Pão Integral com Mistura de Sementes




 Depois da esbórnia do final de semana, começo a segunda-feira mais light. Seria o peso na consciência? Ou seria aquele velho pensamento "segunda-feira é dia de regime"? Para mim, nem um nem outro. O pão integral caseiro é uma escolha e opção de vida para mim. Um alimento que me satisfaz e é benéfico para minha saúde. Nada mais. Prova disso são os resultados que obtive no último check-up: passei com louvor! Para que esperar o problema chegar para só então começar a comer certo? Ou então ter que começar a tomar remédios? Tô fora! Se eu puder evitar ou postergar ao máximo o uso de remédios no meu dia-a-dia, prefiro. Acho muito mais inteligente prevenir e isso foi mais um benefício que o mundo dos blogs me trouxe. Aprendo tanto lendo os textos das cozinhas "dazamigas" (mesmo sem tempo para deixar recadinhos, eu leio as postagens, juro!) e assistindo à programas como o "Comer é o melhor remédio", por exemplo. Mudei alguns hábitos e pretendo mudar ainda outros, mas tudo com calma, sem desespero ou paranoia.




Falando da receita de hoje, escolhi esse pão integral, devido às propriedades das sementes que utilizei: linhaça e semente de girassol. A primeira é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Entretanto, o maior benefício da linhaça é o emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo. E ainda é uma alternativa de cereal sem glúten. Já a semente de girassol, é uma das maiores fontes de nutrientes para a saúde mental e emocional. Isso porque essa semente oleaginosa contém um alto teor de vitamina B, fundamentais para o bem estar psicológico e vitamina B1, que ajuda a manter o cérebro alerta sob estresse, o que para os dias de hoje é fundamental.


A receita de hoje, veio de um blog que admiro muito, especialmente pelos pães e sobremesas di-vi-nas: o Rapa Tachos. Se você ainda não conhece, vale a pena fazer uma visita! Você vai se deliciar com tantas maravilhas feitas pelas mãos habilidosas da São.




Pão Integral com Mistura de Sementes

Receita DAQUI


300 ml de agua

30g de manteiga amolecida
01 e 1/2 colh.(chá) de sal
02 colh. (sopa) de sementes variadas (usei 1 de linhaça e 1 de semente de girassol)
200g de farinha de trigo
275g de farinha integral
01 colh.(sopa) de açúcar
4,6g de fermento biológico seco




Preparo

1. Retire a cuba da MFP (Máquina de Fazer Pão)

2. Coloca os ingredientes na cuba, primeiro os líquidos e depois os sólidos.
3. Escolha o programa "Massas" (o da minha máquina tem a duração de 1h30).


4. Ao término do programa, transfira a massa para uma zona enfarinhada e modele-a como desejar.


5. Pincele água morna sobre a parte superior do pão, polvilhe farinha e faça cortes transversais.


6. Leve ao forno (preaquecido 180°C) por aproximadamente 25 minutos.


7. Depois de assado, retire o pão da forma e deixe-o esfriar sobre uma grade.





Beijocas e tenham uma ótima semana!


Cintya Maria

Comentários

  1. Fico sempre vaidosa quando fazem as minhas receitas.
    Fico lindo o seu pão.
    Obrigada
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei a receita estou levando bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Ci.. arrasou no pão, eu adoro pão assim, mas quem diz que marido come, e só para mim acabo não fazendo, compro pronto.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas