Abobrinha ao forno light

16/03/11 15 comentários

Olá! A receita de hoje será bem nutritiva, saborosa e saudável: abobrinha ao forno light!
É sempre bom "dar um tempo" e deixar a carne vermelha de lado, né? Falo isso porque eu me considero uma pessoa "carnívora"... Uns dizem que o tipo do sangue influencia (sou tipo O), mas não sei se é mito ou verdade. O que eu sei é que quando passo um tempinho sem carne vermelha, começo a subir pelas paredes! Sou daquelas que amam um bifinho com tomate e cebola, um churrasco, um carpaccio, enfim, uma carne beeeemm mal passada (os vegetarianos que me desculpem!)... hummm! Que delícia! Mas, sou uma carnívora consciente, e sei que, para o colesterol, isso não é muito bom, então, eu tento controlar e alterno com frango, peixe e legumes. O corpo agradece!...rs

Bom, vamos ao que interessa, não e mesmo?


Abobrinha ao forno LIGHT



01 abobrinha média cortada em rodelas de +/- 0,5 cm
01 cebola média cortada em fatias
01 tomate grande, bem vermelho, cortado em cubos
01 dente de alho bem picadinho
Queijo branco cortado em cubos (eu usei 03 tiras de +/- 1 cm, cortado em cubos pequenos)
Queijo parmesão para gratinar
Azeite, orégano e sal à gosto


Preparo

Em um refratário, coloque 03 colh (sopa) de azeite e distribua as rodelas de abobrinha uniformemente. Em seguida, coloque 01 camada de cebola e tomate e salpique com orégano, sal e alho.



Regue novamente com 03 colh. (sopa) de azeite e repita  o mesmo procedimento. (01 camada de abobrinha, depois a cebola com o tomate e os temperos...etc.) até que todas as rodelas de abobrinha tenham sido colocadas no refratário. Por último, acrescente o queijo branco e polvilhe o parmesão.


Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno (180°C) por 30 minutos. Depois, com um garfo, teste se a abobrinha está macia e se necessário deixe mais 10 minutos até que ela esteja macia. Por último, retire o papel alumínio e deixe gratinar. Prontinho!

Manja che te fa bene!!!


15 comentários:

  • Anônimo disse...

    Tem uma cara muito boa! vou testar! Vc saberia me dizer quantas calorias ela tem?
    Obrigada
    Renata

  • Anônimo disse...

    NA RECEITA NÃO CONSTA COMO O QUEIMO BRANCO DEVE SER UTILIZADO. EM CADA CAMADA???

  • Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

    Olá "Anônimo"!

    Acho que vc quis dizer queijo branco, né? Vc pode colocá-lo na última camada e por último polvilhar o parmesão. Essa é apenas uma sugestão. Fique à vontade para colocar o queijo em qualquer uma das camadas... Ou, se for como eu que adora um queijinho, capriche no queijo, ok?

    Beijinhos e obrigada pela dica! Vou atualizar o post!

  • Maria de Lourdes Ruiz disse...

    Oiii, tô buscando receitas com abobrinha, porque tenho abobrinha aqui saindo pelo ladrão.
    Tô levando a sua receita que me parece ótima e com queijo então, o cara metade vai adorar.

    Bjs

  • Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

    Oi Maria de Lourdes!!! Que alegria receber sua visita! Essa "receita" (acho mais que é uma dica de preparo) é super simples, porém saborosa!
    Espero que vc goste!

    Um grande abraço apertado!!!

  • Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

    Oi Raquel!

    Nossa, fico super contente que tenha gostado! Obrigada por compartilhar e contribuir com a ideia da carne moída! Imagino que deva ter ficado divino mesmo!

    Bjs querida e volte sempre! ;-)

  • Marcia tsuchiya - Leme - Sp. disse...

    Olá, meu trigliceries esta alta porisso sai procurando receitas, vou fazer esta sugestão sua amanhã, achei muito boa, vou caprichar na cebola, além de gostar, é fibra. Bj e obrigada.

  • Nina Balby disse...

    Eu e m. mãe adoramos a receita. Testamos colocando duas camadas de carne moída além de colocarmos azeitona e cebolinha. Ficou uma maravilha! Saudável e saboroso. Mt obrigada pela dica!

  • Anônimo disse...

    Só uma sugestão: acho que a abobrinha deve levar pelo menos um "susto" no fogo, porque quando fiz esta receita pela primeira vez, percebi que ela demora um pouquinho para amolecer no forno. O mais, é um prato delicioso e saudável!

    Albany Feu

  • Unknown disse...

    Parabéns, além de lindo prato é delicioso, mas eu fiz de uma maneira diferente pegue uma frigideira e dei um susto na abobrinha com azeita alho e cebola, não deixei cozinhar muito coloquei ela no refratário e fiz o restante como orientou, foram 15 minutos no total. Uma delícia, obrigada pela dica, vou fazer com beringela agora

  • Anônimo disse...

    Bom dia! Eu faço só que de forma diferente. Corto ela no meio, tiro semente e coloco em um prato corto em cubos tomate, cebola, pimentão e acrescenta junto as sementes. Antes de rechear ela, passar sal e tempero a gosto depois reheie ela com esses engredientes, coloque orégano e assar no micro por 3,5min. É mais ligth e super rápido.Mas não deixe muito tempo no micro para não secar.

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!

 

©Copyright 2011 Cozinhar é Preciso | TNB