13/02/2011

Cupcake de Chocolate com cobertura de chocolate

Foto tirada do celular =(
Há alguns dias, comprei um livro sobre cupcakes,  pois sou apaixonada por eles! E nesta semana, o livro finalmente chegou! É simplesmente maravilhoso e dá muitas dicas aos principiantes (como eu, por exemplo) sobre a arte de criar esses 'bolinhos de xícara' ou fairy cakes, nome como eram chamados na Inglaterra. Nesse livro, existem muitas explicações, desde os utensílios e ferramentas necessários para fazer os cupcakes até dicas de decoração, tudo muito detalhado e exemplificado através de fotos lindíssimas! Aliás, os cupcakes são sobremesas muito fofas, não é mesmo?
Claro que, depois disso, precisei testar uma receita. E, como sou chocólatra, escolhi um Cupcake de Chocolate, com cobertura de chocolate! Muuuuiiito chocolate! (minha alergia que se cuide!...rs)
Depois de pronto, a receita da massa foi aprovada (pelo maridão e por mim), pois o cupcake ficou muito macio. A cobertura é irresistível, também pudera, com chocolate derretido não poderia ficar ruim, não é mesmo? E vamos à receita!

Cupcake de Chocolate com cobertura de creme de chocolate
 (receita do livro Cupcakes / Larousse)

90 g de chocolate em pó peneirado
480 ml de água fervente
330 g de farinha de trigo peneirada
200 g de manteiga (ou margarina) sem sal amolecida
450 g de açúcar
2 colh (chá) de bicarbonato de sódio
2 colh (chá) de essência de baunilha
1 colh (chá) de fermento em pó
4 ovos
1 pitada de sal

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em uma vasilha, misture o chocolate em pó peneirado com a água fervente mexendo bem até perceber que o chocolate dissolveu completamente. Deixe esfriar e reserve.
Peneire a farinha de trigo com o bicarbonato, o sal e o fermento. Reserve.
Coloque a manteiga, o açúcar, os ovos, a essência de baunilha em uma batedeira e bata em velocidade alta por 5 minutos. Abaixe a velocidade e acrescente aos poucos a mistura de farinha, alternadamente, com a mistura de chocolate em pó, começando e terminando com a farinha. Divida a massa nas forminhas de papel e leve ao forno por 30 minutos ou até que a massa esteja assada. (faça o teste do palito).

Importante: Lembre-se de preencher as forminhas com a massa, deixando um espaço de mais ou menos 1 cm da borda para que quando ela comece assar, não transborde! (Em alguns livros eles dizem para preencher apenas 3/4 da forminha...)

Cobertura: Creme de chocolate 
(uso: cobertura ou recheio)

200 g de chocolate meio-amargo derretido
125 g de gordura vegetal hidrogenada
200 g de leite condensado
30 g de chocolate em pó
confeitos para decorar

Preparo:
Bata a gordura vegetal hidrogenada com o leite condensado na batedeira, até formar um creme liso. Acrescente o chocolate derretido e o chocolate e o chocolate em pó, batendo sempre até que fique homogêneo, mas não bata demais. Leve à geladeira por 10 minutos antes de utilizar. Para decorar, use uma espátula para espalhar a cobertura, ou se preferir, use o bico de confeiteiro com o bico pitanga. Espalhe os confeitos por cima e seu cupcake está pronto! Bom apetite!!!

Dica: caso queira fazer um creme de chocolate branco, apenas substitua o chocolate meio-amargo por chocolate branco meio-amargo e leite me pó no lugar do chocolate em pó.

4 comentários :

  1. Adoro esta receita.Adorei o seu blog.Beijos.
    Rosa Maria

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de provar 3 desses... só 3!!!kkkkkkkkkkkk
    Não fossem eles,meu único sustento até a chegada ao aeroporto de Cumbica, dia 28/02, que epopéia!
    Tava mto bom mesmo, quero repeteco!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos elogios,Rosa! Não esqueça de, sempre que possível, dar uma passadinha por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Hum... Irmão é sempre suspeito para falar, né Fábio?
    Assim que eu fizer um "repeteco" eu te aviso, ok?
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!