Rocambole Colorido









Que tal uma sugestão para o lanche da tarde?


Pois é... eu estava pensando em fazer o rocambole de presunto e queijo que a minha tia Inês fazia... Porém a receita dela é bem grande. E como somos só em dois aqui em casa, desisti da idéia. Foi aí que me lembrei do dia em que assisti a receita do Rocambole Colorido, feita pela Fabiana do Figos e Funghis. Achei super prática e pequena, ou seja, perfeita para dois!!! Eba! Vamos testar...


Então, mãos-à-obra!...


Resultado: todos os que comeram aprovaram! A massa é super fácil de fazer , principalmente porque a quantia de trigo está na medida exata, sem precisar ficar colocando trigo e mais trigo para dar o ponto. Além disso, por ser uma massa salgada neutra, podemos variar o recheio conforme a preferência. Eu acabei modificando um pouquinho, viu Fabiana?


Esse rocambole é bastante saboroso! Espero que testem e também aprovem!



Rocambole Colorido

2 copos de trigo

1/2 copo de leite morno

1/3 xíc (chá) de óleo vegetal

1 colh (sopa) de margarina bem cheia

1/2 colh (café) de açúcar

1/2 colh (café) sal

1 envelope de fermento seco instantâneo

1 ovo inteiro

1 gema



Recheio

200g de mussarela fatiada

200g de presunto cozido fatiado

2 tomates bem maduros picados e sem semente

1 cebola grande picada

1 colh (sopa) de requeijão cremoso para espalhar sobre a massa

Orégano e azeite à gosto (ou qualquer outro tempero de sua preferência)



Opcional:

100g de azeitonas pretas fatiadas (opcional)

Salsinha picada à gosto

Folhas de mangericão à gosto



Preparo da Massa


Misture primeiro todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Em seguida, acrescente os líquidos mexendo bem com o auxílio de um garfo. Trabalhe a massa até ela ficar lisa e homogênea. Deixe descansar para crescer por 30 minutos. Depois, abra a massa com um rolo. Espalhe o requeijão cremoso na superfície da massa aberta e espalhe o recheio sobre o requeijão.


Enrole a massa com o recheio para formar o rocambole. Dobre as pontas para que o recheio não escorra enquanto estiver assando. Pincele a gema de ovo na parte superior do rocambole e leve ao forno pré-aquecido em 220°C por 30 minutos ou até perceber que a massa está dourada.




Preparo do Recheio


Em uma outra tigela grande,  rasgue  em pedaços pequenos as fatias de mussarela e as de presunto. Em seguida, acrescente a cebola e os tomates picados em cubos bem pequenininhos. Por último, salpique o orégano e adicione o azeite.




Bom apetite!!!

Beijocas,

Cintya Maria




Comentários

  1. Olá, Cintya Maria Braga!!! Rs

    Muito legal! Adorei sua idéia de 'blogar' receitas!

    Estou numa fase 'cozinheira' também. Espero poder contribuir com algo em breve...

    E precisamos marcar uma noite na cozinha! Encontro com homemade food!!! Nada de pizza! Rss

    bjs

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana!

    Vou esperar sua contribuição sim! E aí eu testo e publico aqui! Vamos marcar uma noite gourmet! O que você acha???

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. HUmmmmm, eu também gosto de inventar...como eu digo a cozinhar, na verdade acho uma arte, mais que uma obrigação, inventar,experimentar, combinar sabores, e ainda de tudo, o pessoal gostar e querer as tuas receitas, é o máximo.
    Parabéns Cyntia pelo teu blog.
    Beijos do Chile.

    ResponderExcluir
  4. Olá Any!

    Obrigada pelas palavras! Assim como você, também acho que cozinhar é uma arte! E quero aprender muito sobre essa arte! Que bom que você gostou do blog! E que chique! Meu blog está sendo acessado no Chile!...rs...rs...rs

    Agradeço a sua visita por aqui e não esqueça de passar por aqui quando puder, ok?

    Beijos do Brasil!

    ResponderExcluir
  5. hhhhmmm!!! deu até vontade!!
    adorei a sugestão pra um "lanchinho" da tarde!! hehehehe
    o blog tá mto fofo cintya!!!parabéns!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  6. Legal, essa receita me traz muitas recordações, da nossa família materna, sugiro entre outras delícias de recheio, o que mais gosto: de salame com queijo/requeijão cremoso, fica muito bom.
    Esse até eu me arrisco a fazer!!! ;P

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de participar diretamente,dessas receitas pois experimento todas.Mas com certeza o rocambole de frios é umas das melhores ou a que mais gosto. Parabéns minha esposa, querida .Vc é uma bela chef,das receitas bjs de de seu marido que te admira muito

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Júlia! Obrigada pelos comentários! Volte sempre, viu? Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Pois é irmão... quantas recordações! Para nós esse é o rocambole da tia Inês! Agradeço a sugestão! Prometo que assim que testar, vou postar! (rimou..rsrsrs)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Xiii! Comentário de marido vale, pessoal?

    Vale muito! Coitado do Dico... ele é a minha cobaia! Vivo pedindo a opinião dele e sempre pergunto se posso postar aqui. Ainda bem que ele é sincero, pois quando não fica bom ele fala mesmo.
    Obrigada por participar e dividir essas experiências comigo!

    Bjs mil...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas