Festival de Sopas e Caldos VII - Sopa de Feijão










E o frio voltou! E acho que agora é pra valer...


Eu não sou fã dessa época... Prefiro muito mais o verão, acordo mais disposta, aliás é bem mais fácil de acordar no verão! Já no inverno... é tão difícil sair da cama quentinha e encarar o friozinho que faz do lado de fora de nossas casas, não é mesmo?


Sinceramente, pra mim, o frio é bom para dormir e comer comidinhas quentinhas e cheias de calorias. Só assim para sobrevivermos! Ah! E a moda, claro, é muito mais elegante no inverno!...





Voltando para as comidinhas de inverno, essa sopa de feijão eu aprendi a gostar. Num dia bem frio,  antes ainda de eu estra casada, cheguei do trabalho à noite, morrendo de fome e minha mãe me esperava para jantar. Ela disse, "hoje tem sopa!" E eu, "obaaaa!" Quando abri a panela era sopa de feijão! Magoei... =(


Essa era uma das sopas que eu não comia... Mas, como a fome era muita, eu disse, "vai essa mesmo!" E me apaixonei! Olha quanto tempo eu perdi!... E hoje, eu faço a sopa assim:













Sopa de Feijão





06 conchas de feijão cozido


06 conchas do caldo do feijão


03 dentes de alho picadinhos


01 colh. (sopa) de azeite


1/2 xíc. (chá) de linguiça calabresa picada (eu dividi cada fatia em 04 pedaços)


1 pitada de pimenta calabresa


1 folha de louro


1 colh. (sobremesa) de salsinha picada


1 e 1/2 xíc de macarrão de sua preferência (eu usei o cabelinho de anjo)


1/2 xíc. (chá) de couve picadinha


Queijo parmesão ralado para polvilhar








Preparo





Numa panela aqueça o azeite em fogo médio e doure o alho. Acrescente o feijão cozido e o caldo, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo até engrossar o caldo. Enquanto isso, em uma frigideira, frite os pedaços de calabresa por +/- 02 minutos. Reserve.


Caldo do feijão engrossado, adicione a calabresa, a pimenta, folha de louro, a salsinha e cozinhe por mais 05 minutos. Agregue o macarrão de sua preferência e cozinhe-o até amolecer conforme as instruções do fabricante. Por último coloque a couve picadinha.


Sirva bem quente com queijo parmesão e algumas torradinhas.





Bom apetite!!!








Obs: Já fiz sem a calabresa e também fica muito saboroso.








Não é essa a sopa que você procura? Outras sugestões de Sopas & Caldos você encontra: aqui, aqui, aqui, aqui aqui e aqui.



























Comentários

  1. Amo sopa de fejão,mas faço diferente desse seu. Faço so o caldo, bem grossinho e coloco macarrao.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. Uma sopinha nesse frio é tudo de bom, aqui comemos mais caldinho de fejão ... é praticamente essa sopa batida ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas