16/06/2016

Ciranda de Receitas - Pão Funcional

Quinta-feira, dia de Ciranda de Receitas.
Nesta terceira rodada do Ciranda, visitando a minha cozinha, tenho a honra de receber a Angela, do delicioso Ora Pitangas.
Antes de irmos direto ao assunto, digo receita, vou contar para vocês como conheci a Angela.
Passeando pelo mundo dos blogs, um dia cheguei à cozinha da querida Angela. Eu estava à procura de um bolo de nozes ou uma receita que usasse tal ingrediente. Pois bem, encontrei não só uma mais inúmeras deliciosas receitas... fiquei passeando pela cozinha dela encantada com tantas delícias!... E assim, comecei acompanhá-la.
Eis que no ano de 2012 (se não me engano), participando de um dos workshops no Encontro Gourmet, estava eu em companhia da Gina do blog NacoZinha e ela estava com uma amiga, a qual ela chamava de Angela. Eu, lerda que sou, não liguei o nome ao blog, mas eis que a "ficha cai" e pergunto: Não creio! Você é Angela do Ora Pitangas??? E ela, com um sorriso largo no rosto, me respondeu que sim! Fiquei muito, mas muito feliz em conhecê-la, pois as blogueiras mais experientes a gente admira e se espelha e, quando temos a oportunidade de conhecê-las, é sempre uma grande alegria! Comigo foi assim, nem sei se ela sabe, acho que nunca contei!
Depois disso, nasceu uma amizade e o carinho e a minha admiração por ela só aumentaram!!!
Preciso dizer que ela é uma cozinheira de "mão cheia"? Ou melhor, devo afirmar que ela tem mãos de fada, isso sim!
Bem, não sei se todos sabem, mas a Angela nutre uma paixão por fazer pães caseiros. Dessa arte ela domina! E como domina! Já tive o prazer de provar alguns de seus pães... uma tentação!
E para a nossa alegria, hoje ela nos presenteia com um de seus deliciosos pães!

Algumas palavrinhas da Angela... " é um enorme prazer estar na cozinha da minha querida Cintya, nutro uma enorme admiração pelo trabalho desta blogueira talentosa!
o pão de hoje apesar de simples, tem vários ingredientes que poderão ser suprimidos conforme o paladar de cada um, porém se você é da turma que gosta de um pão funcional e cheio de sabores recomendo esta receita"

Pessoal, vocês não podem perder essa receita, perfeita para um café da tarde ou da manhã! Vamos anotar?

Pão Funcional

* Ingredientes *
2 colheres de sopa linhaça dourada
2 colheres de sopa linhaça preta
2 colheres de sopa de semente de girassol 
2 colheres de sopa de quinoa
2 colheres de sopa e cacau em pó
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sobremesa de fermento biológico seco
4 colheres de açúcar mascavo
1-4 de xícara de aveia média
1-4 de xícara de farelo de trigo
1-4 de xícara de gérmen de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
3 xícaras de farinha de trigo branca ( aproximadamente)
500 ml de agua mineral
1-4 de xícara de óleo

* Preparo *
1) Misture todos os secos junto com as sementes, menos 1 xícara de farinha de trigo branca que deverá ficar reservada para a sova.
2) Em seguida faça uma cova e agregue o óleo misturado com a água, misture bem e inicie o processo de sova, agregando a xícara de farinha reservada, quando ficar uma massa homogênea, desgrudando das mãos, bolei ligeiramente e passe para um bowl polvilhado com farinha, cubra e deixe crescer, até dobrar de volume. depois deste tempo, abaixe a massa, para retirar o gás e bolei novamente, deixe que o glúten relaxe por uns 5 minutos e então comece moldar.
3) Com esta massa você poderá moldar pães maiores, neste dia optei por pãezinhos para sanduíches. Neste caso fiz assim, dividi a bola pela metade, bolei cada uma das metades, dividi cada metade em duas partes e cada uma das partes em quatro pedaços, ou seja 16 pedaços, bolei cada pedaço e coloquei na assadeira em quatro fileiras de 4 unidades, polvilhei farinha com o auxílio de uma peneira fina e fiz um pequeno corte em cada pão com a ponta da tesoura de cozinha, quando dobrou de volume, aproximadamente 45 minutos depois levei ao forno pré aquecido, na temperatura de 200 graus por aproximadamente 30 minutos.








Dicas da Angela:
  • Massas com sementes e farinhas mais secas que a farinha branca precisam de uma hidratação maior
  • A quantidade de farinha branca aparece aproximada por que depende muito da umidade externa e da qualidade da farinha
  • sempre recomendo uma farinha com proteína alta, leia nas informações na embalagem, acima de 6 já é bom
  • se você não tiver água mineral na mão, ferva um pouco mais de 500 ml, deixe esfriar completamente, meça novamente e empregue.
  • Água clorada mesmo que filtrada " atrasam" o fermento.
  • Préaqueça o seu forno sem medo, na temperatura mais alta, por uns 10 minutos, coloque o seu pão no forno e baixe para 200 graus, pão precisa de muito calor nos primeiros cinco minutos para ter um crescimento uniforme, entre abrir o forno e colocar a assadeira já existe uma perda de calor, por isto não se preocupe o seu forno não estará com excesso de calor mesmo que tenha ficado uns 10 minutos em 280 graus
Para mais dicas de panificação artesanal, acesse:


Para vocês, deixo esta deliciosa fatia...
Participação especial da "mão da Catarina", do blog Ohh Céuss rsrs...
Impossível não gostar, não é mesmo?

Como de costume, vou deixar os links dos blogs participantes no Ciranda de Receitas:

23 comentários :

  1. Cintya querida, como me esquecer daquele dia e da sua alegria, foi sensacional e acredite, inesquecível, de lá pra cá nossos encontros tem sido sempre muito esperado e alegres, grata pelas suas lindas palavras, sabia que o carinho que tenho por você é enorme! beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, como boa virginiana, me lembro até o lugar onde estávamos sentadas, no Clube Nacional em SP!!!
      Eu quase não acreditei que era você...
      Angela, quero reforçar a minha admiração por você, por todo o seu conhecimento no mundo das panelas... tantas dicas preciosas você já me deu... A sua generosidade é tamanha em compartilhar tudo o que vc sabe! Coração de ouro, amiga querida!!!
      Adoro vc!!!
      Super beijo! <3

      Excluir
    2. você me emociona...grata querida por existir na minha vida! bjs

      Excluir
    3. Até eu entrei de "parceira" nesse post...rs! Adorei te conhecer lá e assim fomos colecionando boas lembranças.
      O que dizer do pão da Ângela? Melhor que isso, só comendo!! E olhe que já provei um pão dela e posso afirmar que é demais mesmo.
      Vai lá ver a deliciosa quiche a Ana Cláudia me mandou.
      Bjs.

      Excluir
    4. você sempre parceira Gina e presente nas boas e inesquecíveis lembranças! bjs querida

      Excluir
  2. Você e a angela são duas queridas! Duas pessoas que a vida me presenteou.E vocês se descreveram tão bem, uma a outra! Muito legal!
    Já comi seus biscoitinhos lá angela, agora vou me deliciar com esse pão irresistível.
    A ciranda esta semana estar super animada.
    Obrigada por estar conosco,Cintya!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, digo o mesmo de vcs 2!!!
      Adoro essas surpresas da vida, onde os caminhos se cruzam e nos trazem pessoas lindas... Obrigada, obrigada!
      Beijão

      Excluir
    2. uma delícia de ciranda e vocês duas super queridas que o mundo dos blogs me presenteou! bj

      Excluir
  3. Minha nossa senhora do Perpetuo do Socorro que farei da minha vida se todo blog que eu for sair com fome... Ainda bem que só tenho dois ou três ingredientes desse hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, sua danada!
      Quero muito te ver... que saudades!
      Vou começar a visitar agora os posts dazamigas. Nossa Senhora das Guloseimas que me proteja e não me faça cair em tentação. Amém!
      Big beijo pra ti ;-)

      Excluir
    2. Teresa, adoro sua alegria, bjs

      Excluir
  4. Adoro fazer pão e esse ficou uma maravilha , mesmo ao meu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São!
      Obrigada pelo carinho! Quem bom que gostaste do pão!!!
      Eu também amo um pão caseiro e esse, vindo da Angela, é garantia de sucesso!
      Bjs

      Excluir
  5. Boa noite Cintya, um prazer visitar sua cozinha, essa ciranda está nos dando grandes oportunidades não é mesmo?!Agradeço sua visita ao abobora menina, seja sempre bem vinda por lá.Eis aqui uma paixão de muitos, pães lindos e cheios de sabor, a Angela realmente tem um dom para essas maravilhas, já vou no ora pitangas conferir a sua. Parabéns as duas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Cintya impossível não admirar a Angela com todo o seu carinho, adorei seu relato sobre como a conheceu! Também já tive o prazer de provar seus deliciosos pães e de preparar suas receitas e realmente é sempre um prazer!
    bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grata Melzinha pelo seu carinho! beijo enorme

      Excluir
  7. Eita que pãozinho da Angela é tudo que a gente ama na vida né?!
    Sou fã de carteirinha!
    Adorei a receita!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiii Flá, você é mesmo uma querida, beijo

      Excluir
  8. Querida Cintya,
    É um grande prazer conhecê-la na ciranda de receitas... Adorei o seu blog e passei no Ora Pitangas para ver aquela delícia de Bolachinha Vaca Malhada... Fiquei com água na boca...
    Esse pão da Angela também está D+++!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    fazia tempo que não passava por aqui. Fiquei louca com este pão funcional, receita anotada.
    Ótimo dia.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!