09/06/2016

Ciranda de Receitas - Risoto de calabresa, tomate seco e pimentão


Olá pessoal!!!!!!!! Como estão? Por aqui tudo ótimo e congelante rsrs... As temperaturas baixaram mesmo e a chuva deu uma trégua.

E a quinta-feira chegou, com mais uma rodada da Ciranda de Receitas. =)
Para aqueles que estão chegando hoje no blog, essa Ciranda foi uma iniciativa da Blogueira Lylia (do Blog Simples Assim), movimento cujo propósito é fazer uma troca de receitas entre cozinhas amigas. Para ler mais sobre esse movimento clique aqui.
Portanto será assim: toda quinta-feira teremos aqui a visita de uma blogueira-amiga trazendo a receita de uma de suas delícias.

Desta vez quem nos visita é a minha parceira de workshop, no 2° Encontro Gourmet (para relembrar o que aprontamos clique aqui e aqui): a Carla, do delicioso Brisando na Cozinha. A-d-o-r-o  essa menina! Ela chegou no EG um pouco tímida, mas logo se soltou. E não é difícil gostar dela, não gente! Simpática e "paiaça" ao extremo rsrs... Falando sério, uma menina de ouro, que cozinha pacas... Eu fico aqui só admirando as receitas salgadas... <3

Hoje ela nos presenteia com uma receita super apropriada para essa temperatura congelante que anda fazendo nestes dias: um risoto de calabresa, tomate seco e pimentão. Bom, quem me acompanha pelo Snapchat, já deve ter visto o quanto eu adoro um risoto, e a Carla veio nos presentear com essa combinação irresistível.
Sem mais delongas, vamos à receita:

Risoto de calabresa, tomate seco e pimentão
Receita do Brisando na Cozinha (link aqui)

2 xícaras de arroz arbóreo
3 gomos de calabresa fininha (usei linguiça de frango)
20ml de conhaque
3 colheres (sopa) de pimentões em conserva no azeite picados
1 cebola fatiada
1 dente de alho
1 xícara de tomate desidratado e picado
cerca de 2 litros de caldo da sua preferência pronto e quente (eu usei um de frango que eu tinha pronto)
uma pitada de páprica picante
manjericão rasgado com as mãos
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher de manteiga
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
amêndoas tostadas para finalizar

Modo de preparo
Deixe o caldo bem quente em fogo baixo e em outra panela frite a calabresa cortada em rodelinhas finas, com um pouquinho de óleo. Assim que estiverem bem fritinhas, adicione o conhaque e flambe. Cuidado, hein! Assim que secar novamente, retire as calabresas e reserve-as.
Na mesma panela aqueça mais um pouquinho de óleo e refogue a cebola, o alho até dourarem um pouco, depois adicione os tomates desidratados picados (foi difícil picá-los com a faca, por isso usei uma tesoura para cortar! Lembrando que a tesoura é exclusiva da cozinha ok?). Misture um pouco e adicione o pimentão e a páprica picante.
(o fundo da panela ficou um grude e com aparência de queimado, mas não tem problema não, isso dá mais cor ao risoto! hehehe)
Logo em seguida já coloque o arroz arbóreo. Lembre-se que esse arroz não deve ser lavado, pois é do amido dele que precisamos para ter um risoto bem cremoso! Se lavá-lo parte do amido se vai com a água...
Daí em diante é aquele esqueminha do risoto, adiciona uma concha de caldo... mexe, mexe, mexe... assim que secar adiciona mais uma concha de caldo, mexe, mexe... e ir fazendo isso até que o arroz esteja cozido, levemente al dente. Por isso é importante não parar de mexer, e sempre ir colocando o caldo, ok? Não desgrude da panela! hehehe

Verifique se o arroz está na textura desejada, desligue o fogo, e adicione uma colher (sopa) de manteiga, e o parmesão.
Mexa até incorporar, volte as calabresinhas à panela, e também o manjericão e a cebolinha.
 
Para servir, eu tostei um pouco de lascas de amêndoas na frigideira e salpiquei por cima do risoto. DILIS!
Salivaram? Eu também... Uma ótima pedida para um almoço ou jantar, e até mesmo uma ótima sugestão (deliciosa e econômica) para o Dia dos Namorados que está chegando por aí, não é mesmo?

Agora, para ver a receita do Cozinhar é Preciso que está hoje na cozinha da Carla, acesse o blog dela: Brisando na Cozinha e vá buscar a sua sobremesa ideal para o Dia dos Namorados. Fácil e deliciosa! E muito "chocolatuda", claro rsrs...

E para acessar as receitas das outras blogueiras participantes do Ciranda de Receitas, seguem os links:

E não percam as próximas postagens do Ciranda de Receitas, toda quinta-feira! Aguardem!!!

Beijos,
Cintya Maria

PS: E como recordar é viver, deixo duas fotos do Encontro Gourmet, no workshop do Rap 10, onde estamos literalmente com a mão na massa rsrs... Saudades monstro! <3
Ai que sufoco! rsrs


21 comentários :

  1. Cintya, que alegria SEM TAMANHO ser teu par essa semana, ter uma receita do Brisando compartilhada aqui no seu espaço, e relembrar esses momentos super gostosos! E claro, ter seu brownie lá no Brisando, tô desde ontem sonhando com ele! hehehehe
    Um beijo, querida! Nos vemos esse ano né?
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei quando vi, Carla!!! Suas fotos estão de matar, hein? Nhammm
      Nossa, deu uma saudade grande do EG e dazamigaz, ainda mais porque no ano passado não consegui ir... buáááá. Mas, esse ano estarei lá sem falta!
      Beijos e obrigada pelo carinho de sempre!

      Excluir
  2. Que delícia ver a receita e relembrar o Encontro Gourmet. Ano passado o braço me impediu de ir, mas esse ano não me escapa!!
    Beijos, Cintya!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gina! Obrigada pela visita!
      Eu também não consegui ir no ano passado, mas esse ano, se tudo der certo estarei lá e nos veremos, com certeza!
      Bjs

      Excluir
  3. Excente aspecto tenho a certeza que ia gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, São, a Carla arrasa! Eu vou experimentar essa receita com certeza!
      Bjs

      Excluir
  4. VOcês são arrasaram! Acabei de chegar da "casa" da Carla , delirando com seu brownie e agora chego aqui e morro com esse risoto? Por onde começar?
    Que delícia essa ciranda! Vocês duas formam o par ideal rsrs
    Obrigada por estar conosco nessa ciranda.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, vc não imagina como estou feliz de participar e poder voltar a postar.
      Obrigada mais uma vez e fico feliz que tenha gostado de nossas receitas!
      Bjs

      Excluir
  5. Cintya a Carlinha é mesmo demais....aliás nesta ciranda só tem gente muito querida e é muito bom fazer parte deste círculo! Tô querendo uma garfada deste risoto!!! hummmmm
    Agora vou lá no Brisando conferir sua receita!!!!
    bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!
      Pois é só tem fera, vcs arrasam! Eu ainda estou aprendendo, mas chego lá!
      Eu também estou adorando esta ciranda.
      Bjs e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. que post lindo Cin, boas lembranças, adorei. mas um risoto imperdível da Carlinha, sensacional. adoro vocês, parabéns meninas, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!!!
      Saudades de vcs... fiquei longe por causa de um trabalho, mas agora estou de volta!
      Vc sabe que o "adorar" é recíproco. No meu caso ele vem junto com uma grande admiração por vc e seu dom culinário!
      Bjsssss

      Excluir
  7. Meninas prendadas!
    Amei o passo a passo da receita, o resultado ficou show!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida!
      Um prazer poder participar dessa ciranda de amigas...
      Obrigada pelo carinho! Vou lá na sua cozinha ver o que vcs aprontaram.
      Bjão

      Excluir
  8. Meu Jesus amado, vocês estão judiando das "zamigas" nessa ciranda..
    E o ponto desse Risoto Carla, excelência no que faz. Parabéns!
    Cintya saudades sua, você agora só que saber de snapchat, eu não sei fazer *aldo* não... Mas sei comer Brownie, pelo menos isso né.

    ResponderExcluir
  9. Essa rodada da ciranda está recheada de risotos! A cremosidade é realmente irresistível. Já vou levar essa receitinha comigo. Beijocas Andrea.

    ResponderExcluir
  10. Essas parças são demais né?? rsrs... Ci, que demais esse risoto da Carlinha, show de bola, agora vou lá ver sua receita no brisando, amei essa ideia da Lylia.
    Beijos, bom findi!!

    ResponderExcluir
  11. Ai que delícia de receita, risoto é vida no coração!
    E vocês duas são duas fofas que eu adoro!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Esse arroz deixou me com água na boca.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/um-mes-com-jamie-oliver-e-uma-quiche-de.html

    ResponderExcluir
  13. Euamo risoto e amo tomate seco! Fiquei com água na boca!
    Essa ciranda é muito boa! Só pessoas queridas!! S2

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!