Risoto de Queijos e Abobrinha









Queria uma refeição de fácil execução porém com sabor especial. Não queria massas, pois não sou muito fã de molhos quando está calor,e também não queria carnes porque acho a digestão muito pesado e como consequência, ficamos mais lentos após a refeição. Esses foram meus critérios para escolher o cardápio do almoço. Optei pelo risoto, que na minha opinião é um prato que não precisa de acompanhamentos, como uma carne por exemplo, para mim um bom risoto e uma salada já me bastam.


Os ingredientes usei desta vez, foram os que estavam disponíveis em minha geladeira. Para a execução, consultei o meu amado livrinho e o resultado foi o de sempre: divino! (claro que, para quem gosta desses ingredientes).









Risoto de Queijos & Abobrinha

Receita levemente alterada do livro Atelier de Receitas (pág.49)

Para 02 pessoas




01 tablete de caldo de legumes


01 colh. (sopa) de manteiga sem sal


01 dente de alho picado


03 colh. (sopa) de cebola picadinha


3/4 xíc. (chá) arroz arbóreo (usei o carnaroli)


1/3 xíc. (chá) de vinho branco seco


01 pitada de noz moscada


1/3 xíc. (chá) de abobrinha picada em pedaços pequenos


1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado


1/3 xíc. (chá) de gorgonzola picado


02 colh. (sopa) de cebolinha para salpicar ao final da receita (usei a ciboulette)





Preparo


1. Aqueça 04 xícaras (chá) de água em uma panela grande e dissolva o tablete do caldo de legumes. Mantenha essa água aquecida durante todo o preparo do risoto, porém não deixe a água ferver, use fogo baixo.


2. Em uma panela de fundo grosso, junte a manteiga, a cebola e o alho. Refogue por alguns segundos e adicione o arroz. Mexa bem e acrescente o vinho.


3. Assim que o vinho secar, acrescente o caldo de legumes quente, aos poucos, mexendo sempre. Eu  faço assim: espero uns 90% do vinho secar e acrescento de início 2 conchas do caldo de legumes. Fico mexendo e quando percebo que o caldo está acabando, adiciono mais, pois o risoto nunca deve ficar seco na panela.


4. Polvilhe a noz moscada e no meio do cozimento (quando você já tiver colocado metade do caldo), acrescente a abobrinha.


5. Quando perceber que o arroz está macio (prove um pouquinho para sentir a textura) e com um pouco de líquido, acrescente os queijos e misture até derreterem por completo e o risoto ficar cremoso.


6. Polvilhe a cebolinha e sirva imediatamente.







Bom apetite!


Beijocas,


Cintya Maria





Comentários

  1. Bom dia querida!
    Pratinho perfeito, abobrinha e queijo bom demais!
    Até o fds vou tentar fazer a receita do seu bolo zebra,
    ele não sai da minha cabeça, amei, xonei, rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito de risotto, uma refeição completa e tão reconfortante! Este ficou com um aspecto bem cremoso e irresistível!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bom aspecto e tão cremoso uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cintya, já tenho todos os ingredientes aqui e vou experimentar.
    Eu já postei que não sou fã de abobrinha, mas depois de encontrar receitinhas deliciosas como essa, já me vejo até gostando da danadinha kkkk
    Bjssssss querida e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  5. Cintya querida adoro risotos e se leva meu legume n° 1 em preferência é delicia na certa, em especial esse com queijos. Ficou lindo seu risoto. Bem cremoso como gosto. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Menina Cintya, estou aqui me deliciando com esse risoto!
    Amo todos esses ingredientes e fico imaginando a gostosura que ficou, adorei!
    Bjinhos mil. Re

    ResponderExcluir
  7. Oi Cintya!
    Que risoto lindo! Confesso que poucos conseguem fazê-lo fotogênico rsrs. Adoro essa combinação de queijos e abobrinha, dupla infalível, delícia, fiquei super inspirada, já que adoro risoto mas nunca faço...
    Obrigada pela mensagem na volta do TP&A!
    bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas