04/07/2011

Arroz de Forno (para aproveitar o que sobrou na geladeira)


Aqui em casa sempre rola um macarrãozinho, pois adoramos massa! Mas, para variar um pouco e também pela praticidade, resolvi fazer arroz ao invés de massa. Tudo para aproveitar alguns ingredientes que já estavam na geladeira e tinham sido usados em outras receitas. As "sobras" eram: 1/2 lata de creme de leite aberta, 1/2 lata de ervilha aberta, um pedaço de queijo, e um tanto de molho de tomate natural. E não é que ficou bom? Quer ver só?


Arroz de Forno
(para 2 pessoas)


Molho de tomate

10 tomates bem maduros batidos no liquidificador
03 dentes de alho picadinhos
01 cebola pequena picada em cubinhos
02 colh (sopa) de azeite
01 colh (chá) de colorau
1/2 lata de creme de leite
Salsinha, orégano e sal a gosto

Preparo

Coloque o azeite em uma panela, junte o alho e a cebola e deixe dourar. Adicione os tomates batidos e o colorau e deixe ferver, em fogo baixo, até engrossar. Você perceberá que o molho mudará de cor e ficará com uma coloração vermelha bem acentuada.  Acrescente a salsinha, o orégano e o sal a gosto. Deixe cozinhar por mais alguns minutinhos para que o molho incorpore o sabor desses ingredientes. Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misturando bem. Reserve.


Arroz branco (para as recém-casadas)

01 colh (sopa) de óleo vegetal
01 colh (sobremesa) de alho picado
01 xíc (chá)  de arroz lavado e escorrido
02 xíc (chá) de água
Sal a gosto

Preparo

Sei que cada um tem o seu jeito de fazer arroz, mas, eu geralmente faço assim: coloco a água para ferver e enquanto isso, frito o alho até ficar dourado e acrescento o arroz. Frito por alguns minutos e acrescento a água. Adiciono o sal, abaixo o fogo e tampo o arroz. Sempre dou uma espiadinha para ver se a água secou. Depois que o arroz estiver sequinho e macio (eu dou uma provadinha, claro), eu apago o fogo.



Recheio


300g de mozarela (ralada ou em fatias)
200g de presunto fatiado
1/2 xíc. (chá) de ervilha
1/2 xíc. (chá) de azeitonas verdes
Parmesão para polvilhar


Montagem

No fundo de um um refratário, coloque uma camada de arroz e quanto baste de molho. Adicione um pouco das ervilhas e azeitonas (não coloque tudo!). Misture tudo. Depois disso, deixe a camada bem regular e cubra-a com uma camada de presunto e outra de mozarela. Faça esse procedimento quantas vezes precisar, até cobrir todo o refratário. Atenção: a última camada deve ser sempre a de mozarela. Polvilhe o parmesão sobre ela e leve ao forno para gratinar. Sirva bem quentinho com um bom vinho tinto! Salut!!!






Um comentário :

Obrigada pela visita e volte sempre!