me convidam pela aparência. E coco é uma ótima escolha para acompanhá-lo.
    Espero estar de volta em 2016 com algum pão especial, porque isso é gratificante demais, não?
    Bjs.

    ResponderExcluir

  11. Excelente os pães ficaram lindos e parecem gostosos, eu prefiro pães simples são mais praticos e facil de acertar a mão. da até para montar um negócio e Trabalhar em casa todos vão querer. parabens!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!