05/12/2012

Bolo Prestígio Fofinho: o meu favorito!




Bolo Prestígio pra mim tem sabor de infância!
Me lembro que geralmente aos sábados à tarde minha mãe sempre fazia um bolo. Ou era o bombocado (bolo branco com cobertura de coco), ou a torta de banana (para o meu pai), ou o de fubá, ou o de chocolate (às vezes de caixinha, e mesmo assim a gente amava!) ou o prestígio, o meu favorito! Eu achava  super legal, minha mãe fazer bolo com recheio e pensava "que chique, minha mãe faz bolo com recheio e cobertura! Uau!"...rsrs. Eu achava o máximo! E foi em uma tarde dessas, em meio a muita conversa, que ela me ensinou o ponto da clara em neve e eu, prestava atenção direitinho, pois saberia que um dia chegaria  a minha vez de fazer um bolo assim, com recheio e cobertura! E esse dia chegou, e também passou e muitos outros vieram. Mas toda vez que faço essa receita, parece que visualizo a cena de nós duas juntas na cozinha da casa da General Glicério, conversando e cozinhando.

Minha mãe, modesta que é, diz que não se considera cozinheira, pois prefere uma limpeza do que um fogão.  Discordo. Quando ela se propõe a fazer alguma coisa, faz muito bem feito! Os assados de Natal que o digam, a famosa farofa, o camarão com catupiry etc etc etc...
E acho que esse perfeccionismo, eu acabei puxando dela, somos as duas muito críticas e exigentes. (eu, ainda por cima, sou virginiana... ai como sofro! rsrs)
E para compensar esse sofrimento todo (ô drama!), só  mesmo uma fatia de um belo bolo de chocolate.
Aceita minha sugestão?




Bolo Prestígio Fofinho

04 ovos
02 xíc. (chá) de açúcar*
01 colh. (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
02 xíc. (chá) de farinha de trigo*
04 colh. (sopa) de chocolate em pó de boa qualidade
01 xíc. (chá) de leite morno
01 pitada de sal
01 colh. (sopa) de fermento

*peneirados

Preparo

Pré-aqueça o forno. (180°C)
Em uma tigela pequena, bata as claras em neve e reserve. Em uma outra tigela grande, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até incorporar bem. Adicione o trigo, o sal e o chocolate alternando sempre com o leite e misturando bem a cada adição. Por último e sem bater, acrescente as claras em neve e por cima delas peneire o fermento. Com o auxílio de um garfo, incorpore as claras e o fermento à massa delicadamente. Quando a massa estiver homogênea, passe-a para uma forma untada e polvilhada com trigo (pode ser açúcar ou chocolate em pó, se preferir).
Leve ao forno por +/- 40 minutos e faça o teste do palito. (após os 40 minutos, faça o teste do palito: espete um palito no bolo e se sair limpo o bolo já está assado.)

Recheio

1/2 lata de leite condensado
100g de coco ralado

Leve ao fogo baixo até começar engrossar. Desligue o fogo em seguida e reserve.


Cobertura - Ganache de chocolate

01 barra de chocolate meio amargo picada
01 caixinha de creme de leite
02 colh (sopa) de glucose de milho

Derreta o chocolate no microondas: coloque 30 segundos em potência alta, retire do forno e mexa. Repita esse processo até que o chocolate esteja totalmente derretido. Em seguida, adicione o creme de leite e com a ajuda de uma espátula misture até incorporar totalmente. Adicione a glucose de milho e misture bem. 

Montagem

Para molhar o bolo e deixá-lo úmido, prepare uma solução com 01 colh. (sopa) de uísque ou rum e dilua  em 1/2 xíc. (chá) de água. Corte o bolo ao meio, e regue as duas metades. Espalhe o recheio de coco sobre uma das metades e cubra-a com a outra metade do bolo. Espalhe a cobertura e decore com confeitos de sua preferência ou raspas de chocolate. Se quiser, coloque morangos para dar mais um charme na decoração. Leve para gelar por +/- 01 hora.

Um excelente dia a todos!

Cintya Maria






7 comentários :

  1. O ministério da gula adverte "só" visitar este blog faz mal pra saúde.
    Ai, também o meu preferido desde o momento que vi este bolo. A boca encheu d'agua!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Um bolo que adoraria provar mas se faço cá em casa eles vão dizer que tem muito chocolate ,mas para mim é bolo perfeito.
    Esta lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Cintya, pra criança, bolo com recheio e cobertura era coisa de festa, imagino como você se achava sortuda por ter sempre um bolo desses em casa. E era mesmo! Rs. Engordei 2kg só de ver a postagem, mas nada que 10h de esteira não resolvam...esse bolo prestígio vale cada gota de suor! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cintya!
    Vim convidar pro SORTEIO DE NATAL no Andrea Guim Blog.
    A prenda é um kit com várias fofuras!!
    Bora lá Participar!!!

    Que bolo MARA!!!!
    Bjs,
    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Affff Cintya! E esse bolo?
    Adoroo bolo prestígio!!!
    Que lindo ficou o seu! FOME!!!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  6. Nossa!! Parece que faz séculos que não venho aqui Cintya. Menina amor esse bolo, adoro o chocolate prestigio, o bolo então é uma perdição, me lembra a infância tbém, ficou lindo seu bolo, com o recheio bem molhadinho como gosto. Adorei miga. Bjocas, ótima semana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!