Bolo de Arromba






Há quatro anos atrás, quando me casei, trouxe comigo apenas o meu livrinho de receitas, o qual era bem fininho, pois eu não cozinhava com tanta intensidade. E quando precisava de alguma dica de como fazer ou de alguma receita, pedia para minha mãe e ela me ensinava (muitas vezes por telefone), ou às vezes ela me emprestava o livro dela e o da minha avó.


Um belo dia, eu resolvi que faria frango assado (para 2 pessoas!), porém achei que seria muito um frango inteiro e resolvi comprar apenas um peito de frango com osso e com pele. Até que eu tinha bom senso rsrs.


Eu me lembrava que a minha mãe dizia que "o tempero no frango não pega tão rápido". Foi quando tive a ideia de buscar uma receita na Internet e descobri o mundo dos blogs. Comecei a seguir vários deles, a salvar várias receitas e organizá-las em uma pastinha no meu computador. E daí em diante só acumulei delícias para serem testadas e essa lista só aumenta! Não dou conta! Ainda somos só dois por aqui, ou comemos tudo e engordamos no meu caso já ganhei 8 quilos, ou fazemos "doações". Como se isso não bastasse, comecei a comprar livros de receitas e à assistir programas de culinária com mais frequência. E muitas vezes, a gente assiste de barriga vazia, e isso não é bom. Porque toda receita que vemos parece maravilhosa e queremos testar.

Foi assim com esse bolo de hoje. Num belo dia estava eu assistindo ao programa reprise da vovó mais querida do Brasil, a Palmirinha, quando ela contou a estória desse bolo e eu me encantei. Conforme ela foi desenvolvendo a receita, fui ficando cada vez mais com a boca cheia d'água. Salvei. E coloquei um post-it na minha tela do computador. Todo dia que eu abria, eu me lembrava, ou melhor era lembrada pelo bilhetinho, de tanto que eu gostei da receita e, confesso, que o motivo do bilhete era para ter certeza que eu não esqueceria dessa receita, testando qualquer outra antes.

E em um sábado à tarde, lá fui eu toda ansiosa para a cozinha. Preparei tudo conforme as instruções e fiquei aguardando. E aquele cheirinho de bolo de chocolate tomando conta da cozinha e me deixando zonza de vontade. Afff... E ainda tinha que fazer a cobertura. Tortura Chinesa isso! =P Acho que deveria existir um modo mais rápido de assar bolos...rs

E finalmente cortei a primeira fatia! E depois a segunda e a terceira! Gula pura! O bolo fica tão fofinho, mas tão fofinho que nem sei como descrever! Amei o resultado e só quem testar vai entender o que eu estou falando. E a cobertura, um mix de chocolate com laranja, caiu perfeitamente bem, afinal uma vovó sabe das coisas, né?

Depois disso, minha cabeça começou a imaginar as variações com outras coberturas e até com recheio. E como a receita é grande da para fazer até como bolo de aniversário.

Por isso, eu convido vocês a testarem essa receita. E depois me contem o resultado, ok?






Bolo de Arromba


Receita DAQUI




Para a massa

01 xíc. (chá) de manteiga

02 xíc. (chá) de açúcar

04 ovos (claras serão em neve)

01 colh. (chá) de essência de baunilha

03 xíc. (chá) de farinha de trigo

01 xíc. (chá) de chocolate em pó

1 colh. (sopa) de fermento em pó

1 colh. (chá) de bicarbonato

400g de iogurte natural (sem sabor)



Para a cobertura

200g de creme de leite (sem soro)

02 xíc. (chá) de chocolate em pó

½ xíc. (chá) de açúcar

½ xíc. (chá) de suco de laranja ou leite




Preparo



1. Preaqueça o forno (180°C) e unte uma forma redonda de 26 cm.


2. Separe as gemas das claras e bata as claras em neve.



3. Coloque a manteiga, o açúcar e as gemas na vasilha da batedeira, e bata até obter um creme claro. 






  • 4. Acrescente, aos poucos, o iogurte natural, a farinha e o chocolate em pó. Depois, bata para se misturarem. 


    5. Adicione o fermento, o bicarbonato, as claras em neve e a baunilha, e misture tudo, delicadamente, até homogeneizar a massa. 


    6. Coloque, então, a massa obtida em uma assadeira redonda com buraco no meio, untada e polvilhada. Leve ao forno, por aproximadamente 45 minutos, ou até fazer o teste do palito e este sair limpo. 


    7. Para fazer a cobertura, coloque o creme de leite sem soro, o chocolate em pó, o açúcar e suco de laranja ou leite em uma panela, mexendo até se misturarem. 


    8. Por fim, desenforme o bolo, regue com a calda e decore com raspas de chocolate branco ou como preferir. Sirva a seguir.



    Espero que vocês tenham gostado.

    Tenham um ótimo dia!



    Beijos,

    Cintya Maria






Comentários

  1. Bem... até parece com a tua descrição que lhe sento o cheiro :)
    Ficou com um aspecto divinal!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Comigo também foi assim, comecei guardando as receitas que gostava em uma pastinha e agora nem te digo quantas são...rs!
    Palmirinha com suas receitas deixa a gente doida... e gorda...rsrsrs.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Já decidi, Cintya, esse vai ser meu bolo de fim de semana. Só pela descrição e, depois, com a imagem, fiquei babando.Delícia!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Só um esclarecimento: o item 7 (cobertura) é misturado no fogo, até levantar fervura?

    ResponderExcluir
  5. Oi Marília!
    Não há necessidade de ir ao fogo. É só misturar tudo até ficar homogêneo, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Levei a cobertura ao fogo e ficou simplesmente MARAVILHOSO! Quando esfria vira uma mousse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas