Chocolate Thumbprint




"A vida é a arte dos encontros, embora haja tantos desencontros pela vida..."


O poeta era mais do que sábio quando fez essa canção...


Eis que 22 anos depois, a gente encontra uma pessoa que fez parte de nossa vida... Grandes recordações, altas risadas e redescobre-se a beleza da amizade. Assim foi quando reencontrei a Silvia, minha amiga dos tempos de ginásio (sim, sou do tempo do ginásio e do colegial rsrsrs). Dentre muitas descobertas de coisas em comum, compartilhávamos o desejo de reunir toda a nossa turma dos velhos tempos. Amadurecemos a ideia, convocamos mais dois amigos para nos ajudar e todos juntos trabalhamos duro para a realização desse encontro, o qual ocorreu no último sábado. Momentos maravilhosos e de muito brilho no olhar... a certeza de que a amizade, quando sincera é o maior tesouro!


Durante os dias que antecederam ao encontro, nós duas, Silvia e eu, tivemos que arrumar um pretexto para nos reunir para acertar os detalhes e, em um desses dias, como sabia com uma certa antecedência que ela viria, resolvi preparar um pãozinho (fiz esse AQUI) e mais umas bolachinhas, pois há tempos não fazia bolachinhas... Consegui eliminar mais uma receita da minha "to do" list.


E a receita escolhida foi essa, a famosa Chocolate Thumbprint, da Martha Stewart. Por ser de chocolate, achei que seria mais fácil agradar a minha amiga.


A execução da receita é super tranquila. E a bolachinha fica macia, o que me surpreendeu, pois eu esperava que fosse crocante.


O sabor é, na minha suspeita opinião de chocólatra, incrível. Eu apenas achei que vai muito sal, e por isso, quando eu fizer da próxima vez, vou reduzir a quantidade.




Chocolate Thumbprint


Receita DAQUI



02 xíc. (chá) de farinha de trigo

01 xíc. (chá) de chocolate em pó (usei o da Callebaut) ou se preferir, cacau em pó

02 colh. (chá) de sal granulado (eu achei muito!!!)

226g de manteiga amolecida

1 e 1/3 de xíc. (chá) de açúcar refinado


02 gemas

02 colh. (sopa) de creme de leite (usei o de caixinha)

02 colh. (chá) de extrato de baunilha



Preparo da Massa


1. Pré-aqueça o forno à 180°C.

2. Peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e o sal. Reserve.

3. Com o auxílio de uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que a mistura esteja com uma coloração bem clarinha e fofa.

4. Em velocidade média, acrescente as gemas, o creme de leite e o extrato de baunilha

5. Acrescente a mistura dos secos (trigo, chocolate e sal) e bata até obter uma massa homogênea.



Moldando as bolachinhas

1. Usando uma colher de sobremesa, separe uma porção da massa e enrole, formando bolinhas.

2. Passe as bolinhas no açúcar cristal.

3. Use o cabo de uma colher de pau para fazer um furo no meio de cada bolinha. (não precisa untar o cabo da colher).

4 e 5. Forre uma forma com papel manteiga e coloque as bolachinhas, deixando um espaço de +/- 2cm entre elas.

6. Leve as bolachinhas ao forno pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 20 minutos.

7. Depois de assadas, deixa-as esfriar um pouco na assadeira e em seguida, transfira-as para grades de resfriamento.



8. Recheie as cavidades com ganache, creme de avelã, geleia de frutas ou qualquer outro recheio de sua preferência.



9. Guarde as bolachinhas em recipientes fechados por uma semana, isso se sobrarem, é claro! ;-)

10. Essas bolachinhas são ótimas para um chá da tarde ou até mesmo para presentear alguém querido!






Eu e minha amiga Silvia 

Espero que tenham gostado!

Beijocas e ótima semana pra vcs!

Cintya Maria

Comentários

  1. Querida amiga Cintya...
    Adorei o nosso café e tenho que confidenciar.....as bolachinhas foram incríveis, na textura que eu adoro e o saber estava MAGAVILHOSO...rs...
    Aliás gostaria de marcar outro encontro para podermos "agilizar" todos os detalhes.....
    Obrigada por fazer parte da minha vida!!! Você realmente a deixou mais doce com sua doçura pessoal!!!
    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa, que delícia!
    Me deu água na boca!!!

    Seu blog é um dos que sigo e tenho listado na minha página inicial, por isso gostaria de convidá-la a participar do concurso de bolos que estou promovendo, é mais uma brincadeira. Dê uma olhada nas regras: http://receitaesperta.blogspot.com.br/2013/07/bolo-de-aniversario-de-chocolate.html

    Seria muito legal ter a sua participação!

    Beijinhos, Pri

    ResponderExcluir
  3. Oi Cintya,

    É realmente gratificante reencontrar os amigos e poder continuar de onde se ficou. A amizade é um bem precioso que deve ser cultivado delicadamente e essas bolachinhas são um excelente exemplo de amor e delicadeza.
    Bjnhos e uma semana maravilhosa.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Ci, que delícia de encontro. A verdadeira amizade é assim: a gente passa um tempão sem ver a pessoa e quando encontra, parece que nem se passou uma semana desde a última vez. É muito bacana!
    Já este bolinho, que tentação para nós chocólatras! Adorei.
    Tem sorteio lá no blog!
    Beijos mil!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Cintya querida, tem coisa mais gostosa que reencontrar amigas de ginásio, de infância? é muito bom né? Faço votos que muitos encontros venham ainda entre vc e sua amiga. Adorei essas bolachinhas. Se são macias, minha tia vai amar. Levo a receita. Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas