Quem quer pão?










Sempre gostei de pão caseiro! Talvez porque me lembre de quando eu era criança...




Às vezes, meu pai resolvia fazer pão e quando chegava na hora de modelar, ele chamava a gente: meus irmãos e eu! E era uma bagunça só! Fazíamos cada formato maluco... (é que meu pai é muuiiito sarrista!)... fofinho (eu fazia carinhas!). Era muito bom! E o cheirinho do pão na cozinha? Hummm!









Como eu passei praticamente a Páscoa inteira na casa de meus pais, eu ganhei um presente que me levou à essa receita de hoje: ovos caipiras das galinhas de papis! Essa é a vantagem de morar no interiorrrr!...rsrs...









Esse pão caseiro, que eu peguei daqui, fica muito gostoso e é bem versátil. A massa não fica nem muito doce, nem muito salgada, permitindo que você recheie com goiabada, chocolate, passas etc.




Eu fiz dois tipos para dar um empurrãzinho na sua criatividade. Vamos testar?
























Pão caseiro fofinho







Aproximadamente 01 kg de farinha de trigo




04 ovos

01 copo (de requeijão) de leite morno (você usará 08 colheres dessa quantia leite para preparar o fermento. Mascuidado: se você usar leite quente estragará o fermento!)

01 xíc (chá) de óleo de milho (ou canola)




05 colh (sopa) de açúcar

01 colh (chá) de sal

02 tabletes de fermento para pão

01 gema + 01 colh (sopa) água filtrada para pincelar sobre os pães








Usei todos os ingredientes, sem alterá-los. Porém, a execução da receita, eu fiz um pouquinho diferente e deu super certo! Confira:






Preparando o fermento:



Em uma tigela pequena, coloque 08 colheres (sopa) de leite morno e dissolva o fermento. Deixe a mistura descansando por 05 minutos. É muito importante obedecer esse pausa, pois o fermento precisa desse tempo para reagir!





Preparando o pão:



No liquidificador, coloque o restante do leite, o óleo, os ovos e a mistura com fermento. Bata por alguns minutos e reserve.



Pré-aqueça o forno (180°C)



Em uma tigela grande, coloque +/- 600 g de farinha, o açúcar e o sal. Misture delicadamente com um garfo e acrescente aos poucos a mistura do liquidificador. Mexa com  o auxílio de uma colher e vá acrescentando o restante da farinha também aos poucos, intercalando com a mistura do liquidificador. Quando a massa começar se desprender da tigela e da colher, passe-a para uma superfície lisa e enfarinha e comece a sovar. Nesse momento, a massa não deve grudar nas mãos! Se isto acontecer, é sinal de que ela ainda não está no ponto, portanto você deverá acrescentar mais farinha (sempre aos poucos), até a massa ficar lisa e homogênea.

Depois de sovada, deixe descansar por 15 minutos e em seguida modele os pães. Coloque-os em uma assadeira retangular, untada e polvilhada. Pincele a mistura da gema + água sobre os pães e leve ao forno por 20 minutos ou até estarem dourados.



Dica: quando retirar os pães do forno, bata (com os nós do dedo) na parte inferior do pão. Se o som sair oco, é sinal de que o pão está assado. Coloque os pães sobre uma grade para que eles esfriem mais uniformemente.









Para fazer os pães recheados com chocolate:






  • Separe uma parte da massa e divida em partes iguais. (eu dividi em quatro partes iguais)

  • Abra a massa com a mão e coloque o chocolate picado em pedaços pequenos

















  • Feche a massa com as mãos, enrole fazendo uma bolinha

















Depois de assados, prepare um cafezinho e chame os amigos para saboreá-los! Bom apetite!!!







*****









Comentários

  1. Hum...eu sou louca pra aprender a fazer pão, acho uma arte linda. Parabéns pelo seus pães.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei com vontade de fazer esse pão, me parece muito saboroso, parabéns pelo blog!

    http://migre.me/4pskA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas