Brownie Duplo de Chocolate e Avelã








Sabe quando o universo conspira para as coisas darem certo? Então, a escolha dessa receita foi assim.


Lá na minha página do Facebook, eu havia comentado sobre o livro que comprei Loucuras de Chocolate, escrito pela talentosa Simone Izumi, autora do Blog Chocolatria e proprietária da Divas Chocolates.


Devo dizer que fiquei extremamente satisfeita com a compra, pois o livro é sensacional e traz receitas maravilhosas, como eu havia imaginado.


A árdua tarefa foi a de escolher a primeira receita a ser testada. Cada dia queria fazer uma coisa: um dia escolhia a receita do cupcake, já no outro escolhia um flan e assim fui mudando de opinião sucessivamente. Até que acabei separando duas, ambas de brownie, pelo simples motivo do meu primeiro e único brownie  testado ter sido um fiasco. Sim, fui capaz de errar em um brownie, uma receita de execução tão fácil...


E onde é que entra a conspiração nessa estória? Pois bem, vou explicar.


Churrasco marcado com casais de amigos, cada um levaria algo e a sobremesa ficou para mim (dentre outras coisas também). Claro que fiquei feliz e no momento em que fui incumbida de tal responsabilidade, comecei a pensar no que faria e, de repente, me veio um pedido: se você fizer um brownie eu levo o sorvete! Foi o que bastou para a escolha do que faria! Li calmamente ambas receitas e vi que só poderia preparar uma delas, devido aos ingredientes disponíveis em meu armário.


Trabalhei durante o dia, contando as horas para a chegada da noite, quando eu finalmente testaria a receita. O bolo de fácil execução, terminou de assar por volta das 23h e eu não pude prová-lo no mesmo dia, pois ele precisaria esfriar. Guardei então minha ansiedade para o dia seguinte. E tamanha foi a sensação de prazer já na primeira mordida. Resultado: um brownie extremamente úmido e envolvente, com uma leve crocância das avelãs... perfeito! Super recomendo!!!






Brownie Duplo de Chocolate e Avelã


Receita do livro Loucuras de Chocolate (pág. 222)


Rendimento: 1 assadeira 20 x 30 cm





150g de manteiga sem sal


250g de chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos (usei da Callebaut)


4 ovos extra


150g de açúcar refinado


100g de açúcar mascavo


1/2 colh. (chá) de sal


Baunilha a gosto (usei 1/2 colher de sopa)


150g de farinha de trigo


180g de chocolate ao leite picado (eu piquei grosseiramente)


60g de avelãs tostadas e grosseiramente picadas





Preparo


1. Preaqueça o forno (180°C).


2. Forre uma assadeira (20 x 30 cm) com papel alumínio (pode ser papel manteiga também), deixando sobrar nas laterais, para facilitar na hora de desenformar o bolo.


3. Em um recipiente refratário, junte a manteiga e o chocolate meio amargo e os deixe por cerca de 3 minutos na potência média do micro-ondas, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.


4. E uma tigela grande, bata os ovos e os açúcares até obter uma consistência cremosa.


5. Junte o sal, a mistura do chocolate  e a baunilha.


6. Adicione gradualmente a farinha de trigo, batendo em velocidade baixa.


7. Por último, acrescente os pedaços de chocolate ao leite e as avelãs.


8. Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar.


9. Deixe o brownie esfriar por completo e só então retire-o da forma. (se tentar fazer isso antes, o brownie quebrará!)





Dicas


* Cuidado com o ponto! O interior do brownie deve estar bem pegajoso e molinho ao fazer o teste do palito, ok? Dessa forma, quando o brownie esfriar ele continuará cremoso.


* Caso queira acelerar o processo de esfriamento porque você está faminta e quer comer logo, depois de frio, deixe o brownie no freezer por 10 minutos. Isto facilitará na hora de desenformá-lo.


* Sirva em temperatura ambiente acompanhado de uma bola de sorvete.




Olha só como ele fica por dentro... da até para ver os dois tipos de chocolate, no pedaço à esquerda. O chocolate mais escuro é o meio amargo e a parte mais clara (exceto a casquinha) é o chocolate ao leite... Gostou?





E eu desejo que o seu dia seja assim: doce como um brownie! =)





Beijocas,


Cintya Maria





PS: me apaixonei por essa receita!

Comentários

  1. Que belos brownies!
    Excelente aspecto!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Cintya querida!
    Essas fotos dizem tudo. Ficaram de babar. E o povo do churrasco? Aposto que devoraram em minutos.
    Também estou encantada com esse livro. Dele já fiz 4 receitas (algumas vieram do blog e já havia testado).
    Curioso, como falei no meu blog, que as receitas são irretocáveis. A nossa querida Simone sempre manda bem :-)
    Essa receita você pode fazer quando eu for te visitar (juntos com sequilhos sem sentar em cima :-P)

    Beijão querida!

    ResponderExcluir
  3. Ai que bom aspecto têm esse interior é uma tentação.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cintya, vim hipnotizada pela cremosidade desse brownie. Me vê um quentinho com sorvete, por favor! Quer marcar um churrasco comigo? Todo mundo merece ter uma receita de brownie do coração, ainda bem que você achou a sua :) Essa cozinha voltou com tudo, hein... beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adoro e este ficou mesmo como eu gosto.
    Ficou lindo e super guloso
    bj

    ResponderExcluir
  6. morri! que brownie é esse?
    amei amei! a simone arrasa, e você também!

    ResponderExcluir
  7. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm... meo deusss... <3

    ResponderExcluir
  8. olá Cyntia,arrasou com essa receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  9. Cintya,
    feliz de quem saboreou essa delícia...hummmmmm!
    As fotos estão perfeitas, loucura...loucura!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu quero um pedaço, Cintya! Desde que vi esse brownie no facebook fiquei com vontade. Agora com a receita , vou fazer também. Delícia.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Amiga Cintya que tortura essa foto, como você disse dá para ver os dois chocolates...hummmmmmmm.
    Uma dúvida, depois de forrar a forma com o papel alumínio não precisa untar?
    Como não tenho o livro, já salvei a receita...rs!
    Bjuss!!!

    Ah... faça o ovo beneditic sem medo, também fiquei reticente e quase fiz no método que aprendi com a Andrea Postch...mas criei coragem, segui as dicas e deu super certo, fiz dois e os dois ficaram perfeitos. O segredo é não deixar a água ferver e dar umas voltinhas com a água para colocar o ovo no centro ;) !

    ResponderExcluir
  12. Meu Jesus cristo, como uma ex gordinha aguenta ver um negocio desse é ter que optar por melancia, nunquinha, vou levando a receita.

    ResponderExcluir
  13. Que bolo tão guloso!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus!! Que receita é essa? Estou quase mordendo a tela, rs!! Vou ser obrigada a fazer!!
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas