24/01/2014

Um Bolo Zebra para o aniversário do blog (que é amanhã!)



1.095 dias se passaram e o terceiro aniversário do blog chegou!
Foram tantas receitas, comentários carinhosos e amizades que nasceram desse convívio diário... E eu só posso é me sentir extremamente feliz por tudo o que este cantinho tem me proporcionado. Agradeço especialmente à você, que sempre acha um tempinho para me visitar.
Saiba que faço de tudo para a minha cozinha virtual ser um espaço agradável e aconchegante, como o de uma cozinha de mãe ou vó, dessas que a gente nunca quer sair...
E a cada novo post que preparo, nele deposito todo o meu carinho e dedicação. Me preocupo com cada detalhe: a escolha da receita, os melhores ângulos das fotos, os utensílios... enfim, tudo escolhido com muito amor, pois vocês merecem!
E hoje, após esses 3 anos, posso dizer que continuarei aqui vestindo o meu avental e empunhando o meu fouet, em busca de receitas novas ou mesmo até aquelas tradicionais, dos antigos caderninhos de receitas, que nos remetem à lugares memoráveis e nos trazem grandes recordações.
Acredito que cozinhar é um ato de amor, um gesto de carinho, o qual nos proporciona resgatar lembranças e saciar a alma. É um prazer degustar o alimento e os momentos que o acompanham. O que seriam das refeições se nós as fizéssemos sempre sozinhos? Para alguns, tristes momentos de deglutição. Para mim, um simples ato de fornecer energia (ou calorias) necessárias para o funcionamento do meu corpo.
Qual seria a graça de fazer uma torta esplêndida e não poder compartilhar com ninguém? Não vejo nenhuma graça nisso. Prefiro assim: cozinhar, dividir, postar e gritar aos quatro ventos que o meu suflê não murchou, que acertei o ponto da calda ou que fiz, pela enésima vez aquele rocambole que meu marido tanto gosta. Pois quem partilha, multiplica.
Que neste dia todas as suas alegrias se multipliquem e suas tristezas sejam subtraídas, afinal hoje é dia de celebrar!
Por essa razão, trago para vocês um bolo simples, mas não menos delicioso, que há tempos queria fazer: o Zebra Bundt Cake. A receita veio do blog Bakers Royale, do qual sou admiradora e leitora assídua. Sugiro que acessem, pois além de receitas sensacionais, as fotos são verdadeiras pinturas.

Bolo Zebra

Ingredientes para o Bolo
3 xíc. de farinha de trigo
2 colh. (chá) de fermento em pó para bolos
½ colh. (chá) de sal
2 ½ xíc. (chá) de açúcar refinado
½ xíc. (chá) de cacau em pó
6 colh. (sopa) de água
1 ½ xíc. (chá) de manteiga sem sal derretida (derreta-a e deixe esfriar)
1 ½ colh. (chá) de essência de baunilha
5 ovos grandes
½ xíc. (chá) de leite integral

Ingredientes para a Cobertura
170g de chocolate meio amargo (picado)
⅔ xíc. (chá) de creme de leite (usei de caixinha)

Preparo do Bolo
Unte e enfarinhe um forma para bolo. (a minha tem 23 cm)
Preaqueça o forno (180° C)
1. Em uma tigela, peneire  a farinha de trigo, o fermento e o sal. Reserve.
2. Em outra tigela, adicione apenas ½ xícara (chá) de açúcar, o cacau em pó a água e misture tudo até ficar homogêneo. Reserve.
3. Numa tigela grande, adicione a manteiga derretida e o açúcar. Bata em velocidade média por aproximadamente 1 minuto. Acrescente a baunilha e bata até ficar bem misturado. Adicione os ovos, um por vez, batendo bem a cada adição. Quando todos os ovos tiverem sido adicionados, bata a mistura até ficar leve e clara (parecida com uma massa de panqueca, porém mais fina).
4. Com a batedeira em baixa velocidade, acrescente a mistura feita com a farinha de trigo aos poucos, alternando com o leite. Bata apenas até perceber que está tudo homogêneo.
5. Adicione 2 xícaras (chá) da massa branca na tigela da mistura feita com o cacau e bata bem. (essa será a massa escura).

Criando o efeito Zebra
1. Para criar o efeito zebra no bolo, utilize uma concha para sorvete ou uma colher de sopa, que foi o que eu fiz. Coloque na forma untada, 2 colheradas da massa branca, uma em cima da outra. Sobre ela, coloque apenas 1 colherada da massa de chocolate, como nas fotos abaixo:
2.Repita esse passo até terminarem as massas ou a forma estiver cheia. No meu caso, eu parei quando a massa branca acabou. Com o restante da massa de chocolate, fiz bolinhos individuais (renderam 4 unidades, na forminha 0).
3. Antes de levar ao forno, bata a forma para nivelar a massa, mas tome cuidado para não estragar o efeito zebra.
4. Asse o bolo por aproximadamente 50 - 60 minutos, mas fique de olho e faça o teste do palito para saber se o seu bolo está assado.
5. Depois de pronto, deixe o bolo descansar em uma grade por 15 minutos. Depois, inverta o bolo sobre a grade e deixe-o esfriar pro completo.
6. Para desenformar, passe uma faca em toda a volta do bolo para desprendê-lo vire-o sobre um prato.




Preparo da Cobertura
1. Coloque o chocolate meio amargo em um refratário e leve ao micro-ondas, em potência média por 30 segundos. Repita o processo até que o chocolate esteja bem derretido.
2. Verta o creme de leite sobre o chocolate derretido e mexa vigorosamente até obter uma mistura homogênea e brilhante. Deixe esfriar antes de cobrir o bolo.
3. Cubra o bolo como preferir, usando as costas de uma colher.

Preparados para degustar essa delícia? Eu já comecei! Vem buscar sua fatia...

Um grande beijo à todos e muito obrigada por esses 3 anos!
Cintya Maria

13 comentários :

  1. Amiga,
    dica mais que perfeita, vou tentar fazer, amei!
    Parabéns para o seu cantinho, que venha muito e
    muitos anos de delícias!
    Amei conhecê-la mesmo sendo no mundo virtual,
    feliz de quem convive pertinho de vc!

    Bjs, felicidades e sucessos sempre!
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
  2. o bolo zebra ficou um encanto, e a forma então, lindona!
    parabéns pelo blog, seu blog é maravilhoso, vida longa ao blog. bj e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá dona Cintya, não sabia que amanhã seu blog e Sampa comemoram mais um ano! Adoro Sampa, sou de lá , e aprendi a gostar de navegar pelo seu blog.Eu faço esse bolo, assim como vc navego muito nos sites e blogs internacionais, fascinante!

    Parabéns à mais um ano de dedicação e à minha São Paulo!

    Obrigada e tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Ci, parabéns!!! Este cantinho é sempre muito inspirador e a dona dele, um docinho de abóbora! Este bolo ficou lindo!!! Adorei como vc fez, na forma de buraco. Teve uma vez que fiz este bolo. Estava tudo certo, fiz todo o processo para ficar zebrado... aí, sabe o que a pessoa esqueceu? Do fermento! Tive que misturar tudo para não perder os ingredientes. Mas vou me inspirar mais uma vez!
    Beijo no coração!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Cintya minha amiga querida. Puxa, já se passaram 3 anos? Que honra a minha ter te conhecido desde o comecinho do Cozinhar...sim é preciso, e necessário, como você falou, dividir o fruto das nossas panelas. Lindo texto, cada vez Maia lindo o blog e você sempre e mais e mais uma verdadeira amiga querida. Vamoa celebrar. Btw, bolo PERFEITO!!! Fica marcado na minha to do list. Super beijo

    ResponderExcluir
  6. Cintya querida, teu bolo ficou lindooooooooooooo...
    Vou levando essa maravilha kkkk
    Parabéns pelo aniversário do blog e que cada vez você tenha mais sucesso com esse cantinho tão acolhedor...
    Bjssss e um FDS abençoado p/vcs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cíntia,

    Parabéns pelo aniversário do blog, que venham muitos outros anos cheio de coisas boas! O seu bolo ficou maravilhoso, lindo mesmo, eu ainda não tentei fazer o bolo zebra em forma com buraco, só o fiz na redonda comum, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Ficou lindo, adoro essa combinação!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  9. Oi Cintya qurerida!
    Ainda dá tempo de pegar uma fatia desse bolo maravilhoso??? Gentemmm.....ARRASOU!!!!
    Parabéns por mais 1 ano de vida do seu blog. Adoro passar por aqui :)
    Bjo grande. Saudades
    Tania MInatel

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo aniversário do
    blog! E fico feliz em saber que outros anos virão! O bolo ficou lindo, e esta cobertura está de matar!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Só hoje cheguei aqui, Cintya! Parabéns pelo "Cozinhar é Preciso" que é tão querido, especial e fonte de inspiração para muitos , como eu.
    Seu bolo ficou lindo.E a forma? Deu certo?
    Amanhã estou querendo faze-lo. Será que acerto?
    Não entendi bem. Você faz várias camadas? Uma junta da outra?
    Tomara que eu acerte.
    Bj e, mais uma vez, parabéns!
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. Cheguei aqui hoje, mas parabéns pelo Blog. Maravilhoso!
    Faço esse bolo, chamo de Mármore.
    O efeito Zebra nunca fiz e vou tentar neste final de semana, com seus ensinamentos. Obrighada pela dica.
    turquezzavariedade.blogspot.
    Tudo de bom para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gsuis! Não vim te dar os parabéns pelo aniversário do blog! Ando muito relapsa com os blogs do coração, espero que me perdoe e aceite de bom grado os desejos para que o Cozinhar... não acabe nunca! Assim como seu carinho (disposição e transpiração!) em compartilhar suas peripécias na cozinha :) Gosto muito do seu jeito de nos fazer sentir sentados na mesa tomando café enquanto você conta histórias, faz suas delícias...Muito sucesso para você, em tudo que fizer :D Beijoca.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!