Sofioli ao Molho Rústico de Tomates

21/07/12 11 comentários


Uma das poucas razões que me fazem gostar do inverno são as comidas, pois durante essa estação comemos muito bem! Tudo quentinho, aconchegante... tão comfort! E devido à minha descendência italiana, com esse tempinho, só penso em massa!... Acho até que, mesmo se eu não tivesse essa ligação com a Itália, seria louca por massas pelo simples fato de elas serem irresistíveis e permitirem inúmeras combinações e variações. Por exemplo, a receita de hoje é uma variação da lasanha. É uma ótima opção para quando precisarmos preparar algo especial, pois a execução é simples e rápida, e a apresentação é bem charmosa, parecendo até ser um prato sofisticado. (esse segredo a gente não conta para as visitas...rs)
Quanto ao recheio, esse fica à seu critério. Na receita original ele era de shimeji com ricota,  mas o marido escolheu presunto e queijo. E foi assim que eu fiz! E o marido ficou feliz! =)


Sofioli de Presunto & Queijo
Receita levemente adaptada de Revista Nestlé - Junho 2012 | Ano 14 | No. 54
(Porção para 02 pessoas)


250g de massa para lasanha pré-cozida
200g de muçarela (em fatias)
150g de presunto (em fatias)


Montagem do Sofioli


Pegue 2 fatias de muçarela e coloque uma sobre a outra. Corte em 6 partes. Faça o mesmo com o presunto e distribua sobre os pedaços de muçarela já cortados. E por último coloque mais muçarela por cima e assim o recheio está pronto.
Separe uma folha de massa de lasanha e coloque o recheio bem no centro e feche como um envelope, dobrando as bordas sobre o recheio:






Para mim, o segredo de uma boa massa é que ela esteja cozida no ponto certo (al dente), que todos os temperos estejam harmonizados, e principalmente que ela seja servida junto com um bom molho (natural) de tomates. Com certeza isso faz toda a diferença! E, se você é daquelas pessoas que nunca acerta no preparo do molho, vou deixar para vocês uma receita bem simples, porém não menos deliciosa e eficaz de molho de tomates.


Molho Rústico de Tomates

08 tomates maduros picados (use de preferência o italiano)
01 colh. (sopa) de azeite
01 cebola grande picada
01 colh. (sobremesa) de alho triturado
01 colh. (sobremesa) de colorau
1/2 colh. (sobremesa) de açúcar (para tirar a acidez do molho)
Sal, Orégano e salsinha a gosto.
Queijo parmesão para polvilhar


Preparo

Em um liquidificador, bata metade dos tomates. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o tomate batido e o restante picado, mais o colorau e mexa bem para  incorporar. Acrescente o orégano e a salsinha e cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando, para não grudar. Coloque o sal, prove e corrija se necessário. Coloque o açúcar e cozinhe por mais 02 minutos. Desligue o fogo. Reserve.


Montagem final do prato


Pré-aqueça o forno (180°C) por 10 minutos)
Em um refratário, espalhe uma camada de molho e acomode os sofiolis e regue com o restante do molho. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno por 20 minutos ou até aquecer bem. Sirva em seguida com um bom vinho!


Beijos e um ótimo restinho de final de semana!!!

11 comentários:

  • Marly disse...

    Olá,

    Pois, é, 'Cozinhar é mesmo Preciso', rsrs.
    Já o Sofioli, que delícia, as imagens dizem tudo, rsrs.

    Beijo e bom domingo!

  • Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

    Pois é Tania! A apresentação fica bem legal... eu queria ter amarrado os quadradinhos de massa com cebolinha, mas eu não tinha.
    Quem sabe da próxima vez? Fica a dica pra vc! ;-)

    Bjs

  • Andréa disse...

    Querida Cintya,
    pelo menos 1 ou 2 vezes por semana aqui em casa não fico sem
    fazer macarrão, além de serem saborosos são práticos e neste
    inverno não dá pra ficar sem uma massa e quentinha melhor
    ainda!
    Não é só a sua lista que está cheia a minha tbm está enorme todas
    as vezes que venho aqui saio com a boca cheia de água e com suas
    receitas anotadíssimas não quero perder nenhuma, essa, então vou
    colocá-la em prática rapidinho.

    Beijinhos e ótima semana!

  • Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

    Oi Andréa!

    Nossa! Fazer macarrão é uma coisa que ainda não tentei...
    Tbém acho impossível ficar sem massa no inverno.
    Agradeço o seu carinho! E volte quantas vezes quiser, querida!

    Big abraço!

  • Mª de Jesus disse...

    menina, isso é divino vou fazer em minha casa esse final de semana, minha filha adora massas

    beijos pra você Maria!

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!

 

©Copyright 2011 Cozinhar é Preciso | TNB