19/08/2011

O meu Bavette à Carbonara com direito à desabafo


Hoje preparei uma massa para o almoço!
Para sair do trivial (aqui em casa o trivial é massa + molho ao sugo incrementado), recorri à Dona Benta, ela sempre me salva!

Não sei se já contei aqui, mas sou um tanto quanto "caipira" para comer (tá, eu sei que sou caipira no sentido genuíno da palavra) e acabo sempre escolhendo o que conheço. Não sou do tipo que vai à um restaurante e escolhe algo que nunca comeu, só por ser diferente. Esse é o meu irmão Fábio! Um corajoso que eu invejo...rsrs

Já a dona desse blog prefere não arriscar, do que escolher algo que não goste. Mas, como vou saber se não gosto se não experimento? (Passei ouvindo isso a minha infância inteira...)
Talvez seja algum trauma... às vezes, quando íamos na casa de algum conhecido, eu comia algo que não gostava só para não magoar a pessoa que fez. O duro era que geralmente, a pessoa perguntava se tínhamos gostado e eu, educadamente, dizia que estava uma delícia, e lá ía a pessoa colocando mais um pedaço.... =(

É, definitivamente tenho um trauma...hahaha...

Mas, depois que me casei e passei a cozinhar com frequência, percebi que algo está mudando e, na minha visão, é para melhor! Hoje em dia, preciso cozinhar para sobreviver (e o faço com muito prazer, como já falei aqui) e aprender a conhecer os sabores que, a pessoa que eu escolhi pra passar o resto da vida, aprecia.
E, claro, o meu marido possui um paladar diferente, hábitos alimentares diferentes... e como isso é bom!

Tudo isso para explicar que foi a primeira vez que fiz e comi uma massa à Carbonara! Estou feliz e com a barriga cheia!...rs Ficou muito, mas muito bom mesmo. Hoje, ao invés de ter esse preconceito diante de combinações novas, paro e penso: eu gosto dos ingredientes? E se a resposta for sim, é porque vou gostar da receita! Ai, que alívio!... Me desculpem pelo desabafo, mas a cada receita "diferente para mim" eu me sinto vitoriosa!...hahaha...

Bom, chega de blá, blá, blá e vamos ao que interessa, né? Ah! Só mais uma coisinha... alguns ingredientes eu esqueci de medir, me perdoem... =S


Bavette à Carbonara
(Levemente adaptado do livro D. Benta)

01 porção de macarrão Bavette (ou outro que preferir)
01 colh (sopa) de azeite
Bacon (eu cortei um fatia grossa de +/- 02 dedos e depois piquei bem pequenininho)
1/2 colh (sopa) de cebola picadinha
1/2 colh (sobremesa) de alho picadinho ou triturado
04 ovos
1/4 da lata de creme de leite
04 colh (sopa) de queijo ralado
01 pitada de noz moscada
Orégano (opcional)


Preparo da Massa

Em uma panela, coloque água para ferver com 1/2 colh (sopa) de sal e 01 fio de óleo (ou azeite). Quando a água ferver, coloque a massa e deixe-a cozinhar de acordo com as instruções da embalagem. Atenção: a massa deve ficar al dente*.

* Expressão Italiana que define o grau de cozedura de massas. Ela deve ficar nem muito mole nem muito dura.


Preparo do Molho

Enquanto a massa cozinha, em uma panela no fogo baixo, coloque o azeite para aquecer e acrescente os cubinhos de bacon. Frite-os até começarem a ficar dourados. Adicione a cebola e o alho e deixe dourar. Desligue o fogo. Em um prato fundo, bata ligeiramente os ovos. Feito isso, despeje-os sobre o bacon, adicione o creme de leite e misture bem até incorporar. Agregue o queijo, a noz moscada e misture mais uma vez. Despeje sobre a massa, polvilhe orégano e sirva em seguida.

Bom apetite!!!


2 comentários :

  1. Cintya, eu gosto de variar, diferente de vc. Tirando o que leva carne, eu provo, sem medo de ser feliz. Ficou lindo o seu macarrão, e abra seu coração, menina, vc se surpreenderá com muitos novos sabores!
    beijocas e um fim de semana bem gostoso

    ResponderExcluir
  2. Cintya... também já fui assim como você. Mas depois que comecei a cozinhar, quase que pelo mesmo motivo seu "casamento" me deixei levar pela coisa e fui aprender com quem entendia... meu querido pai "chef" pela escola da vida, mas o melhor de todos.
    Ele sim era um curioso, adorava experimentar, criar...aprendi muito com ele.
    Uma lindeza esse seu macarrão!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!