26/10/2012

Doce de Abóbora com Coco



Para tudo tem sempre uma primeira vez!...
Isso é sempre o que passa na minha cabeça quando preciso fazer algo que nunca fiz! Imediatamente me sinto motivada a testar a minha capacidade de executar algo e, como uma boa virginiana, procuro fazê-lo o mais perfeito possível. Claro que nem sempre sai perfeito, mas pelo menos tenho a consciência de que fiz o melhor que pude, o que me dá um certo alívio.

Em uma de minhas idas à feira, me deparei com um saquinho de abóbora em pedaços... Lindo de morrer! Mas,  por um instante pensei: não, não posso levá-lo. Não sei fazer o doce... Doce de abóbora é algo que sempre foi feito pela minha mãe ou pela minha avó (já falecida) Lourdes.
Mas, os pedaços estavam tão bonitos que não resisti e logo pensei: quando chegar em casa eu decido se tento fazer o doce ou se transfiro essa responsabilidade para alguém...rsrs.

Claro que aceitei o desafio e lá fui eu para a cozinha para fazer o meu 1o. doce de abóbora com coco.

Se eu acertei? Simmmmm! Afinal, a receita é hiper fácil e não tem segredo nenhum!
O marido amou de paixão! E eu mais ainda! ;-)

Doce de Abóbora com Coco

900g de abóbora descascada cortada em cubos
01 xíc. (chá) de de açúcar cristal
1/2 xíc. (chá) de água
20 cravos-da-índia
100g de coco ralado

Em uma panela grande, coloque nessa sequência: a água, o açúcar, a abóbora e os cravos.
Leve ao fogo baixo e tampe. De tempos em tempos, verifique como o doce está, mexendo sempre, até a abóbora começar amolecer. (você vai perceber que ela vai aparentar estar "desfiando"). Continue checando e mexendo. Quando a água tiver diminuído e o doce estiver quase seco, adicione o coco ralado e misture até estar bem incorporado. Desligue o fogo quando a água tiver secado por completo.

Armazene o doce em potes de vidro e leve-os para gelar. Para servir, coloque-os em copinhos plásticos pequenos e decore com cravo-da-índia.

Não falei que era fácil???

Beijocas,
Cintya Maria



4 comentários :

  1. Um dos meus preferidos... adoooro!E com coco melhor ainda...delícia!!beijkas

    ResponderExcluir
  2. Cintya querida eu adoro doce de abóbora, e olha só por ser a primeira vez, vc se saiu muito bem amiga, viu como todos somos capazes?? Ficou lindo e me deu vontade faz tempo que não faço um doce de abóbora gostoso assim, com coco é o meu preferido. Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Cintya, eu costumo dizer que doce de abóbora é o primeiro que se deve aprender por ser o mais fácil e pratico.Mas as pessoas que não tem muita intimidade com a cozinha sempre acham que será uma dificuldade.Seu post serve para provar exatamente isso, como é fácil e que todas podem criar coragem e arriscar.Beijos querida, seu doce ficou lindo e deve estar delicioso.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite tudo bem passei por aqui, para conheçer o seu cantinho e nossa fiquei encantada com todas as ideias e coisas maravilhosas que tem por aqui,e resolvi ficar por aqui, para não não perder nada, e gostaria que vc tambem me fizesse uma visita no meu cantinho tambem..ficarei feliz se vc tiver um tempo vai ser legal
    Final de semana abençoado para vc...
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/
    bjos da christina

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!