15/04/2015

Bolo de Laranja (inteira)


Depois de fazer tanto ovo de Páscoa por aqui, agora é hora de voltar para a minha cozinha real e também para esta cozinha virtual.
Vou tentar postar mais regularmente, prometo. (Acho que já disse isso outras vezes, me desculpem, porém vou tentar... sempre!!!)
Gostaria de trazer para vocês postagens novas toda semana, mas como vocês já sabem, o blog é apenas um hobby e não o meu trabalho, portanto eu tento encaixar as postagens na minha rotina.
Por exemplo, na segunda-feira postei o Pão de Nozes, certo? Pois bem! Eu tinha feito essa receita em pasmem Fevereiro e só agora consegui postar, pois eu estava com muito trabalho e também tinha encomendas para a Páscoa. Passada a correria logo vem o Dia das Mães volto à rotina, dentro do possível é claro, e assim funciona com o blog também. Espero que vocês me entendam e não me abandonem rsrs.
Vamos lá, então!
Trago-lhes esta receita que veio de uma amiga, a Vanira, que cozinha muuuuito bem! A primeira vez que provei esse bolo, foi em um encontro onde fizemos um café da manhã. O bolo parecia flutuar em minha boca! E obviamente pedi a receita!
Para a minha surpresa, era um bolo de liquidificador, nada trabalhoso. O que achei interessante foi que além do suco da laranja, colocamos uma laranja inteira, com tudo dentro do liquidificador.
Pensei que eu não fosse acertar, mas o danado do bolo cresceu e ficou bem vistoso! Sumiu num instantinho...

Bolo de Laranja (inteira)
Receita da Vanira

Ingredientes
01 laranja inteira com casca
Suco de 1 laranja
02 xíc. (chá) de farinha de trigo
01 xíc. (chá) de óleo (utilizei o de canola)
04 ovos
02 xíc. (chá) de açúcar
01 colh. (sopa) fermento para bolo

Preparo
1. Preaqueça o forno (180°C) e unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Reserve.
2. Comece cortando a laranja: retire o "fundinho" da laranja. Mantenha a casca e corte-a pela metade e depois divida as metades em duas partes. Reserve.
3. Coloque no liquidificador o suco de laranja, a laranja cortada, o óleo, os ovos e o açúcar. Bata tudo muito bem até ficar homogêneo.
4. Acrescente à essa mistura líquida  um parte do trigo. Bata até ficar homogêneo. Vá acrescentando o restante da farinha, aos poucos para não ficar grumos.
5. Por último adicione o fermento e  bata apenas para misturar.
6. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno por aproximadamente 40 minuto ou até fazer o teste do palito e este sair limpo.

Agora é só passar um café fresquinho, arrumar a mesa e chamar azamigas para um bate-papo!
Espero que tenham gostado!

Beijos e uma linda quarta-feira pra vcs! ;-)
Cintya Maria


13/04/2015

Pão de Nozes e a sigla MFP

Olá pessoal!!! Como estão?
Hoje eu lhes trago um pão delicioso, perfeito para o café-da-manhã ou para um chá da tarde.
Mas, primeiro vou contar para vocês como surgiu o interesse por essa receita.
Como vocês já sabem, sou professora e dou aula particulares em minha residência. E, quando o assunto de alguma lição é comida, a conversa vai longe com os alunos rsrs... não sei porque...rsrsrs
E em uma dessas conversas, uma aluna minha muito querida, comentou sobre uma pão de nozes que ela costuma comprar e ao fazer a descrição do sabor textura e etc do mesmo, fiquei salivando. A vontade de provar foi tanta, que imediatamente corri ao meu livrinho de receitas de pães caseiros para MFP (= Máquina de Fazer Pão ou Panificadora, chamem como quiserem) e busquei uma receita.
Por sorte eu tinha todos os ingredientes necessários (sempre possuo em casa mais de uma tipo de nozes e/ou castanhas) e assim pude fazer o pão.
Mal esperei o pão esfriar para provar e o resultado foi  um pão estupendo! Amei, amei, amei!
Durou apenas alguns dias e logo tive que repetir a receita, porém desta vez levei a minha MFP para a casa dos meus pais e enquanto preparávamos o almoço, a máquina trabalhava fazendo o pão. Ele ficou pronto no final da tarde. Foi só passar um café fresquinho e sentar mais uma vez para saboreá-lo. Todos aprovaram, inclusive o meu irmão mais velho que nem é tão fã de pão caseiro. Já eu, sou fanática por pães caseiros, como já contei pra vocês em posts anteriores.
Bem, agora vamos à receita.

Pão de Nozes
Receita tirada do livrinho da minha MFP (panificadora)

Ingredientes
01 copo de água com 1 ovo (use o copo medidor que vem junto com a MFP, coloque o ovo dentro do copo e complete com água)
03 colh. (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2 colh. (chá) de sal
04 colh. (sopa) de açúcar refinado
05 colh. (sopa) de açúcar mascavo
01 colh. (chá) de canela em pó (eu não coloquei)
03 copos de farinha de trigo
02 colh. (chá) de fermento biológico seco (usei o Fermix)
3/4 xíc. (chá) de nozes picadas (eu coloquei uma xícara inteira)

Preparo na MFP
1. Retirar a forma de assar de dentro da panificadora.
2. Adicionar todos os ingredientes na ordem acima, exceto as nozes.
3. Recolocar a forma de assar na panificadora.
4. Escolher o ciclo Normal, selecionar o tamanho do pão (pão de 450g - 600g) e a cor do pão.
5. Feche a tampa da panificadora e pressione o botão iniciar.
6. Após o sinal sonoro (bip), abra a tampa e adicione as nozes. Feche a tampa e espere completar o ciclo.
7. Assim que o pão estiver pronto, retire-o da forma e coloque-o sobre uma grade para resfriar por completo.

Espero que testem e provem e aprovem mais uma receita da minha cozinha! Garanto que vocês não irão se arrepender!

Beijos e uma ótima semana para todos!
Cintya Maria

08/04/2015

Bolo de Chocolate com recheio de Doce de Leite e Nozes - para 3 datas importantes!

Me desculpem pela qualidade da foto. Tirei à noite e com o celular =(
O carnaval passou. E a Páscoa também.
Outro dia, brinquei com meus alunos que logo, logo eu estaria lhes desejando uma boa páscoa. E não é que ela chegou e já se foi como num piscar de olhos?
Por aqui foi tudo tranquilo, dentro do possível. Digo dentro do possível porque fiz algumas guloseimas para vender na Páscoa, assim como nos dois anos anteriores.
Eu havia prometido para mim mesma, que nesse ano eu não faria nada. Mantive a promessa até receber a primeira mensagem inbox no Facebook rsrs... Uma menina que comprara meus ovos de colher no ano passado, me escreveu querendo saber se eu já tinha os sabores e os valores. Mal sabia a coitada que eu não iria fazer... Porém, acabei mudando de ideia, pois outros mais também se interessaram.
Esse é o terceiro ano consecutivo que faço ovos de colher e, pelo jeito, acho que terei que continuar fazendo... Confesso que o que me motivou neste ano, foi o pedido das pessoas. Não há resposta melhor para um trabalho do que um cliente satisfeito e querendo mais. E, em respeito à eles, arregacei as mangas e fui para a cozinha, com muito amor, como sempre, por isso "abandonei" temporariamente este cantinho...
Mas, cá estou novamente, trazendo uma receita de um bolo delicioso, que fiz bem antes da Páscoa. 
Quem me acompanha no Instagram, deve ter visto o vídeo super amador que fiz antes da montagem do bolo. Se você não me acompanha por lá, convido-a a seguir-me, clicando AQUI.

Esse bolo eu fiz em Março para celebrar duas coisas que ocorreram em Janeiro*: o meu aniversário de casamento (5 anos = Bodas de Chocolate, tem boda melhor do que esta para uma chocólatra???), mas como viajamos para celebrar, não tive como fazer nada. E também para celebrar o 4° aniversário do blog, que ocorre alguns dias após o meu aniversário de casamento. \o/\o/\o/ e vamos celebrar!!!!!!! Sempre!!!!!!

(*Momento mea culpa: sim, ambos ocorreram em Janeiro, mas para quem é professora-autônoma, inicio de ano é uma loucurae este parece-me que foi pior graças à presidAnta. Tenho que correr atrás de tudo sozinha: materiais para alunos, divulgação dos cursos em empresas, respostas de e-mails etc. E, como não se bastasse, ainda inventei de pintar a minha sala de aula sozinha! hahaha... eu só invento! Adoro um DIY (= Faça você mesmo, em Português). Mas a sala ficou linda, do jeitinho que eu queria! =)
Foi por isso, o blog ficou um pouquinho de lado, peço desculpas à vocês...)

Bem, voltando ao que interessa e deixando de lado as desculpas esfarrapadas pela falta de organização para postar, esse bolo foi um também um teste para o bolo do meu aniversário, que é só em Agosto. Não adianta, vira o ano e eu já penso no meu niver, não tem jeito. Adoro fazer aniversário e fazer festinhas!
Gostei muito do recheio de doce de leite com nozes e ainda quero testar outras combinações para ver com qual massa ele me agrada mais. Com esse bolo de chocolate ficou mara, mas acredito que com outros tipos de bolo ele também o ficará. E que venham mais bolos então!
Por enquanto, deixo este de chocolate para vocês espero que gostem e aprovem!

Bolo de Chocolate com recheio de Doce de Leite e Nozes.
Receita do bolo de chocolate tirada do livro Loucuras de Chocolate, pág. 209
Cobertura e recheio DAQUI

150g de farinha de trigo
30g de cacau em pó (mais o suficiente para polvilhar a forma)
60ml de leite (usei o integral)
20g de manteiga sem sal
5 ovos extra
180g de açúcar refinado

Preparo do Bolo
1. Preaqueça o forno (180°C)
2. Forre o fundo de uma assadeira de aproximadamente 21 centímetros de diâmetro (eu usei uma de 24cm e deu certo!) com papel-manteiga. Unte o fundo da assadeira e as laterais com manteiga e polvilhe o cacau em pó.
3. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o cacau em pó. Reserve.
4. Em uma panela, adicione o leite e a manteiga e leve ao fogo até derreter a manteiga.
5. Em outra tigela, bata os ovos e o açúcar até obter um creme volumoso, firme e esbranquiçado. (aproximadamente 10 minutos na batedeira).
6. Agregue, aos poucos, a farinha, nessa mistura de ovos + açúcar, e mexa delicadamente com uma espátula.
7. Em seguida, despeje a mistura de leite + manteiga e mexa apenas o suficiente para homogeneizar.
8. Verta a massa sobre a assadeira e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair limpo.
9. Retire da assadeira quando morno e deixe esfriar por completo sobre uma grelha.

Preparo do Recheio
01 lata de doce de leite
50g de creme de leite
01 xíc. (chá) de nozes picadas
Raspas de limão (usei o taiti) - as raspas quebram um pouco o sabor extremamente doce do doce de leite. por isso considero-as fundamentais

1. Cozinhe 1 lata de leite condensado na panela de pressão, por 30 minutos. Após o tempo de cozimento, espere sair todo o chiado da panela. E só abra a lata depois que estiver completamente fria, para evitar acidentes. Portanto, cuidado!
2. Doce de leite pronto e frio, hora de abrir a lata.
3. Transfira o conteúdo da lata para uma tigela e acrescente o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo.
4. Acrescente as raspas de limão e as nozes. Reserve.
Preparo da Cobertura
270g de chocolate ao leite
180g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de glicose de milho – tipo “Karo”(opcional)
360g de creme de leite com 25% de gordura

1. Derreta os dois chocolates em uma tigela (potência média do microondas), até obter uma mistura lisa e sem grumos.
2. Adicione o creme de leite e a glicose de milho e misture até ficar homogêneo.
3. Deixe cristalizar na geladeira por cerca de 30 minutos para só então aplicar.

Montagem do bolo
1. Corte o bolo ao meio.
2. Umedeça as duas metades do bolo com uma calda (usei uma xícara de leite misturada à 35g de cacau em pó).
3. Coloque um disco do bolo já no prato de servir e espalhe o recheio.
4. Cubra com a outra metade do bolo.
5. Espalhe a cobertura no topo e nas laterais do bolo, alisando bem com uma espátula.
6. Depois disso, coloque o restante da cobertura em uma manga de confeitar descartável e faça um corte na ponta de aproximadamente 1,5 cm.
7. Faça bolas de ganache de tamanho aproximado de 3,5cm de diâmetro, contornando a superfície do bolo. Com o auxílio de uma colher, pressione sobre cada bola, fazendo um movimento em direção ao centro do bolo. Repita este processo com todas as bolas de ganache.
8. Cubra as laterais do bolo com chocolate granulado. (eu usei o slipts ao leite da Callebaut)
Agora é só saborear...

Deixo-lhes uma fatia...
Um ótimo dia à todos!
Beijos,
Cintya Maria

PS: a terceira data importante é o niver do meu marido, que é hoje!!! Parabéns meu amor! será que sai um bolinho real hoje??? hehehe...