20/10/2015

Potinhos de Chocolate & Coco

Vocês já sabem da minha paixão pelo chocolate e também pelo coco, não é mesmo? Quando podemos juntar esses dois ingredientes, fica melhor ainda, vocês não concordam comigo?
Pois bem, em minha última postagem, eu havia feito um pãozinho com cobertura de coco para o Dia Mundial do Pão (se você perdeu essa postagem clique aqui).
Eu acabei dobrando a quantidade da cobertura do tal pãozinho para fazer não sobrar nenhum ingrediente e também porque eu já tinha pronta em meu freezer uma ganache de chocolate meio-amargo, a qual eu precisava usá-la para liberar espaço no meu congelador. Uni o útil ao agradável e consegui uma sobremesa fácil, de preparo super simples e com um sabor delicioso.
Há outros ingredientes em meu freezer que preciso usar logo, devido ao prazo de congelamento e também porque estou sem espaço. Portanto, em breve mais gordices hehehe...
Potinhos de Chocolate & Coco

Para a Ganache de Chocolate
Receita do livro Loucura de Chocolate (página 142/143)
225g de chocolate meio amargo picado (pode ser chocolate ao leite também se você preferir)
90g de creme de leite (s/ soro)
01 pitada de sal (opcional; eu coloco para dar uma quebrada na doçura)

Uma outra opção: saborize a ganache acrescentando uma colher (de sopa) de uma bebida alcoólica de sua preferência, por exemplo licor (de menta, café, laranja etc), amarula, rum ou o que sua imaginação permitir.

Preparo da Ganache
1) Primeiro pique o chocolate e coloque-o dentro de um refratário.
2) Leve o chocolate ao micro-ondas, por 3 minutos (ou até que esteja derretido por completo), e derreta-o em potência média (ou 50%) para não queimar. Atenção e cuidado nesse passo são fundamentais! ;-)
3) Depois de derretido o chocolate, adicione o creme de leite e com a ajuda de uma espátula misture vigorosamente até incorporar bem e obter uma ganache livre de grumos.
Preparo da Camada de Coco

100g de coco ralado desidratado e sem açúcar
Quanto baste de Leite de Coco (para hidratar) e Leite condensado

1) Coloque o coco ralado em uma vasilha e vá acrescentando o leite de coco até hidratá-lo, ou seja, até perceber que está úmido. Deixe descansando por 10 minutos.
2) Depois que o coco já estiver hidratado, acrescente o leite condensado aos poucos também até obter a consistência de um creme. Se preferir mais mole, é só acrescentar mais leite condensado. (não leve ao fogo)

Montagem dos copinhos

Preencha o fundo de um copo (ou taça de sobremesa) com a ganache, com o auxílio de uma colher, tomando cuidado para não sujar as laterais do copo.
Depois coloque uma camada do creme de coco.
Decore com confeitos. (pode ser também cacau em pó ou o que preferir, castanhas, farofinha de bolacha etc)
Leve para gelar.

Disponha os copinhos em uma bandeja e sirva-os gelado.

À todos, tenham um lindo dia!
Beijos,
Cintya Maria

16/10/2015

Pãezinhos com Cobertura de Coco & Leite Condensado ~ #WBD2015

Depois de minhas férias em Agosto (sei que estou devendo um post sobre as minhas férias, me desculpem!), fui "forçada" à tirar férias do blog.
Por mais incrível que pareça, e apesar de todos estarem falando em crise, para mim aconteceu ao contrário. Recebi um convite para um novo trabalho e resolvi aceitar o desafio, daí a razão para o meu sumiço. Muito trabalho por aqui e pouco tempo para cozinhar, infelizmente. Porém, acredito que em breve estarei mais habituada à essa correria e conseguirei encaixar em minha rotina algumas aventuras culinárias. Assim espero! =)

No final da semana passada, recebi o convite (e lembrete) da Zorra para participar, pelo terceiro ano consecutivo, do World Bread Day 2015 (Dia Mundial do Pão). (para rever a minha participação nos anos anteriores, clique aqui e aqui)
Pensei, pensei e repensei... e pesquisei também. E, ao invés de escolher uma receita mirabolante e cheia de etapas, optei por algo simples e que me satisfizesse plenamente no meu café-da-manhã. Afinal, pra que complicar quando nos falta tempo?
Neste ano, a minha participação seguirá o lema: o que vale é participar rs... Não modelei o pão de forma complicada, até mesmo porque não domino as técnicas de panificação e reconheço que neste quesito, ainda há um caminho muito longo à percorrer. Quem sabe nos próximos anos não consigo apresentar um pão lindo e modelado decentemente??? Quem sabe? Para isso prometo me esforçar, praticar e devorar muitos pães...
Vamos à receita?
Pãezinhos com Cobertura de Coco & Leite Condensado

Ingredientes para a massa
02 ovos batidos
175 ml de leite (usei semi-integral)
45g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 colh. (chá) de sal
500g de farinha de trigo
50g de açúcar refinado
1 e 1/2 colh. (chá) de fermento biológico instantâneo (tipo Fermix)

Ingredientes para a cobertura
1/2 xíc. (chá) de coco ralado (sem açúcar) (separe algumas colheres para decorar os pães)
1/3 do vidro de leite de coco
1/3 da lata de leite condensado

Preparo da Massa na MFP (Máquina de Fazer Pão)
1. Retire a cuba da máquina e encaixe a pá de sovar
2.Coloque os ingredientes da massa seguindo a ordem acima.
3. Encaixe a cuba na máquina, feche a tampa e selecione o programa Massas.
4. Após o tempo de preparo (na minha MFP, 1h30), retire a massa e coloque-a em uma bancada polvilhada com farinha de trigo.
5. Divida a massa em partes iguais (se preferir pese as porções).
6. Boleie cada parte da massa.
7. Disponha as bolinhas sobre uma forma untada e enfarinhada.
8. Cubra com filme de PVC e deixe crescer em local quente por 30 minutos, ou até a massa dobrar de tamanho.
9. Após o passo acima, leve os pães ao forno preaquecido (180°C) por aproximadamente 20 minutos ou até que a superfície esteja dourada.
10. Enquanto os pães assam, prepare a cobertura: em uma tigela, coloque primeiramente o coco ralado e o leite de coco. Misture bem até perceber que o coco está úmido e absorveu bem o leite de coco. Por último, despeje o leite condensando e mexa até fica homogêneo. Reserve.
11. Depois que os pães assarem, retire-os da forma e deixe-os descansando sobre uma grade para esfriarem por completo.
12. Para decorar e cobrir os pãezinhos, vire-os de cabeça para baixo e molhe (banhe) o topo deles na cobertura.
13. Finalize a decoração polvilhando mais um pouco de coco ralado por cima da cobertura.
Agora é só devorar! Bom apetite! =)


Ah! Caso você também queira participar do Dia Mundial do Pão, ainda dá tempo. O prazo final para publicar sua receita é até hoje, às 23h59. Corra que você consegue! Siga as instruções do link: http://www.kochtopf.me/world-bread-day-2015-invitation-einladung . Boa sorte!


Tenham todos um ótimo dia!
Beijos,
Cintya Maria