30/07/2012

Testar é Preciso

Olá pessoal!!!

Nasce hoje em nosso blog o Testar é preciso.
Esse espaço será destinado para você leitor(a) que já testou uma ou várias de nossas receitas. A partir de agora você poderá mostrar como o Cozinhar é Preciso tem lhe ajudado em sua aventura culinária.

Mas como faço para participar? É muito simples:

1) Ao testar uma de nossas receitas não esqueça de tirar fotos.
2) Envie suas fotos para o e-mail cozinharehpreciso@gmail.com e dê sua opinião sobre a receita, ok?

E a sua experiência será compartilhada aqui em nosso blog.

Vamos participar? Aguardo o seu e-mail!
Cintya Maria


27/07/2012

Era uma vez uma caixinha de morangos...



Tenho por hábito eu diria mania, sempre que vou ao mercado, fazer uma lista de tudo o que preciso. Tal atitude, facilita e agiliza a minha ida, pois posso ir direto às gôndolas de meu interesse, ignorando as demais e assim, chego em casa em tempo record!
Porém, o contrário acontece quando tenho tempo livre: vou sem lista e literalmente passeio pelos corredores olhando tudo, especialmente o que não preciso...rsrsr...

A receita de hoje é simplesmente deliciosa e descomplicada no seu preparo, mas para eu fazê-la foi um custo! A coitada resultou nisso porque eu não achei o ingrediente que eu precisava para fazer a receita que eu queria. E olha que o ingrediente era algo corriqueiro: creme de leite fresco! Fui em 03 mercados, sendo um o Carrefour e nem assim achei! Fiquei tão frustrada... O critério escolhido para o novo destino dos pobres morangos foi a rapidez de preparo, pois eu já havia perdido muito tempo para encontrar o tal creme de leite e ainda tinha que fazer o almoço.

Pesquisei nos blogs dazamigas e achei várias receitas que me deixaram com água na boca, mas, infelizmente eu tinha que escolher uma só ... (as outras foram para a famosa "lista de receitas a serem testadas"...rs).
E a minha conclusão foi que acertei na mosca! Maridex e irmão mais velho aprovaram! E eu fiquei feliz!!! =)

Sobremesa Bicolor de Morango 
Receita DAQUI

Creme de Baunilha

03 gemas peneiradas
01 lata de leite condensado
01 lata de leite integral (use a lata de leite condensado como medida)
01 colh. (sopa) bem cheia de maisena (use um pouco do leite integral para dissolver a maisena)
Algumas gotinhas de essência de baunilha (opcional)

Preparo

Em uma panela média, coloque o de leite condensado, as 03 gemas peneiradas, o leite integral, a maisena e a baunilha e misture bem. Leve ao fogo baixo mexendo até ferver e engrossar.
Dica da autora da receita: "(...) o creme costuma empelotar, não se desespere, se isso acontecer leve ao liquidificador ou use o mixer. Deixe o creme esfriar (...)"

Ganache de chocolate
Receita DAQUI

01 barra de chocolate meio amargo picada (usei o Amaro)
01 caixinha de creme de leite
02 colh (sopa) de glucose de milho

Derreta o chocolate no microondas: coloque 30 segundos em potência alta, retire do forno e mexa. Repita esse processo até que o chocolate esteja totalmente derretido. Em seguida, adicione o creme de leite e com a ajuda de uma espátula misture até incorporar totalmente. Adicione a glucose de milho e misture bem.

Montagem

Deixe os dois cremes esfriarem e enquanto isso, lave e pique uma caixa de morangos (reserve 4 deles para enfeitar).
Separe 04 copos e no fundo deles coloque pelo menos 2 dedos da ganache de chocolate. Por cima, coloque uma camada de morangos.


Para finalizar, cubra os morangos com o creme de baunilha, decore com confeitos de chocolate (eu usei o confeito miçanga) e um morango ao centro.


Espero que tenham gostado!
Um ótimo final-de-semana pra vocês!

Cintya Maria






21/07/2012

Sofioli ao Molho Rústico de Tomates



Uma das poucas razões que me fazem gostar do inverno são as comidas, pois durante essa estação comemos muito bem! Tudo quentinho, aconchegante... tão comfort! E devido à minha descendência italiana, com esse tempinho, só penso em massa!... Acho até que, mesmo se eu não tivesse essa ligação com a Itália, seria louca por massas pelo simples fato de elas serem irresistíveis e permitirem inúmeras combinações e variações. Por exemplo, a receita de hoje é uma variação da lasanha. É uma ótima opção para quando precisarmos preparar algo especial, pois a execução é simples e rápida, e a apresentação é bem charmosa, parecendo até ser um prato sofisticado. (esse segredo a gente não conta para as visitas...rs)
Quanto ao recheio, esse fica à seu critério. Na receita original ele era de shimeji com ricota,  mas o marido escolheu presunto e queijo. E foi assim que eu fiz! E o marido ficou feliz! =)


Sofioli de Presunto & Queijo
Receita levemente adaptada de Revista Nestlé - Junho 2012 | Ano 14 | No. 54
(Porção para 02 pessoas)


250g de massa para lasanha pré-cozida
200g de muçarela (em fatias)
150g de presunto (em fatias)


Montagem do Sofioli


Pegue 2 fatias de muçarela e coloque uma sobre a outra. Corte em 6 partes. Faça o mesmo com o presunto e distribua sobre os pedaços de muçarela já cortados. E por último coloque mais muçarela por cima e assim o recheio está pronto.
Separe uma folha de massa de lasanha e coloque o recheio bem no centro e feche como um envelope, dobrando as bordas sobre o recheio:






Para mim, o segredo de uma boa massa é que ela esteja cozida no ponto certo (al dente), que todos os temperos estejam harmonizados, e principalmente que ela seja servida junto com um bom molho (natural) de tomates. Com certeza isso faz toda a diferença! E, se você é daquelas pessoas que nunca acerta no preparo do molho, vou deixar para vocês uma receita bem simples, porém não menos deliciosa e eficaz de molho de tomates.


Molho Rústico de Tomates

08 tomates maduros picados (use de preferência o italiano)
01 colh. (sopa) de azeite
01 cebola grande picada
01 colh. (sobremesa) de alho triturado
01 colh. (sobremesa) de colorau
1/2 colh. (sobremesa) de açúcar (para tirar a acidez do molho)
Sal, Orégano e salsinha a gosto.
Queijo parmesão para polvilhar


Preparo

Em um liquidificador, bata metade dos tomates. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o tomate batido e o restante picado, mais o colorau e mexa bem para  incorporar. Acrescente o orégano e a salsinha e cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando, para não grudar. Coloque o sal, prove e corrija se necessário. Coloque o açúcar e cozinhe por mais 02 minutos. Desligue o fogo. Reserve.


Montagem final do prato


Pré-aqueça o forno (180°C) por 10 minutos)
Em um refratário, espalhe uma camada de molho e acomode os sofiolis e regue com o restante do molho. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno por 20 minutos ou até aquecer bem. Sirva em seguida com um bom vinho!


Beijos e um ótimo restinho de final de semana!!!

17/07/2012

Cupcake Veludo Vermelho ~ Red Velvet Cupcake



Finalmente ele (re)apareceu por aqui! O cupcake voltou! =)
O motivo? Sempre tive curiosidade em testar essa versão e, como já fazia algum tempo que eu havia comprado uma forma (fofinha) de silicone, eu queria inaugurá-la em grande estilo.

Particularmente, os cupcakes são bolinhos fáceis e rápidos de serem feitos e o melhor é que, como utilizamos forminhas de papel, não precisamos untar a forma de alumínio! Desta vez, como usei forma de silicone, não precisei nem das forminhas de papel... só para as fotos!...hehehe...

A textura desse bolinho é bem leve, pois como a receita leva buttermilk* e vinagre, o cupcake fica bem fofinho e bem aerado, fazendo jus ao nome "veludo".

Falando em buttermilk*, trago uma dica explicando qual é a sua função nas receitas de cupcake e como podemos prepará-lo.

Cupcake Veludo Vermelho
Receita DAQUI

80g de manteiga sem sal amolecida (para obter essa consistência, leve ao microondas por alguns segundos).
120g de açúcar
01 ovo
15g de chocolate em pó
01 colh. (chá) de essência de baunilha
01 colh. (sopa) de corante vermelho
120 ml de buttermilk*
140g de farinha de trigo
01 pitada de sal
01 colh. (café) de bicarbonato de sódio
10ml de vinagre de branco

* O que é Buttermilk?

Trata-se do soro do leite coalhado que resta no processo de fabricação da manteiga, chamado também de leitelho. Entretanto o buttermilk* pode ser produzido em casa, com bons resultados. Ele é bastante líquido e tem um sabor ligeiramente ácido. Costuma ser usado no preparo de bolos para que, em combinação com o bicarbonato de sódio, fermente a massa.

* Preparo do Buttermilk:

02 colh. (sopa) de suco de limão ou vinagre
240 ml de leite desnatado

Misture o suco do limão (ou o vinagre) no leite desnatado. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos, até que talhe.

   Preparo do Cupcake

Pese todos os ingredientes e em seguida peneire os secos.
Em uma tigela  coloque a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo.
Passe para a velocidade alta e junte o ovo. Continue batendo atá que esteja muito bem misturado.
Em uma tigela pequena, misture o chocolate em pó, a essência de baunilha e o corante e faça uma pasta.
Junte a pasta à mistura de manteiga e bata até obter um creme homogêneo.
Diminua a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos metade do buttermilk*.
Adicione metade da farinha de trigo e continue batendo.
Aumente outra vez a velocidade da batedeira e termine de colocar o buttermilk* e a farinha.
Diminua a velocidade e adicione o bicarbonato de sódio e o vinagre e deixe bater por mais alguns minutos.
Acrescente o sal, divida a massa em forminhas e leve ao forno pré-aquecido (180°C) por 20 minutos ou até que a massa esteja assada.



PS1: sei que todo cupcake leva cobertura, mas como escolhi usar uma forma especial, se fosse colocada a cobertura, as minhas rosas ficariam escondidas... =S

PS2: é uma pena pois a foto não faz jus à real coloração desse cupcake, que é um vermelho intenso. Ela poderia ter ficado melhor se fosse tirada à luz do dia, o que não foi possível. Me desculpem!

Tenham um ótimo dia!
Beijos!


16/07/2012

Capuccino para esquentar a família!



Agora sim está parecendo inverno! Brrr...
E para esquentar o seu dia e a sua alma, trago a receita do Capuccino Caseiro. Confesso que, depois que fiz essa misturinha fiquei viciada, e o Capuccino virou o meu companheiro de todas as manhãs. Ô vício bom!!! E a responsável ou melhor, culpada por isso é a Tania, do Avental e Aventuras, que fez a gentileza de dividir essa delícia conosco. Obrigada, querida!

Capuccino Caseiro
Receita DAQUI

01 lata de leite em pó
01 lata (usar a mesma do leite em pó) de açúcar refinado
100g de café instantâneo
50g de cacau em pó
01 colh. (sobremesa) de bicarbonato em pó

Preparo

Bata no liquidificador o açúcar e o café instantâneo até formar um pó. Use a função pulsar do aparelho.  (tenha paciência, porque leva um tempinho até todo o café instantâneo ficar bem fininho). Enquanto isso, coloque o leite ninho em um recipiente grande e reserve. Junte ao leite em pó, a mistura do açúcar com  café,  cacau e o bicarbonato. Misture bem. Sirva com água ou se preferir uma bebida mais cremosa, sirva com leite. Essa mistura guardada em recipientes bem fechados, dura até 02 meses.


Ah! E como a receita rende bastante, você pode presentear pessoas queridas. E foi isso o que eu fiz!


Separei 02 potes de vidro esterilizados (aprenda a esterilizar aqui). Escolhi um tecido para colocar na tampa e uma fita de cetim para dar um lacinho. Passei termolina na parte externa da tampa, estiquei bem o tecido e coloquei sobre a tampa. Deixei secar por 24h. Enchi os potes com o capuccino, tampei e dei um laço. Pronto! E os vidros foram para a sogra e a minha mãe, afinal esse é um vício que precisa ser compartilhado!





Uma ótima semana pra vcs!


Beijos!



13/07/2012

Reciclando potes de vidro - como esterilizá-los?



Alguns dias atrás, separei alguns potes de vidro (de palmito) para reutilizá-los.  E como fiz? Vou contar para vocês.

Como fazer a esterilização / higienização de potes de vidro:


  1. Separe os potes de vidro que você deseja reutilizar e lave-os bem como de costume, com água e sabão / detergente.
  2. Separe uma panela grande (eu usei a minha panela de pressão)
  3. Coloque 01 pote de vidro dentro da panela para medir o quanto de água será necessário para que o mesmo fique imerso na água.
  4. Retire o pote e acrescente a água.
  5. Leve a panela com água ao fogo alto.
  6. Quando começar a formar bolhas pequenas na lateral da panela, abaixe o fogo e coloque os potes  e as tampas dentro da panela. Atenção: faça isso devagar para que a água quente não espirre em você. Se necessário, use um pegador (pode ser o de macarrão ou o de salada)..
  7. Deixe os potes submersos dentro da panela por 10 minutos.
  8. Retire os potes com o pegador e coloque-os para escorrer / secar sobre um pano de prato limpo para secar.

Depois destes passos seus potes estão prontos para receber geleias, compotas, granola, misturas caseiras para bolo, pó para capuccino etc.


Beijos e até mais!
Cintya Maria


PS: Aguarde a próxima postagem e descubra como e para que utilizei os meus... ;-)