Risoto de Legumes e Gorgonzola




Olá pessoal!!!


Olha eu aqui de novo! Ausente, admito, porém trago na mala bastante saudades, ops, digo, várias receitinhas novas!


Em breve, assim espero, postarei uma receitinha de pão integral. Uma outra, será a de um livro que ganhei num concurso (perdeu esse post? leia mais aqui). Tem ainda a do meu 1o. pernil... e muito mais! Não percam as cenas do próximo capítulo...rsrs


Antes que vocês me perguntem, já vou me justificando e explicando que, devido à minha rotina maluca, ainda não consegui incluir na minha agenda um tempo exclusivo para escrever postagens frequentes no blog. Olha, e não é por falta de vontade, viu? Mas sim, falta de organização mesmo. Às vezes me desconheço, pois sou virginiana e uma das características  desse signo é a organização, o que não tenho conseguido honrar ultimamente. Talvez seja pelo volume de coisas que tenho para fazer, pois antigamente, eu tinha que deixar em ordem apenas o meu quarto e hoje tenho a casa toda e mais todos os armários, pastas de documentos, a minha escola etc. Faço tudo sozinha porque gosto de sofrer e a minha mania de perfeição me leva à pensar que ninguém vai fazer melhor do que eu. =( Louca, não? (eu sei que isso não é verdade, calma!) Nem a terapia resolveu isso...rs.


Entretanto, hoje em dia, sou um pouco mais "relax" em alguns aspectos (nisso a terapia me ajudou e muito!). Se dá para manter em ordem ótimo e se não dá, paciência. Olho para a pia lotada de louças até o teto e saio com o marido assim mesmo, sem culpas, neuras ou remorso. Aprendi também com algumas situações vividas, que as pessoas são mais importantes do que as coisas. Por exemplo, quando minha avó materna estava doente, minha mãe e eu cuidávamos dela 24 horas e ela era nossa prioridade e não manter a casa impecável. Se dava para fazer ok, se não, nem ligávamos (mais ou menos, fingíamos!), pois queríamos estar ao lado dela até seu último suspiro. E ela se foi... e a casa voltou a ficar em ordem, porém estávamos com o coração cheio e em paz, e isso valeu mais do que tudo!!!!


Tudo isso para dizer que tenho feito o mesmo com blog, quando sei que tenho inúmeras fotos e receitas para postar e não consigo, não entro em pânico, pois digo à mim mesma: "você está certa Cintya, está priorizando a vida real e não a virtual. Não que vocês não mereçam a minha atenção, longe disso, mas não quero fazer do blog uma obrigação, postar por postar, colocar qualquer coisa aqui. Quero estar aqui de coração e inteira, pois sei que vocês merecem o melhor de mim e todo o meu respeito. Espero que me compreendam...


Bom, explicações feitas, vamos à receita de hoje!


Se tem um prato que adoro preparar é risoto. De complicado não tem nada, basta apenas ter paciência para não perder o ponto e voilà! C'est fini!


Já havia algum tempinho que não saía um risoto da minha cozinha, pois o meu arroz havia acabado e eu, quando ia ao mercado não me lembrava de pegar o arroz.


A combinação que usei desta vez foi: abobrinha, berinjela, champignon, tomate,azeitonas pretas e gorgonzola. Combinou muito bem! Aliás, ainda não vi uma combinação de ingredientes dar errado ou não casar bem em um risoto. Ô prato versátil!


O tempo friozinho pede uma comidinha assim e a gente sente prazer em comê-la, mesmo que esteja fumegando no prato! Aquece tudo! Humm... Já estou salivando novamente!







Risoto de Legumes e Gorgonzola


Rend.: para 2 pessoas





01 tablete de caldo de legumes


01 colh. (sopa) de manteiga sem sal


01 dente de alho picado


01 cebola média picadinha


3/4 xíc. (chá) arroz carnaroli


1/3 xíc. (chá) de vinho branco seco


1/2 xíc. (chá) de abobrinha picada em pedaços pequenos


1/2 xíc. (chá) de berinjela picada em pedaços pequenos


01 tomate maduro picadinho (usei o do tipo italiano)


1/3 xíc. (chá) de azeitona preta fatiada


1/2 xíc. (chá) de gorgonzola picado


Salsinha, orégano e pimenta-do reino a gosto (caso você não goste de algum tempero, substitua-o pelo de sua preferência)





Preparo


1. Aqueça 04 xícaras (chá) de água em uma panela grande e dissolva o tablete do caldo de legumes. Mantenha essa água aquecida durante todo o preparo do risoto, porém não deixe a água ferver, use fogo baixo.


2. Em uma panela de fundo grosso, junte a manteiga, a cebola e o alho. Refogue por alguns segundos (não deixe ficar dourado, ok? é só até amolecer) e em seguida adicione o arroz. Mexa bem e acrescente o vinho branco.


3. Assim que o vinho secar, acrescente o caldo de legumes quente, aos poucos, mexendo sempre. Eu faço assim: espero uns 90% do vinho secar e acrescento de início 2 conchas do caldo de legumes. Fico mexendo e quando percebo que o caldo está acabando, adiciono mais, pois o risoto nunca deve ficar seco na panela.


4. No meio do cozimento (quando você já tiver colocado metade do caldo), acrescente os legumes: a abobrinha, a berinjela, o tomate e as azeitonas.


5. Quando perceber que o arroz está macio (prove um pouquinho para sentir a textura) e com um pouco de líquido, acrescente o gorgonzola e misture até derreter por completo e o risoto ficar cremoso.


6. Polvilhe a salsinha e a pimenta-do-reino e sirva imediatamente.





Bom apetite e uma ótima sexta-feira para vocês!


E que o seu final de semana seja inesquecível!





Beijocas,


Cintya Maria

Comentários

  1. Cintya querida,
    Você escrevendo parece que sou eu que estou falando.Tenho sentido o mesmo problema, mas entendi também, com a vida, que " as pessoas são mais importantes que as coisas", como você bem disse,
    Eu também fico triste quando não consigo dedicar o tempo que queria no blog, mas o importante é mantê-lo e ficar feliz sempre que a gente puder estar aqui.
    E o risoto, hem? Delícia.
    Vou ficar no aguardo dos próximos capítulos.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas