30/01/2015

Flan de Laranja ao Mel

Olá pessoal!!!
Mais uma sexta-feira chegou e com ela o final do mês. =(
O calor amenizou, mas mesmo assim, resolvi preparar algo mais fresquinho para a sobremesa.
Entretanto, preciso fazer uma confissão: tenho alguns traumas na cozinha... E eles não são originários de experiências negativas que tive, mas sim de um medo que antecede às experiências. Acho que nesse caso nem Freud explica... rsrs. Porém, acredito que quanto maior for a minha persistência, mais fácil será afastar esses fantasmas que eu mesma criei.
Começando pelo primeiro: tenho pavor de desenformar doces feitos com gelatina, por exemplo panna cottas, flans etc... Pudim de leite condensado não entra nesta categoria porque o danado tem a calda e ela resolve o meu problema. Fico muito tensa!
Meu outro fantasma é trabalhar com a gelatina em pó ou em folhas... Fico sempre receosa se irá firmar, se dissolvi da maneira correta, enfim, milhares de interrogações na cabeça.
Como a gente é boba e sofre porque quer rsrs...
Por isso, acreditem ou não, essa sobremesa embora o preparo seja mega fácil, para mim é um tipo de receita que tento evitar.
Mas como fazer em época de altas temperaturas? Só algo gelado para amenizar.
Então, é hora de espantar os fantasmas e se refrescar!
Flan de Laranja ao Mel
Receita DAQUI

Ingredientes para o Flan
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
1 lata de condensado
1 medida (da lata) de suco de laranja
raspas da casca de 1 laranja
1 lata de creme de leite sem o soro
meia xícara (chá) de leite (usei o integral)

Ingredientes para a Calda (eu não fiz a calda...rs)
1 pote de iogurte natural
3 colheres (chá) de mel
1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo do Flan
1. Em um recipiente, junte 6 colheres (sopa) de água à gelatina e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Se preferir você pode fazer esse processo no micro-ondas (foi o que eu fiz). Coloque a gelatina e a água em um recipiente e leve ao micro-ondas por 15 segundos em potência alta. Retire e mexa até perceber que a gelatina dissolveu. Não deixei ferver! Cuidado!
2. Depois desse passo, coloque a mistura de água + gelatina no liquidificador, adicione o leite condensado, o suco de laranja, as raspas da laranja, o creme de leite e o leite até ficar homogêneo.
3. Coloque em uma forma (aproximadamente 19 cm de diâmetro), umedecida, e leve para gelar por cerca de 4 horas.Enquanto isso, prepare a calda.

Preparo da Calda
1. Em uma tigela, coloque o iogurte, o mel e a baunilha e misture bem, até ficar homogêneo.
2. Sirva sobre o flan desenformado.

Espero que gostem e aproveitem para se refrescar!
E me contem se vocês possuem algum trauma na cozinha também, vou adorar saber que não estou sozinha rsrs...

Beijos e ótimo final de semana para vocês!!! (vou ali comer um pouquinho de flan... hummmm!)
Cintya Maria

28/01/2015

Palitos de Abobrinha ao Forno

Um dos meus legumes prediletos é a abobrinha, acho que já comentei aqui.
Mas não pensem que foi sempre assim. Quando eu era criança os únicos legumes que eu comia eram a cenoura e a batata, que eu me lembre. Saladas de folhas, em compensação, eu comia todas (as que eu conhecia): alface, rúcula, agrião couve, chicória, repolho e almeirão.
Mais tarde me casei, passei a cozinhar diariamente, e isso exigiu de mim criatividade (nesse quesito os blogs me salvaram!) e precisei incorporar os gostos e os costumes do marido. Além disso, comecei a me preocupar mais com a saúde, pois eu me tornara responsável pela minha saúde e a do meu marido. Desde então venho tentando acrescentar ao meu cardápio novos sabores, e foi assim que a abobrinha se tornou parte do meu dia-a-dia. E se tornou uma das minhas queridinhas.
E para fugir da monotonia, tento sempre variar o seu preparo. Vasculhando a net, encontrei esta receita super simples, e resolvi testar. Adorei! E já fiquei pensando que através desse preparo, podemos utilizá-lo em muitos outros legumes, podendo também variar os cortes... Ainda não testei as outras possibilidades, mas fica a sugestão para vocês.
Palitos de Abobrinha
Receita DAQUI

1 abobrinha (do tipo italiana) média

Para o tempero
1 colh. (sopa) de azeite;
1 colh. (sopa) de suco de limão;
1 colh. (café) cheia de alho triturado (picado ou amassado);
1 pitada de orégano (quantidade de acordo com seu gosto);
1 pitada de sal (quantidade de acordo com seu gosto);
Pimenta do reino (quantidade de acordo com seu gosto).

Queijo parmesão ralado para "empanar"

Preparo
1. Preaqueça o forno (200º C).
2. Corte a abobrinha em palitos de mesma espessura.
3. Em uma tigela, misture todos os temperos acima.
4. Espalhe o tempero em um recipiente de fundo reto.
5. Banhe os palitos de abobrinha nesta mistura, envolvendo todos os lados no tempero.
6. Retire os palitos do tempero e passe no queijo parmesão, como se estivesse empanando.
7. Forre uma assadeira com papel manteiga.
8. Coloque os palitos e leve-os para assar até que estejam dourados. (aproximadamente 20 minutos, mas fique de olho para não queimar, pois cada forno tem uma temperatura).

Os palitos ficam crocantes por fora e macios por dentro!!! Uma delícia!!! Sirva-os como aperitivo ou até mesmo como acompanhamento.

Espero que tenham gostado!
Um ótimo dia pra vocês!
Beijos,
Cintya Maria

20/01/2015

Muffins de Calabresa

O assunto do momento é a onda de calor que está fazendo por aqui.
Por mais que seja verão, as temperaturas estão altíssimas, acima do normal e, ter um ar-condicionado nos dias de hoje não é mais um artigo de luxo, mas sim questão de sobrevivência e qualidade de vida.
Entretanto, por mais que eu também me enquadre na categoria dos que estão reclamando desse calor excessivo, mesmo sendo fã do verão, acredito que esse não deva ser o nosso único assunto. Afinal, reclamar não vai mudar a situação. Nossas atitudes é que farão a diferença e eu já estou fazendo a minha parte desde o ano passado, economizando água, porque acredito que a situação irá piorar nesse período de escassez de chuvas. Torço (e apelo) para São Pedro resolver a situação, porque esperar das autoridades não funciona, pelo menos aqui na minha cidade. Nossos governantes combatem apenas as situações emergenciais (quando o fazem...) e não a raiz do problema, como por exemplo o desmatamento da Amazônia que só avança. Sentimos na pele, na torneira, nas tomadas e no bolso a consequência desse descaso com a nossa floresta. Ou melhor, acredito que não seja descaso, mas sim, interesses políticos divergentes. Triste!!!
Por isso prefiro falar de comida! (não para me alienar, apenas para amenizar)
Dias desses fiz para a janta um muffin salgado, pela primeira vez. A receita pedia salame e ciboulette e como eu não tinha substituí por calabresa.
A massa desse muffin é extremamente fofinha. A única coisa que irei alterar quando repetir a receita, será a quantidade do recheio. Aumentarei porque achei que ficou pouco recheado... hehehe...
No mais, é perfeito! =)

Muffins de Calabresa
Receita DAQUI

Para a massa
450g de farinha de trigo
2 colh. (chá) rasas de sal
50g de açucar
4 colh. (chá) rasas de fermento em pó (tipo Royal)
200g de manteiga
200 ml de leite
3 ovos
40 ml de creme de leite (sem soro)

Para o recheio
80g de calabresa picadinha (ou o embutido que preferir)
2 colh. (sopa) de cebolinha (ou outro tempero de sua preferência)

Preparo dos Muffins
*Forre e preencha as cavidades de uma forma para cupcakes com forminhas de papel*
1. Peneire os ingredientes secos em um recipiente grande.
2. À parte, na batedeira, bata a manteiga, o leite e os ovos.
3. Despeje a mistura no recipiente com os ingredientes secos e acrescente o creme de leite. Misture bem, mas sem bater, até obter uma massa mole.
4. Adicione a calabresa e a cebolinha (ou a erva de sua preferência) e envolva bem.
5. Preaqueça o forno (180°C)
6. Utilizando uma colher, preencha 2/3 das forminhas de papel com a massa dos muffins.
7. Asse os muffins por aproximadamente 20 minutos ou até que eles estejam dourados e tenham crescido.
8. Depois de assados, transfira-os para uma grade para esfriarem.

Sirva-os mornos ou à temperatura ambiente.

Bom apetite!

Beijos,
Cintya Maria

16/01/2015

Muffins de Chocolate & Banana

Para quem me segue no Instagram, ontem postei fotos do que saiu da minha cozinha.
Apesar do calor que anda fazendo, liguei o forno duas vezes (e fiz uma sauna por tabela rsrs). Na primeira vez, foi para fazer parte do almoço. Testei uma receita e o marido aprovou com louvor, por isso irei dividir com vocês em breve.
Depois à tarde, quando bateu aquela vontade de comer um docinho, fiquei na dúvida do que fazer de, pois eu tinha separado 2 receitas. Optei pela que ía ao forno por uma simples razão: essa receita pedia bananas bem maduras ou até mesmo bananas pra lá de maduras, e as da minha fruteira estavam mais que maduras mesmo. Portanto, para não desperdiçar, escolhi fazer os muffins e ignorei o calor.
Eu já havia feito e aprovado essa receita no ano passado, mas não consegui postar devido à minha desorganização e correria, admito.
Bem, voltando ao que interessa, essa receita é da diva das delícias Nigella Lawson. Super prática e extremamente saborosa. E ainda preza pelo aproveitamento dos alimentos que já estão um pouco passados, por isso é perfeita. O cacau combinado com a banana  deixam os muffins com um sabor especial e o resultado é bolinhos macios e levemente adocicados, com alguns pedaços derretidos de banana no meio, excelente para aqueles que não são muito fãs de doces exageradamente doces. Acho que o açúcar está na medida certa. Tanto é que consegui fazer o sacrifício de comer dois bolinhos assim que ficaram prontos! Me deliciei! E todo o calor da cozinha compensou cada gotícula de suor! =)
Muffins de Chocolate & Banana
Receita DAQUI

3 bananas maduras (ou mais que maduras, pois são mais molinhas)
125 ml óleo vegetal (usei o de Canola
2 ovos grandes
100g de açúcar mascavo claro
225g de farinha de trigo
3 colh. (sopa) de cacau em pó peneirado
1 colh. (chá) de bicarbonato de soda
Gotas de chocolate amargo (coloquei por minha conta e risco =P )

Preparo
1. Preaqueça o forno (200°C) e preencha a forma para cupcakes com forminhas de papel.
2. Em uma tigela grande, amasse as bananas com um garfo (o intuito é que, não fique tão lisinho e que fiquem pedaços mesmo), mas se quiser usar um mixer, tudo bem também.
3. Adicione o óleo, em seguida os ovos e o açúcar. Misture tudo com uma espátula (eu usei o garfo mesmo).
4. Em uma tigela à parte, misture os ingredientes secos: a farinha de trigo, com o bicarbonato e por último o cacau.
5. Despeje a mistura dos ingredientes secos na tigela dos líquidos, misturando delicadamente até ficar homogêneo.
6. Depois disso, despeje 2 colheradas da massa em cada forminha. (e se quiser, coloque a gosto gotas de chocolate amargo na massa) =DD
7. Asse os muffins por 15–20 minutos, até perceber que os muffins estão escuros e crescidos.
8. Após assá-los, transfira os muffins para uma grade para resfriarem por completo. Depois é só degustar...
Espero que tenham gostado e que essa receita tenha adoçado o seu dia!
Uma ótima sexta e um final-de semana sensacional para todos vocês!!!

Beijos,
Cintya Maria


15/01/2015

Ovos Mexidos Cremosos

Sou apaixonada por café-da-manhã!!!
Adoro acordar cedo e poder tomar o meu leite e o meu pãozinho com manteiga... Sinto um enorme prazer durante essa refeição, por isso considero-a a minha favorita.
Para o meu café-da-manhã ser considerado perfeito, preciso saboreá-lo bem devagarinho, correria nessa parte do dia não é comigo! E assim vou acordando aos poucos.
E não preciso de muita coisa no meu café, não: um leite com Nescafé, um pão francês - bem crocante - com manteiga e uma fruta (geralmente mamão ou banana com aveia), já são suficientes. Não faço questão de frios, bolo, iogurte ou suco. Isso só quando viajo, daí sim me esbaldo no café-da-manhã do hotel.
Para vocês terem uma ideia, se por algum motivo preciso sair de casa logo cedo e não tenho tempo de tomar o café, fico irritada, extremamente irritada. Por isso, quando tenho algum compromisso, coloco o despertador para funcionar bem cedo, nem que seja de madrugada para poder tomar o meu cafe-da-manhã em paz, do jeito que eu gosto! =)
Às vezes aos domingos, me inspiro e preparo mais alguma coisa para incrementar a minha refeição.
Dias desses, assistindo à Ana Maria Braga, ela preparou essa delícia que me fez salivar e decidir que no final de semana eu testaria a receita, a qual me parecera extremamente saborosa.
Lá fui eu pra cozinha... E bingo! Mais uma delícia para as minhas manhãs... Esses ovos ficam beeeem cremosos! Hummm...
E eu, não podia deixar de compartilhar essa receita com vocês, claro! ;-)
Vamos à receita!

Ovos Mexidos Cremosos
Receita DAQUI, para 2 pessoas

4 ovos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/3 xíc. (chá) de creme de leite fresco
100 g de requeijão

Preparo
1. Numa tigela coloque 4 ovos, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e bata bem.
2. Adicione o creme de leite fresco e misture.
3. Numa frigideira em fogo baixo untada com manteiga coloque a mistura de ovos e 100 g de requeijão em colheradas, tampe e deixe até a borda ficar firme.
4. Retire a tampa, misture rapidamente e sirva em seguida.

Beijocas e um ótimo dia pra vcs!
Cintya Maria

13/01/2015

Feliz 2015 e um papillote de salmão para celebrar!

Olá meu queridos e queridas!!!
Como estão? Como foram de festas? Espero que tudo tenha ido bem com vocês.
Antes de (re)começar a escrever, quero deixar aqui o meu agradecimento especial para todas as amigas que passaram aqui para expressar o seu carinho e seus votos para 2015. Beijos mil e um ano lindo para vocês!!!

Nem preciso dizer que me ausentei do blog... Vocês perceberam, não? Nada de postagens... Mas, não abandonei vocês, de jeito nenhum! E, ao invés de pedir desculpas pelo meu sumiço, venho lhes desejar um ano magnífico, repleto de realizações, conquistas e alegrias! E que, de alguma maneira, eu possa estar com vocês, em suas casas, em suas mesas, através das receitas postadas aqui na minha cozinha.
Já adianto que tenho várias receitas na fila, pois eu posso até ter sumido do blog, mas da cozinha não! Tirei fotos e guardei-as para postar para vocês. ;-)
Bom, vamos ao que interessa: co-mi-da!
No ano passado, fiz este salmão e, modéstia à parte, ficou supimpa! O preparo é muito fácil e o resultado impressiona. Vocês vão ver a praticidade deste prato! Até eu acertei...rs
Confiram:

Papillote de Salmão
Receita (deste livro) para 02 pessoas

2 filés de salmão (se não gostar de salmão, sugiro: bacalhau, hadoque, tilápia, dourado ou atum)
2 colh. (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
8 fatias de limão siciliano (mas, pode ser o taiti também, porém não esqueça que ele tem sabor mais forte)
1 pimentão vermelho sem sementes, fatiado (ou picado em cubinhos)
1 abobrinha fatiada
1 cebola pequena em rodelas
4 tomates pequenos
8 cogumelos cortados em fatias (eu geralmente compro o cogumelo em conserva fatiado, pois aqui na minha cidade não encontramos cogumelos frescos)
Salsinha fresca picadinha a gosto (ou se não tiver ideia, coloque 4 colheres de sopa de salsinha, ok?)
4 colh. (sopa) de suco de limão ou vinho branco

Preparo
1. Preaqueça o forno. (200°C)
2. Pincele o peixe com o azeite e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Cubra com as fatias de limão e reserve.
3. Corte 2 pedaços de papel alumínio, grandes o bastante para envolver completamente os filés.
4. Coloque os demais ingredientes no centro de cada papel, dividindo igualmente e cubra-os com o peixe.
5. Una as pontas do papel alumínio, formando uma trouxinha e feche bem cada uma delas.
6. Leve ao forno em uma assadeira por 15-20 minutos.
7. Para verificar o ponto, abra uma as trouxinhas com um garfo (não se esqueça que dentro está cheio de vapor e você poderá se queimar, por isso cuidado ao abrir!). Veja se o peixe está cozido.
8. Faça uma fenda no papel alumínio para que o vapor saia antes de abrir as trouxinhas.

Sirva com arroz branco e uma bela salada!
Uma refeição extremamente leve e saudável, perfeita para ajudar na perda do excesso de peso acumulado nas festas do final de ano! ;-)

Bom apetite e um ótimo dia para vocês!!!
Beijos,
Cintya Maria