10/01/2013

Canapés de Carne Louca



Já vi inúmeras variações dessa receita, que geralmente é feita com lagarto. E essa é uma das razões pela qual eu nunca me senti atraída por essa receita, pois para mim, o lagarto é uma carne muito seca, o que eu particularmente não gosto.
Porém, outro dia eu estava assistindo ao Cozinha Prática,  e a querida Rita Lobo apresentou essa ideia de canapé com carne desfiada, mas não me apeteceu. Fiquei com a ideia do canapé na cabeça e saí à caça de uma receita saborosa e que levasse outro tipo de carne. E eis que eu acho uma receitinha mega deliciosa de quem? Da Ana Maria, gente! E eu passei mal ao ver o vídeo... Calma! Passei mal de não poder sentir o sabor e o perfume! E a receita leva acem! Pronto, era essa!
No dia seguinte, fui correndo ao mercado buscar os ingredientes que faltavam. E depois de um tempinho eu estava finalmente comendo o meu canapé de carne louca.
Olha, eu devo dizer pra vocês que a receita superou as minhas expectativas... que sabooor! "Também, vocês vão pensar, com tudo o que vai, só poderia ficar bom". Bom? Bom é ofensa! Essa receita fica um abuso!!!

Canapés de Carne Louca
Receita DAQUI e ideia DAQUI

01 kg de acem (cortado em 3 pedaços +/- iguais)
01 colh. (sopa) de alho (picadinho)
01 xíc. (chá) de cebola (picadinha)
02 folhas de louro
01 cubo de caldo de carne
Pimenta (aquela que você gostar, eu usei um pouco da pimenta-do-reino)
01 xíc. (chá) de vinho tinto seco
500 ml de água
01 colh (sopa) de molho inglês
1/2 xíc. (chá) de azeitonas verdes
1/2 xíc. (chá) de azeitonas pretas
1/2 xíc. (chá) de alcaparras

Preparo

Coloque o acem na panela de pressão e em seguida o alho, a cebola, o louro, o caldo de carne, o vinho tinto, a água, o molho inglês, as azeitonas e as alcaparras. Com uma colher de pau, misture os ingredientes e leve ao fogo por 40 minutos, (marque esse tempo só depois que começar a sair o vapor!)

Atenção: não coloque sal. Isso não vai ser necessário, pois o caldo de carne e as azeitonas vão salgar a carne.

Depois de cozida a carne, leve-a novamente ao fogo baixo sem a tampa (ao abrir a panela você vai perceber que a carne estará quase que totalmente desfiada),  e acrescente:

01 xíc (chá) de cebola fatiada
1/2 xíc (chá) de pimentão verde picado
1/2 xíc (chá) de pimentão vermelho picado
Cheiro verde a gosto

Ao mexer a carne e os ingredientes acima, a carne irá se desfiar sozinha. Deixe no fogo por no máximo 5 minutos e sua carne está pronta. Sirva quente ou frio, com torradas ou como preferir! =)

Bom apetite!

Beijocas,
Cintya Maria




4 comentários :

  1. Eu adoro!! Já servi carne louca em alguns eventos e sempre faz sucesso.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Faço carne louca um pouco diferente da sua, mas adorei esta receita e vou levar comigo.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Cintya, eu testei!!! Ficou ótima!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!