11/05/2015

Bolo (Baiano) de Coco


Que tal começar a semana com um Bolo de Coco fofinho como esse da foto?
Foi exatamente isso o que eu queria na semana passada, quando resolvi procurar uma receita de bolo de coco. E como eu queria algo simples, recorri ao livro Dona Benta, onde achei a receita do Bolo Baiano e resolvi arriscar. Porém,ao começar a bater a massa do bolo, achei que ela estava com uma consistência muito pesada e, por essa razão, resolvi modificar a receita por minha conta e risco.  Não sei se ainda posso chamá-lo de Bolo Baiano, por isso o parênteses no nome da postagem.
Acrescentei claras em neve para dar leveza ao bolo, coco ralado e também mais 1/2 vidrinho de leite de coco. Cruzei aos dedos e levei ao forno. Aguardei ansiosa o resultado. Quem me acompanha pelo Instagram,  compartilhou da minha aflição. Mas, tudo deu certo no final! O bolo cresceu e ficou bonito, restava saber se ficara saboroso... Sim! O danado ficou muuuito bom! E agradou o meu paladar, por isso lhes trago a receita hoje. Espero que vocês, assim como eu, também o apreciem!

Bolo de Coco
Receita do livro Dona Benta, pág. 808

02 xíc. (chá) de açúcar refinado
02 colh. (sopa) de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
01 xíc. (chá) de maisena
02 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 vidro e 1/2 de leite de coco
04 colh. (sopa) de coco ralado
03 gemas (bater as claras em neve)
01 colh. (sopa) de fermento em pó

Coco em flocos tostado e não tostado para decoração (usei esse AQUI)
Leite para umedecer o topo do bolo

Preparo
1. Unte e enfarinhe uma forma de furo (24 cm).
2. Em uma tigela média, misture a farinha de trigo à maisena. Reserve.
3. Em outra tigela, bata as claras em neve. Reserve.
4. Numa tigela grande, bata a manteiga com o açúcar.
5. Adicione as gemas, uma a uma sempre batendo.
6. Acrescente a mistura de maisena e a farinha de trigo, intercalando com o leite de coco, Bata muito bem até ficar homogêneo.
7. Desligue a batedeira e junte à massa o coco ralado, misturando-o com o auxílio de uma colher.
8. Despeje as claras em neve, e por cima dela peneire o fermento em pó. Com o auxílio de uma garfo, faça movimentos de cima para baixo, para misturar as claras à massa (Não bata! Apenas misture delicadamente). Quando a massa estiver bem homogêneo, despeje-a na forma untada e leve para assar em forno preaquecido (180°C), por aproximadamente 45 minutos.
9. Retire do forno e deixe o bolo esfriar sobre uma grade.
10. Desenforme o bolo e pincele leite sobre a parte de cima, salpicando o coco em flocos.

* Para fazer o Coco em Flocos tostado: leve ao fogo baixo uma frigideira de teflon e acrescente o coco em flocos. Mexa-o sempre para que toste uniformemente. Assim que atingir a cor desejada retire do fogo. No meu caso, eu queria um efeito mesclado, então adicionei em uma tigelinha o coco tostado e também o não tostado e misturei ambos. As proporções/quantias vai depender que quanto você quiser colocar sobre o topo.
Tenham uma ótima semana!
Beijos ,
Cintya Maria

3 comentários :

  1. Ci, este tostadinho em cima deu um charme incrível! Gosto de bolos que vão maisena ou fécula, ficam tão fofinhos! Um beijo imenso!!! Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Ficou um bolo lindo, é o género de bolo que gosto para acompanhar um cafe
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  3. Querida Cintya receita que leva coco já fico muito interessada. Sua conta e risco deu muito certo, ficou com uma textura tão macia e com uma cor linda. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!