Bolo de chocolate com recheio de morangos








Vocês já viram fazer bolo no processador? Pois eu não! Quer dizer, depois dessa receita agora posso dizer que sim! E fica muuiiito bom! Super fofinho! Uma receitinha básica de Nigella Lawson que eu peguei aqui. Eu testei essa receita na semana retrasada, pois eu estava morrendo de vontade de comer um bolo de chocolate caseiro. Como eu estava sem tempo para fazer um super bolo, procurei algo mais prático e encontrei essa receita. Nem acreditei quando li que era feito no processador. Confesso que duvidei que ficaria bom, mas eu estava errada! Ainda bem!!!


Bem, e nessa semana, resolvi fazer esse bolo novamente, pois foi o aniversário do meu marido, que adora chocolate. Escolhi esse bolo pela praticidade. Preferi não arriscar com receitas mirabolantes. E devido ao rápido preparo, sobraria mais tempo para incrementar a cobertura e o recheio! O resultado agradou, pelo menos foi o que as crianças falaram! Claro que não é um bolo de confeitaria, um bolo perfeito, e sim um bolo caseiro e simples, porém gostoso. Querem testar?




Bolo de chocolate - Nigella Lawson



200g de farinha de trigo

200g de açúcar

1 colh (chá) de fermento

1/2 colh (chá) bicarbonato de sódio

40g de chocolate em pó

175g de manteiga sem sal

2 ovos

2 colh (chá) de essência de baunilha




150 ml de sour cream* - receita à parte logo abaixo (Para os que não conhecem, o sour cream é uma mistura muito utilizada em receitas americanas e britânicas. Em alguns países você encontra essa mistura industrializada, coisa que por aqui isso ainda não é possível, mas a gente dá um jeitinho. A receita do sour cream eu tirei do Cinara's place, um blog super fofo onde você encontra várias receitas tradicionais que vieram do outro lado do hemisfério e também do mundo velho. Vale muito a pena conferir!!!)



Preparo




Primeiramente, todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, principalmente a manteiga, pois na hora de processar ficará mais fácil. Além disso, peneire todos os ingredientes secos.


Em seguida, prepare o sour cream. Utilize 01 lata de creme de leite sem o soro. Acrescente o suco de 01 limão médio. Misture bem. Deixe descansando em temperatura ambiente por 10 minutos e depois disso já está pronto para ser utilizado na receita.


Pré-aqueça o forno (180°C)

Coloque todos os ingredientes no processador seguindo a seqüência da lista acima. Bata bem até perceber que todos os ingredientes estão misturados. Unte e enfarinhe uma forma de 20 ou 23 cm e coloque a mistura. Leve ao fogo por 35 minutos, porém após 25 minutos verifique como está. Faça o teste do palito e se ele sair limpo desligue o forno e deixe descansando.





Recheio de morango


1/2 litro de leite


200 gramas de açúcar


3 gemas


1/2 xícara (chá) de trigo


1 colher (sopa) de amido de milho


1/2 lata de creme de leite sem soro


1 colher (chá) de essência de baunilha


01 caixa de morangos picadinhos





Preparo


Em um copo, coloque um pouco de leite para dissolver o trigo e o amido. Misture bem até perceber que não há mais pelotas. Feito isso, em uma panela, coloque essa mistura, o restante do leite e as gemas. Mexa bem. Quando o leite ferver, junte o açúcar e mexa sem parar. Assim que engrossar, acrescente a baunilha e deixe por mais uns minutos. Desligue o fogo, junte o creme de leite e deixe esfriar. Por último acrescente os morangos e reserve.





Cobertura de brigadeiro


02 latas de leite condensado


02 colh (sopa) de manteiga sem sal


04 colh (sopa) de chocolate em pó





Preparo


Em uma panela coloque a manteiga quando ela estiver derretida acrescente o leite condensado e o chocolate em pó. Mexa sem parar e após 8 minutos (ou quando estiver se desprendendo da panela) e desligue o fogo. Deixe esfriar.





Montagem do bolo 


Eu precisei fazer duas receitas do bolo devido ao número de pessoas que vieram aqui em casa (+/- 25 pessoas)


Coloquei o primeiro bolo e o molhei com uma mistura de leite e achocolatado. Espalhei o recheio de morango, e coloquei o outro bolo por cima. Eu também reguei o segundo bolo com a mistura do leite e achocolatado. Cobri com o brigadeiro, decorei com os confeitos e alguns morangos em cima.





Difícil de resistir, não?

Comentários

  1. Cintya

    Seu espaço é uma doçura em todos os sentidos. Adorei o bolo! Ficou lindo e com cara apetitosa.
    Um ótimo fim de domingão pra vc e pra toda family

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois parece comprado na MELHOR confeitaria! Que bolo liiiiindo!

    Amei seu recadinho no Chocorango e vim te conhecer. Parabéns pelo bloguinho. Está nota dez, muito bem feitinho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. E qual peça usou do multiprocessador????

    ResponderExcluir
  4. Olá "unknown"!
    Usei a peça indicada no manual do meu processador. Dê uma olhada no manual do seu para não ter erro, ok?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas