A melhor massa para salgados assados









Esses dias eu fiquei pensando em fazer algum tipo de salgado para comer com meu marido à noite. Resolvi dar uma pausa nas sopas...


Como eu sei que ele adora o rocambole de frios da minha família, achei que esse seria o cardápio, mas a receita é muito grande para duas pessoas. =(


Eu já havia feito por aqui o Rocambole Colorido da Fabi, mas na verdade eu queria testar outra receita. Foi aí que resolvi fuçar no blog da Tati, o Panelaterapia. Vocês conhecem esse blog? Se não, vocês não sabem o que estão perdendo! Lá a gente acha uma receita mais gostosa do que a outra!... É uma perdição...rsrs...


Encontrei uma receita de massa para salgados e no post ela falava que era a melhor massa...


Quando vi os ingredientes, confesso que fiquei com receio, mas tratando-se de um post do Panelaterapia eu não podia duvidar!


Num instantinho fiz a massa, e quando ficou pronto pude constatar que essa é a melhor massa de salgados do mundo!!! Que delícia! Ela ficou super leve, flutuando na boca. A única coisa diferente que eu fiz (quer dizer, fui obrigada a fazer), foi deixar a massa descansar e crescer. Eu tive que fazer a massa por etapas: quando estava pronta tive que dar aulas e a massa ficou descansando...descansando... por 3 horas!!! Quando minhas aulas acabaram (às 21h30), voltei voando para cozinha para ver o que tinha acontecido e a massa tinha dobrado de tamanho!!! Ufa! A massa não ressecou porque eu cobri a tigela com um pano de prato úmido, ainda bem!


Anotem a receita e depois me contem se essa massa não é irresistível, ok?



Massa para salgados assados

Rendimento: 2 rocamboles



1 e 1/2 xíc. (chá) de água morna (não pode ser quente, pois estraga o fermento, ok?)


1/2 xíc. (chá) de óleo vegetal

2 colh. (sopa) de açúcar

1/2 colh. (sopa) de sal

1 colh. (sopa) fermento biológico (se você comprou o fermento em tabletes, desfaça-o com as mãos e meça 1 colher de sopa. Se você comprou por gramas, ele já vem em pedaços, aí é só medir uma colher, ok?

1/2 kg de farinha de trigo (eu usei um pouco mais; coloquei o 1/2 kg e depois fui acrescentando mais trigo, aos poucos, até a massa soltar das mãos e ficar lisa)




Recheio

300g  de muçarela ralada

200g de presunto picado (pode ser aquele fatiado, mas você tem que rasgar as fatias em pedaços pequenos)

01 tomate grande picado em cubinhos (eu coloquei com as sementes)

01 cebola média fatiada

Azeitonas pretas, milho verde, requeijão cremoso, salsinha e orégano a gosto

1 pitada de sal

1 fio de azeite

Mistura para pincelar sobre o rocambole: 1 gema + 01 colher de sopa de água



Preparo

1. Em uma tigela grande misturei o óleo, o açúcar, o sal.

2. Em um outro recipiente coloquei a água morna, dissolvi o fermento biológico e deixei descansando por 5 minutos.

3. Em seguida adicionei essa mistura do fermento ao restante dos ingredientes.

4. Depois disso, coloquei literalmente a mão na massa e fui colocando a farinha de trigo aos poucos  até dar o ponto (= que é quando a massa desgruda facilmente das mãos).

5. Sovei um pouco, como mandava a receita e coloquei a massa para descansar (até dobrar de volume!).

6. Enquanto isso, preparei o recheio. Misturei todos os ingredientes em uma vasilha grande e reservei. Dá uma espiadinha como ficou:






7. Depois do descanso da massa, montei o rocambole.

8. Abri a massa com um rolo, tomando cuidado para não deixar muito fina. Espalhei o recheio por cima deixando livre as bordas, como na foto abaixo:








9. Enrolei o rocambole e dobrei as pontas:









10. Virei o rocambole com a emenda para baixo e coloquei-o sobre uma forma untada e enfarinhada. Pincelei a gema e levei ao forno (pré-aquecido por 10 minutos à 180°C).

Olha só como ele cresceu:










11. E deixei no forno até dourar...










Maridex e eu fizemos o test-drive e aprovamos com louvor. Por que você não experimenta também???











Beijocas e até mais!


Cintya Maria



Comentários

  1. Cintya querida

    Se você testou, então confio...rsrs. Também havia visto por lá. Agora vou anotar e fazer, adorei seu prato.

    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintya!
    Muito obrigada pelo e-mail tão carinhoso!
    Vida longa ao seu blog!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. HUmmm parece uma delicia essa receita, vou tentar fazer essa massa!!!
    abraços
    http://makevall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fiz a receita, estou adorando o seu blog, cheio de tantas recomendacoes! Parabens

    ResponderExcluir
  5. Ai amei essa massa, preciso muito fazer. A primeira foto a massa parece pão francês, deve ficar divina mesmo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. um que delicia demaisssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei a receita! Mas quantas horas a massa precisa realmente descansar? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A massa deve descansar por +/- 1 hora ou até vc perceber que ela dobrou de volume, ok?

      Excluir
  8. Adorei sua receita. Vc nos mostra passo a passo. Antes e depois de pronto.

    ResponderExcluir
  9. Qual fermento devo usar o fresco ou o seco?

    ResponderExcluir
  10. Olá "Anônimo(a)". (da próxima vez assine seu nome no recado, por favor!)

    O fermento deve ser o biológico (= fresco), como informado na receita, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia adorei sua receita,estava proucurando algo para ganhar dinheiro vou tentar,posso fazer vários recheios com essa massa?bjus,Paty.

    ResponderExcluir
  12. Olá Paty!

    Que bom que vc gostou! Essa massa fica uma delícia mesmo! E você pode usar o recheio que preferir, viu? Boa sorte e boas vendas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Será que essa massa da pra congelar?
    Obgd bjs :leandra

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandra!
    Na verdade eu nunca tentei congelar a massa.
    Você pode fazer o rocambole e deixá-lo esfriar por completo. Embale bem em filme plástico e congele.
    Quando for utilizar, deixe descongelar e volte ao forno para aquecer.
    Boa sorte!
    Beijocas ;-)

    ResponderExcluir
  15. gostei da receita, mais aqui na minha cidade é pequena e nao tem o fermento, será que da certo sem o fermento?

    ResponderExcluir
  16. Então, "anônimo", o fermento é necessário para que a massa cresça e fique leve. Sem o fermento não ficará bom. O fermento para essa massa você encontra em qualquer padaria, é só pedir por "fermento fresco" ou "fermento para pão", ok?
    Boa sorte e se fizer, me conte! =)

    ResponderExcluir
  17. Muito boa esta receita.Esta de parabens


    BEIJO.


    NEIDE LEANDRO

    ResponderExcluir
  18. Estou fazendo esta receita agora,depois eu conto se ficou boa.

    ResponderExcluir
  19. Olá, estou com dúvidas: fermento fresco, mas pode ser tb o seco instantâneo biológico para pão?

    Cresce uma ou duas vezes? após rechear cresce novamente ou vai direto no forno frio? ou esquenta o forno primeiro e depois coloca a massa?

    Obrigada .

    ResponderExcluir
  20. Olá Jeanette!

    Respondendo às suas perguntas:

    1) Você pode usar o fermento seco instantâneo (tipo FERMIX) sim, desde que você saiba fazer a equivalência de um para o outro, pois a quantia muda quando se usa o fermento biológico seco e eu não sei fazer essa conversão. Mas, sugiro que você consulte no site do FERMIX (ou qualquer outro fermento biológico seco), lá eles devem fornecer (creio eu) esse tipo de informação.

    2) A massa cresce uma vez, enquanto vc prepara o recheio. Depois de rechear já pode levar o rocambole pro forno pré-aquecido (180°C).

    Vou alterar essas informações na minha postagem, pois assim como você outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas.

    Agradeço sua colaboração!
    Beijocas e boa sorte! Vou querer saber se o seu rocambole deu certo, ok?

    ResponderExcluir
  21. vou fazer para agradar o maridao

    ResponderExcluir
  22. gostei vou fazer..Amo fazer comida. vou fazer 30 anos de casada. Agora em novembro, Meu amor pela cozinha vai alem da minha imagiinação.cosinhar e preciso.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ SERIA UM TABLETE DO FERMENTO BIOLÓGICO? A RECEITA RENDE +- QTO?

    ResponderExcluir
  24. Ola Cintya Maria ! ! Este seu rocanbole minha amiga deve ser uma uma maravilha,vou fazer qualquer dia destes obrigado pela dica,um abraço Helena Freitas.

    ResponderExcluir
  25. A receita é boa mesmo , top na real, mas como eu já havia feito uma pizza com ela há um tempo atrás e não tive tempo de deixar crescer e e ai embatumou , tbem não tenho coragem de fazer esfirras e rocambole sem deixar crescer a massa, Não cresce muito mas agora deixo crescer duas vezes.Tbem to querendo frita-la , deve ficar joia, minha mãe fritava massa de pão qdo éramos criança. tudo de bom!

    ResponderExcluir
  26. Olá, essa receita parece ótima, estou testando, já está no forno! Depois eu volto pra falar como ficou 😁😁

    ResponderExcluir
  27. Já fiz a receita umas três vezes,todo mundo amou! Queria tentar com fermento seco,alguém saberia me informar a medida equivalente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas