17/11/2011

Choconut



Esse bombom já apareceu por aqui,  quando preparei essa receita para presentear a família na Páscoa. E como todos gostaram, resolvi repetir a receita.
Portanto, o Choconut está de volta, só que de cara nova, mais rústico e charmoso na minha opinião, porém o sabor mantém-se inalterado. A combinação do chocolate, mel e o coco é perfeita! E o melhor de tudo é a praticidade da receita. O recheio fica pronto em menos de 10 minutos! Se animou, né?...rs

Essa foi mais uma receita que fiz para presentear a minha amiga Ana. E como disse no post anterior, essa também é uma ótima sugestão para presentear nesse Natal ou em qualquer outra data importante.

Choconut (Bombom de Chocolate recheado com Coco)
Receita tirada daqui

Atenção: dessa vez fiz somente 1/2  receita, ok?

100g de coco ralado
1/2 xíc. (chá) de chocolate em pó
1/2 xíc. (chá) de favinho ou glucose de milho
1/8 xíc. (chá) de óleo de canola
Chocolate ao leite ou meio amargo hidrogenado derretido (o suficiente para banhar)

Preparo

Coloque todos os ingredientes, o coco, o chocolate em pó, a glucose de milho e o óleo de canola em uma tigela e misture-os até formar uma massa homogênea.
Coloque a massa em um saco plástico e leve à geladeira por 20 minutos, apenas para que a massa fique firme.
Em seguida, retire a massa da geladeira e, com as mãos untadas no óleo, faça bolinhas pequenas e coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga.
Leve as bolinhas para a geladeira por mais 30 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate ao leite.
Por último, banhe as bolinhas no chocolate, e coloque-as sobre uma folha de papel manteiga. Com o auxílio de uma espátula pequena, faça o efeito rústico passando-a nas laterais do bombom. Polvilhe o coco ralado por cima para decorar e leve os bombons novamente para a geladeira por 2 horas.



16/11/2011

Biscoito Bombom de Chocolate



Semana passada minha amiga Ana fez aniversário e, sabendo eu que ela adora chocolates, lá fui eu preparar uma surpresinha pra ela. Não sei se já disse aqui (se sim, peço desculpas pela repetição...rs) mas, sou exagerada. Ao invés de preparar uma receita, fiz logo três...rsrsrs... Claro que, eu tinha como desculpa para testar mais receitas, uma data especial.
E hoje, vou começar com esse biscoitinho, que chamei de bombom porque resolvi banhá-lo no chocolate. A receita é bem simples e prática e o sabor marcante do cacau é adocicado pela cobertura de chocolate ao leite.

Essa receita é também uma sugestão para presentear no Natal ou  em qualquer outra data especial.


Biscoito Bombom de Chocolate
Receita adaptada do livro Chocolate

180g de manteiga à temperatura ambiente
90g de açúcar de confeiteiro
01 ovo
220g de farinha de trigo
50g de cacau em pó meio amargo
200g de chocolate hidrogenado ao leite para banhar os biscoitinhos

Preparo

Comece peneirando a farinha e o cacau. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Acrescente o ovo e continue batendo até que a mistura esteja bem homogênea. Junte a farinha e o cacau, sem bater. O resultado será uma massa de biscoitos cremosa. Para moldar os biscoitinhos, utilize uma colher de café como medida. Coloque as bolinhas sobre uma forma forrada com papel manteiga. Leve os biscoitinhos para o forno pré-aquecido (180°C) por +/- 20 minutos. Depois de assados, coloque-os sobre uma grade para esfriar. Enquanto isso, derreta o chocolate ao leite. Com os biscoitinhos frios, banhe-os na cobertura ao leite e coloque-os para secar e escorrer sobre uma folha de papel manteiga. Em seguida, decore-os com os confeitos de sua preferência.
Leve-os à geladeira por no mínimo 1 hora.



Espero que tenham gostado!
Beijos... Cintya Maria



15/11/2011

Brioche Fácil de Mandioquinha



Olá pessoal!
Como o final-de-ano é corrido, não?
Há um desespero coletivo pairando no ar. As pessoas correm tanto e eu acho que nem sabem o porquê disso tudo. Vão no "embalo da valsa", como se diz por aqui... Sinceramente não entendo!
E ainda bem que não sou só eu que penso assim. Dias desses, que eu estava sem postar, numa das minhas conversas virtuais com outras blogueiras, comentamos sobre isso e desde então tenho pensado no assunto...
...
Onde queremos chegar com tanta pressa? Será que queremos nos livrar dos acontecimentos que talvez não tenham dado certo em  2011? Pura bobagem! Os erros são essenciais para a aprendizagem, crescimento e aperfeiçoamento.
Mas, a ansiedade das pessoas é tanta que elas se esquecem de viver o hoje com qualidade. Esquecem que as atitudes e as ações de hoje refletem no amanhã e que, se o hoje não for bem vivido, o amanhã será o resultado dele. E depois só nos restará lamentar. Lamentar sobre o que nós mesmos fizemos ou deixamos de fazer pensando no Futuro. Um futuro que não sabemos se chegará! Não, não estou pessimista. Só sinto muita pena daqueles que deixam de aproveitar o hoje pensando no amanhã.
E o que eu quero para esse fim de ano é tentar viver bem cada dia, e se eu não conseguir, ao menos estarei feliz por ter tentado. Não quero me livrar de nada! Esse ano tem sido tão bom quanto os outros, pois estou aqui, entre aqueles que eu amo, dividindo momentos de alegria e tristeza, crescendo e aprendendo.

E o que eu desejo para todos, nesse feriado prolongado e nesse final de ano é que vivamos intensamente cada instante. E que consigamos descobrir o valor de cada gesto, de cada palavra, de cada segundo bem vivido, saboreando assim a beleza da vida.

Deixo-lhes aqui, uma receita para ser saboreada e apreciada HOJE, pois amanhã a vontade mudará...



Brioche de Mandioquinha

01 xíc. (chá) de óleo
04 ovos
300g de mandioquinha cozida
03 tabletes de fermento para pão
800g de farinha de trigo
01 xíc. (chá) de açúcar
01 gema para pincelar

Preparo

No liquidificador, bata o óleo, os ovos e a mandioquinha cozida. Acrescente o fermento esfarelado e bata novamente para agregar bem os ingredientes. Reserve.
Enquanto isso, em uma tigela coloque uma parte da farinha e reserve o restante. Adicione o açúcar e a mistura do liquidificador, Mexa bem com o auxílio de um garfo. Se necessário, acrescente o restante da farinha reservada. Sove sobre uma superfície enfarinhada.
Modele os brioches fazendo bolinhas na palma da mão.

Com o indicador "fure" essa bolinha no centro.




Modele uma bolinha menor e coloque-a sobre o furo feito com o dedo. Coloque os brioches em forminhas untadas e polvilhadas.



 Pincele-os com a gema de ovo. Leve os brioches ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados.
Se você não tiver forminhas pequenas (eu usei as de empada grande), você pode fazer bolinhas de +/- 50 gramas cada e colocar numa forma de bolo inglês. Vai ficar lindo também! Olha só:



04/11/2011

Penne à Romanesca



E mais uma sexta chegou! Vamos de massa hoje?
Estava eu arrumando o layout do blog, as tags e etc, quando percebi que quase não postei receitas de massas. E é uma das coisas que mais faço! Fiquei surpresa e decidi ser mais fiel com os leitores, compartilhando as receitas antes de devorá-las por completo...rs

Por ser um prato que considero de fácil execução, eu raramente sigo receitas. Eu simplesmente agrego os ingredientes que tenho em casa, ou os de minha preferência. Tratando-se de minha preferência, chego a ser muito repetitiva, pois sou viciada em certas coisas e sempre acabo dando um jeito de incluí-las na receita. Um exemplo? Ervilha! Ainda não encontrei alguém que goste tanto de ervilha quanto eu. Coloco na massa, na sopa, na salada, na torta, no lanche... e se deixar, como " `a troco de reza", como diz minha mãe.
O marido não é muito fã, até come, mas prefere milho. Eu gosto de milho também, mas não tanto quanto das bolinhas verdinhas. Minhas melhores amigas odeiam ervilha, pois dizem que é tão sem graça... =(
Mas, eu, claro,  não acho!
E ainda bem que é assim...que somos diferentes, ou não teria graça!!!

Penne à Romanesca
Para 02 pessoas

Massa
2 e 1/2 xíc. (chá) de macarrão tipo penne grano duro
1/2 colh (sopa) rasa de sal
Água para cozinhar

Preparo
Coloque a água com o sal em uma panela para ferver. Quando levantar fervura, coloque o macarrão e cozinho de acordo com as instruções do pacote.

Molho
05 tomates grandes picados
1/2 cebola pequena
1/2 sachê de molho pronto de tomate tradicional
01 fio de azeite
02 dentes de alho pequenos
01 colh (chá) de colorau
02 colh (sopa) de creme de leite

Preparo
Bata no liquidificador os tomates e a cebola. Em seguida, numa panela coloque um fio de azeite e doure o alho. Acrescente os tomates batidos e o colorau e deixe ferver em fogo baixo por +/- 05 minutos. Adicione o molho pronto e deixe ferver até perceber que o molho está encorpado. Depois disso, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Reserve.

Montagem: em um refratário, misture a massa, o molho de tomates e salpique os ingredientes abaixo conforme a sua preferência.

Lascas de presunto
Lascas de muçarela
Champignons picados
Ervilhas
Salsinha

Bom apetite e uma ótima sexta-feira pra vocês!
Beijocas!


03/11/2011

Biscoitinhos de Brownie




Mais uma receita do The Cookie Shop, da talentosa Paula Cinini. (o suspiros para o Halloween eram de lá também!)

Para quem ama biscoitinhos caseiros e brownies, essa receita uniu o útil ao agradável, pois os biscoitos ficam macios e com aquele sabor irresistível que só um brownie tem. Quer aprender?


Biscoitinhos de Brownie
Receita do The Cookie Shop

03 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
01 xícara de manteiga sem sal (200g)
1 1/2 xícara de açúcar
02 ovos
01 colher de chá de essência de baunilha
2/3 xícara de cacau em pó

Preparo

Pré-aqueça o forno (180°C). 
Misture a farinha, o sal e o fermento em pó. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar, os ovos, o cacau e baunilha. Gradualmente adicione a mistura de farinha e bata até ficar homogêneo. Embrulhe a massa em plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora. 

Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo. Corte com cortadores de biscoitos no formato desejado.



Passe para uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por 8 a 11 minutos, ou até que as bordas estejam firmes e o centro ainda um pouquinho macio e inchado. Transfira os biscoitos para uma grade para resfriar.
Depois disso é só guardá-los em um pote!




Um ótimo restinho de semana pra vocês!

Beijos,
Cintya Maria

01/11/2011

Suspiros diferentes para o Halloween



Boo!!!
E ontem foi o dia do Halloween! Dia de entregar aos meus aluninhos uma lembrancinha da data.
E o que eu preparei pra essa semana (se eles lerem isso, estraguei a surpresa!) foi uma receitinha super fofa, que saiu do blog da Paula Cinini, que eu amo de paixão!
Olha que ideia simples, porém genial! Um suspiro diferente! Em forma de ossinho, pode? Eu não resisti à essa fofura e tive que preparar! Aí, a cabeça fervilhou de ideias... imagina usar em festinhas de crianças no tema cachorrinhos? Elas vão ficar louquinhas...rsrs...

Ossinhos de Suspiro
Receita inalterada do The cookie shop

04 claras
250g de açúcar refinado
Essência de baunilha ou raspinhas de limão a gosto (eu usei baunilha)

Preparo

Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Reserve.
Prepare um saco de confeitar com um bico perlê grande, com abertura de 1 a 1,5cm, e apóie dentro de um copo alto. Se não tiver o bico, como foi o meu caso, use um saco de confeitar descartável e só corte a pontinha no tamanho desejado após encher totalmente o saco de confeitar com a massa do suspiro. Dá certo também!
Bata na batedeira as claras em neve, até obter picos firmes. Acrescente o açúcar aos pouquinhos, sem parar de bater, até ficar bem firme e brilhante. Junte a baunilha ou as raspinhas de limão e misture bem. Passe a massa do suspiro para o saco de confeitar e faça os ossinhos (ou pingue bolinhas) nas assadeiras preparadas.


Coloque as assadeiras no forno e ligue na temperatura mínima (na receita original pedia 100°C, porém meu forno é dos comuns e o mínimo é 180°C e mesmo assim deu certo!), e coloque uma colher de pau na porta para que ela fique entreaberta (esse detalhe é muito importante e faz a diferença!!!). Deixe secar por 1h30 a duas horas, checando de vez em quando para ver se não está dourando. Toque a borda do suspiro para ver se está firme.
Desligue o forno e deixe os suspiros esfriarem lá dentro completamente.
Guarde em pote com tampa por até 3 dias.